twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

02_figblog

A Autodesk vem conversando com várias empresas líderes em AEC, que já mencionaram a dificuldade em calcular o valor do BIM, e por isso contratou uma pesquisa através de duas empresas independentes: King Brown Partners e Scan Consulting.

Foi um processo estruturado em etapas, entrevistando empresas Norte Americanas e também alguns Grupos Executivos de São Paulo.

O material está muito bem elaborado e irá apoiar várias decisões profissionais e de negócio neste momento oportuno que estamos passando agora no Brasil. Porque é exatamente no período de pouco movimento que devemos investir em melhorias de processo, renovação da capacitação da equipe e melhorias de infraestrutura corporativa.

01_figblog

 

É extremamente importante que Proprietários, Incorporadoras e Construtoras entendam que a metodologia permite redução de prejuízos.

BIM não pode ser associado apenas aos Arquitetos que desejam fazer maquetes eletrônicas bonitas, mas sim a todos os níveis, com o intuito de desenvolver um projeto de fácil compreensão e aprovação, mas servindo efetivamente para apoiar a construção, e mais além, na operação e manutenção de empreendimentos que irão perdurar por 50, 100 anos, ou mais.

No Cálculo do investimento, por exemplo, foram considerados vários aspectos, como:

  • Investimento Inicial
  • Custos por projeto
  • Planejamento estratégico

Se você ainda faz perguntas do tipo…

  • Como dimensionar o BIM à minha empresa ou ao Projeto em questão?
  • O que posso medir para embasar uma decisão por inovação?
  • Qual o impacto em cada nível profissional, e como adequar as funções antigas aos novos processos de trabalho, para que haja sucesso com o BIM?

Estas e outras são abordadas no E-book, e soluções são sugeridas de acordo com as melhores práticas dos Líderes em BIM, dos EUA e do Brasil.

Afinal, a adoção do BIM está diretamente associada ao fato de que todos os envolvidos no ciclo de vida do Empreendimento querem ganhar mais dinheiro. Seja por entregar um projeto totalmente compatibilizado, com menor consumo de HH, ou seja porque a construtora vai conseguir cumprir os prazos, reduzir as perdas de material, programar efetivamente cada tarefa.

Quanto mais rápido e eficiente o Ciclo de Projeto é concluído, maior o retorno do investimento também para quem vai operar uma Universidade, Centro Empresarial, Shopping, Fábrica, Hospital ou qualquer outro tipo de estabelecimento.

 

O E-book é gratuito e está disponível no site da Autodesk: clique aqui

Featured Links

Ricardo Cardial

Arquiteto e Urbanista - UFRJ/1993 | AUTODESK Certified Professional. Começou a trabalhar com AutoCAD efetuando projetos em 3D. Em 2003 participou da primeira equipe brasileira a ser treinada em Revit, na ocasião como profissional técnico de Revenda Autodesk. Ministrou diversos treinamentos de Revit para grandes empresas ao redor do Brasil. Autor do Blog “REVIT +” desde de 2007, um dos primeiros canais de democratização no aprendizado do Revit, e autor do Livro “Revit Architecture 2011 – Curso Avançado”. Atualmente exerce o cargo de Techincal Sales Specialist - AEC, na Autodesk, apoiando a divulgação do BIM pelos setores privado e público. Demonstrando na prática como o BIM pode ser implementado através do conjunto: pessoas, processos e tecnologia.

0 Comments

'