twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Inserindo seu desenho do AutoCAD no InfraWorks

Pedro Soethe
24/03/2015

Olá pessoal!!

Vocês querem ter o seu AutoCAD (ou o Civil 3D, ou qualquer produto à base de AutoCAD que vocês tenham) de desenho no InfraWorks? Vocês já tentaram anexar um DWG como uma fonte de dados, mas que não foi bem assim que vocês esperavam, não é? O InfraWorks tenta ser muito inteligente, nesse caso, e converter todas as suas entidades do AutoCAD (linhas, arcos, círculos, etc.) em entidades do InfraWorks (estradas, áreas de água, edifícios, coberturas, etc.). Mas e se vocês só quiserem ver o seu desenho, caía sobre o seu modelo do InfraWorks como este?

POST 25.03 - IMAGEM 1
Isso pode ser feito, e o produto, que é fundamental para fazê-lo pode surpreendê-lo. É o Raster Design.

Vocês mesmos podem experimentar se tiverem o Civil 3D e a última versão do InfraWorks. Eu abri um dos arquivos do tutorial Civil 3D, que tinha um sistema de coordenadas atribuída para que eu sabia como georreferenciar-lo. Eu inverti um pouco as cores, e gerou uma boa aparência. O arquivo é Parcel-1A, se vocês quiserem experimentá-lo.

POST 25.03 - IMAGEM 2
Em seguida, eu usei o guia Ferramentas raster (Raster Design) para criar uma nova imagem.
POST 25.03 - IMAGEM 3
Usei as configurações padrão, mas vocês podem mexer com as configurações aqui para obter a resolução e imagem em tamanho perfeito. Eu usei o botão Selecionar para definir as medidas da imagem para coincidir com a parte do desenho que eu quero mostrar no InfraWorks. Eu também usei a opção True Color para que as cores da imagem combinem as cores que eu vejo na tela.
POST 25.03 - IMAGEM 4
Agora que tenho uma imagem em branco, vou usar o comando Mesclar Vector para adicionar as entidades do AutoCAD em minha imagem recém-criada. É fácil assim: basta pegar os objetos que vocês desejam incluir e dizer o comando, se vocês desejam excluir as entidades originais ou mantê-los. Eu mantive a minha, não havia nenhuma razão para excluí-las.

POST 25.03 - IMAGEM 5
No desenho, pode parecer que nada aconteceu porque uma cópia colorida do que você vê na tela foi gerada em forma de varredura. Agora é hora de criar uma fonte de dados que o InfraWorks vai entender. Vou usar o comando Exportar Imagem no ribbon do Raster Tools.
POST 25.03 - IMAGEM 6
Para o meu exemplo eu usei TIFF, sem compressão, Azulejo, com um Arquivo Mundial (que é importante para o georreferenciamento). Tomei nota de que o sistema de coordenadas do meu desenho é NH83.
POST 25.03 - IMAGEM 7

Agora é hora de ir para o InfraWorks. Eu criei um modelo da área usando a visualização Model Builder. Como eu sabia onde eu estava? Eu usei o comando GEOMAP para me mostrar as estradas híbridas aérea / no Civil 3D, observei algumas estradas principais, e encontrei o mesmo local no Model Builder. Então eu adicionei meu arquivo como fonte de dados raster. Eu tive que dizer que o sistema de coordenadas era NH83, e depois ‘Voila’! Meu desenho do AutoCAD envolto em meu modelo do InfraWorks.
POST 25.03 - IMAGEM 8

Então, é isso que temos – um AutoCAD DWG mostrado no InfraWorks! O que é isso? …. A área negra? … Ah, nós temos algo para isso também. Eu vou voltar para o Data Source Configuration dialog na guia Raster. Lá eu vou encontrar Color Mask e quando eu clico no botão de reticências eu obtenho um botão de cor da tela Seleção. Usando este eu poderia dizer ao InfraWorks para fazer o preto transparente.

POST 25.03 - IMAGEM 9

Feito isso, aqui está o resultado que eu tinha em mente quando importei um desenho do Autocado no Infraworks:

POST 25.03 - IMAGEM 1

Até a próxima!

Fonte: http://ericchappell.blogspot.com.br/2014/07/draping-your-autocad-drawing-in.html?_sm_au_=iVVF6rZTjssHT6WH

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

'