twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

5 razões para adotar o compartilhamento de documentos de construção na Nuvem

Gustavo Paula
19/09/2016

Cloud-based-Construction-Document-Management

Assim com os tablets continuam a substituir os notebooks, os dispositivos inteligentes encolheram para caber até mesmo nos menores bolsos de camisas, as equipes de trabalho alcançaram níveis sem precedentes de mobilidade e interconectividade.  Em menos de uma década, aparelhos móveis tem sido aprimorados muito além de apenas discagem de número e fala, oferecendo funcionalidades que os tornaram rivais de muitos computadores; compartilhamento de arquivos, troca de e-mail e acesso à internet, são alguns exemplos.

Apesar dos surpreendentes avanços na tecnologia do aparelho móvel, além disso, o ambiente de construção permanece condicionado as tradicionais práticas para conquistar os objetivos do projeto.

A falta de um fluxo de trabalho parece exemplificar isto mais do que a comunicação de projetos em si, onde publicações escritas a mão, rabiscos impressos e prateleiras carregadas de encadernações exemplificam a maioria dos canteiros de obra. Justificamente, documentação física irá sempre desempenhar um papel proeminente na construção, mas, renunciar totalmente as soluções virtuais pode ser um risco e custar mais caro do que metodologias de longa data sugerem.

Cloud-based-Document-Management

Com isto em mente, eu quero oferecer 5 razões do porquê profissionais da construção deveriam adotar um compartilhamento baseado em Plataforma de Nuvem, para a comunicação do projeto.

Por que o Gerenciamento de documentos na Nuvem?

#1 -Custo

Desde que o custo é frequentemente a maior e mais difícil barreira para adoção de tecnologia (e a primeira desculpa usada por construtores para afastar o tópico completamente), muitos vendedores de produtos oferecem soluções para compartilhamento de documentos de graça. E dependendo de como muitos desses usuários precisam compartilhar entre suas equipes de projeto, alguns desses produtos talvez nunca custe um centavo.

NOTA: Tenha na cabeça, enquanto muitos aplicativos têm verões testes gratuitas, e que depois mudam drasticamente em faturas muito bem pagas. Assegure-se em selecionar um produto que tenha um custo-benefício logico para você, permitindo que seu negócio escolha um preço acessível.

#2 – Acessibilidade

Geralmente, novas tecnologias substituem seus predecessores obsoletos. Tecnologia móvel não é uma exceção. Assim como um celular, telefones flips substituíram telefones fixos, smartfones têm substituídos celulares flips. Use essa proliferação de tecnologia portátil para sua vantagem.  Uma vez que muitas pessoas têm acesso ao smartfone no local, adicionar um documento num aplicativo de compartilhamento de dados é algo fácil que traz resultados enormes. Detalhes de projetos pertinentes assim como os esboços do projeto, submetidos e seguramente registrados podem ser agora carregados nos bolsos de todos os trabalhadores, e acessados o tempo todo.

NOTA: Seja dispositivos móveis da empresa ou pessoais, se assegure de criar um dispositivo de programa móvel que estabeleça parâmetros de apropriação, use e mantenha a integridade da segurança empresarial.

#3 – Colaboração em tempo real

Requer apenas poucos segundos, supervisores do canteiro de obras podem publicar as últimas informações para todos os smartfones, tablets e computadores direto da obra. O processo é simples; carregue os documentos de projetos na pasta compartilhada e garanta o acesso a todos aqueles que precisem da informação. Fotos, plantas de projetos (e incontáveis mais tipos e tamanhos de arquivos) podem ser transferidos e atualizados instantaneamente.

Nada mais de…

  • Notificações de email com anexos;
  • Impressões de print-screen para distribuição;
  • Pensar se o pessoal do projeto tem as últimas informações;

BIM-360-Docs-Add-Markup

 

Independentemente da localização e conexão de internet, supervisores do canteiro podem estar seguros de que informações relevantes e críticas estão nas mãos dos responsáveis.

#4 – Tamanho do Armazenamento

 Muitas vezes, a maior limitação de compartilhar documentos de projeto é o tamanho dos arquivos; Anexos são muito grandes para e-mails, há muitas páginas para imprimir, ou driver online para tenho que pagar para mais espaço e não são compatíveis com plantas de projeto. Reciprocamente, com uma solução de compartilhamento de documento, capacidade se torna próximo de ilimitado. Por exemplo, algumas plataformas têm memória suficiente para hospedar e compartilhar cerca de 85 milhões de páginas de documentos, enquanto nunca ocupa espaço no seu aparelho móvel. Isto se trata de 8,000 armários de informação de projetos em cada tablete portátil.

NOTA: Drivers online com a menor, ou sem conectividade de internet pode impedir o compartilhamento entre dispositivos. Neste cenário, usuários podem baixar informações do projeto para os seus aparelhos móveis, permitindo que arquivos sejam acessados no “modo off-line”. Por favor note, “modo off-line” requer usar o espaço interno do aparelho.

#5 – Rentabilidade

Uma das maiores vantagens de usar uma solução de compartilhamento de documentos é o de reduzir o tempo, custos e riscos. Todos que estão envolvidos na equipe do projeto tem as últimas informações do driver, ninguém está construindo com plantas desatualizadas. E os riscos resultados de uma má comunicação ou da distribuição de documentos errados, é drasticamente reduzido se não forem eliminados completamente.

 

Você tem alguma razão própria para adotar um gerenciamento de documentos por nuvem? Então compartilhe com a gente nos comentários a seguir!

Conheça o programa da Autodesk para este tipo de trabalho o BIM 360 DOCS, ele possui uma versão gratuita para você começar a utilizar hoje mesmo.

http://bim360.com/bim-360-docs

docsfree

Abraço

Gustavo Paula

Estagiário da equipe técnica AEC da Autodesk Brasil, estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Antes de estagiar na Autodesk, trabalhou em obra, de um projeto residêncial, acompanhando as etapas e recursos necessários para condução dos trabalhos da equipe de obra.

0 Comments

'