Road Design Over Aerial Laser Basis | Autodesk InfraWorks 360//
Os benefícios e capacidades da Modelagem da Informação da Construção em práticas de arquitetura de grande escala são bem conhecidas. Mas BIM é realmente necessário para empresas pequenas? Muitos escritórios de arquitetura ainda operam com métodos tradicionais CAD, e trocar tecnologias pode parecer uma tarefa assustadora, especialmente para empresas que operam com pequenos orçamentos, sem pessoas especializadas, como em grandes empresas internacionais. Mas nós estamos em 2016 e a paisagem econômica mudou, assim como a expectativa quanto aos arquitetos, que são cada vez mais exigidos a todo tempo. O fator tempo está mais valioso agora do que nunca. Onde os programas BIM eram simplesmente legais de se ter, com o grande leque de benefícios, agora fazem com que BIM seja uma parte essencial do processo. E conforme são mostradas nas razões, BIM é uma ferramenta importante para pequenas empresas assim como para as grandes.
T-Junction Improvement, UK | Autodesk InfraWorks 360//
Razão 1: Capacidade de impressionar
BIM é uma solução óbvia para grandes projetos, já que permite que arquitetos, consultores e empreiteiros trabalhem usando a mesma informação, essa larga escala de desenvolvedores passou a esperar modelos 3D e múltiplas perspectivas para todos os projetos. Contudo, muitos clientes de pequenas empresas são pouco familiarizados com BIM – ou até o processo de projeto em geral. Davey McEathron, da Davey McEahron Architecture explica:
“A eficiência que é construída em um programa BIM é uma das coisas que nós aliciamos quando estamos em frente a um cliente tentando ganhar o trabalho. Quando você mostra um modelo 3D ao cliente e começa a passear por ele, isso impressiona. ”
Aproveitar a tecnologia BIM para ganhar clientes mostra confiança em seu trabalho, enquanto os deixa entusiasmados por proporcionar uma visualização precisa de como o projeto vai ficar.
Razão 2: Menor período entre feedbacks, economiza tempo
CAD é um programa de desenho, não um programa de modelagem compreensível. Isso significa que quando mudanças no desenho são necessárias, o arquiteto precisa passar por todos os desenhos para realizar as mudanças, levando um tempo considerável e aumentando a probabilidade de erro. Softares BIM reconhecem mudanças tri-dimensionalmente, e vai atualizar todos os desenhos ao mesmo tempo, permitindo que os arquitetos foquem em detalhes mais importantes.
Project Duval – Fulfillment Center in Jacksonville/FL | Autodesk InfraWorks 360
Razão 3: Evita terceirização
Para competições e projetos importantes, renderizações são uma ferramenta importante para atrair a atenção do cliente. Sem BIM, criar essas imagens se torna uma dor de cabeça e muitas empresas menores preferem terceirizar ao produzir no próprio escritório. Mesmo assim, terceirizar pode ser caro e erro de comunicação pode resultar num produto imperfeito.
Como Geoffrey Tears, da Mohle Design, explica, pode ser difícil competir quando você “tem que terceirizar para conseguir renderizar, enquanto empresas grandes estão fazendo modelos 3D e produzindo informação conforme a evolução do projeto. ”
Razão 4: BIM é o futuro
Enquanto ainda é possível operar sem BIM, a adoção generalizada e os BIM mandates têm feito do BIM um padrão global para a indústria. Novas atualizações de produtividade para programas BIM continuam aumentando as capacidades dos softwares, aumentando ainda mais a lacuna entre velhas e novas formas de praticar. Enquanto isso, arquitetos terão que acompanhar os clientes, que continuarão a demandar imagens e modelos mais descritivos, esperando competência em tecnologia moderna, e estarão menos dispostos a pagar por horas necessárias para atualizar desenhos. Empresas apenas com software CAD podem ficar em desvantagem.
Razão 5: BIM pode ajudar no marketing da sua empresa
Imagem é tudo. Atrair novos clientes significa reunir as habilidades e realizações da empresa. BIM pode ajudar a criar as imagens e os documentos necessários. “Isso nos proporcionou uma rápida ferramenta para marketing, ” disse Tears, “nós podemos arrumar todos os desenhos necessários e renderizações, ou arrumar um novo documento somente com agrupamentos de marketing, já que nós fizemos toda nossa parte gráfica no Revit.”
Razão 6: Confiança e segurança repete clientes
A coisa mais importante para a maioria dos clientes é o projeto ser cumprido dentro do prazo e com o orçamento previsto. Se um engenheiro ou arquiteto pode cumprir essas metas, o cliente ficará propenso a usar seus serviços outra vez, em empreendimentos futuros. BIM permite que arquitetos criem documentos de construção corretos e precisos, de maneira mais fácil, logo, preveem custos mais exatos.
Para Vanessa Bizzel, da Bluemouse LTD, deixar clientes felizes é mitigar os riscos. “Por que nós estamos criando em 3D, eu tenho a confiança de que o trabalho que eu ponho no Autodesk Revit LT irá funcionar após a criação, e que qualquer problema é resolvido antes de chegar no canteiro de obras. Eu sei que meus clientes nem sempre têm essa confiança; [trabalhando com outros arquitetos] eles têm que usar planos de contingência. Mas eu não pude justificar assumindo o risco para eles. ”
Razão 7: Compete com grandes empresas
Pequenas empresas as vezes se encontram competindo com companhias muito maiores para ganhar um projeto. Para obter sucesso nessas situações, elas precisam começar a competir no mesmo nível. Usar softwares BIM permite que menos pessoas façam mais em menos tempo, enquanto demonstra ao cliente que, apesar de ser menor, você é tão sofisticado quanto as grandes empresas que ele pode estar considerando. Uma vez que seus desenhos estejam no mesmo nível que seus competidores, o projeto propriamente dito, falará mais alto.
Tears explica como não ter BIM pode prejudicar pequenas empresas:
“ Para nós, um dos grandes problemas em ganhar esses trabalhos maiores – assim como apenas competir por esses trabalhos – é que era mais difícil para nossa empresa aparecer apenas com desenhos 2D, cortes e elevações, comparado com algumas daquelas empresas maiores que estavam competindo pelo mesmo trabalho e tinham renderizações e orientações. Qualquer pequena informação que eles precisavam, eles tinham. ”
Em nosso mundo acelerado, o tempo é o bem mais valioso em um escritório de arquitetura. BIM acaba com a perda de tempo em alguns trabalhos, permitindo que as empresas possam tirar máximo proveito de seus projetos, independentemente do tamanho.
Para mais informações em como BIM pode ajudar pequenas empresas, por favor visite o site da Autodesk BIM para pequenas empresas.
Artigo patrocinado pela Autodesk
Para ler o texto original, clique aqui.