twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

BIM

Todos a Bordo com BIM para Ferrovias

Pedro Soethe
02/03/2016

SMEC_STILL-Bridge-Night_DI

A população no nordeste de Sydney, Austrália, está crescente, com expectativas da área se tornar local de moradia para mais de 600.000 pessoas nas próximas décadas. Os residentes do local – que têm a maior taxa de posse de carros na Austrália – tem pouca opção de transporte público. O novo governo de South Wales está investindo AU$8,3 bilhões para proporcionar alivio na forma de 24 km de novos trilhos, chamados North West Rail Link. O projeto inclui melhorias em 7 km de linhas já existentes.

Com expectativa de se abrir em 2019, o North West Rail Link vai ser o primeiro transporte de trilhos totalmente automatizado na Austrália. Ele está preparado para mudar a forma como as pessoas que vivem nas regiões de maior crescimento pensam sobre transporte. Os residentes – que têm a maior taxa de posse de carro da Australia – vão ter a opção de transito rápido, conveniente e confortável.

A linha Northe West Rail Link vai ter oito novas estações, 4.000 espaços para estacionamento para viajantes regulares, e unir 15 km de tuneis, que serão os maiores trilhos sob tuneis da Austrália. Projetos desse tamanho e de tal complexidade requerem um gerenciamento perspicaz – e atenção proativa aos menores detalhes. Grandes times de múltiplas disciplinas, incluindo arquitetos, engenheiros civis e engenheiros estruturais, estão contribuindo com um processo acelerado. Tudo, de conduites a tubulação até dutos, que são necessários encaixes durante a construção. Até os menores problemas de coordenação podem levar a atrasos e maiores custos.

A SMEC, uma firma de serviços profissionais em maiores infraestruturas está liderando em duas porções principais do projeto de AU$8,3 bilhões: operações, trens, sistemas, superfícies e viadutos. O cliente no comando na parceria pública-privada (PPP), o novo governo de South Wales, exigiu o uso do BIM (Modelagem da Informação da Construção) no projeto. Bim é um processo inteligente baseado em modelagem que adiciona critérios em cada fase de projetos de infraestrutura.

 

“O cliente quis compreender o tempo, custo e qualidade – benefícios que você vê com um processo baseado em modelo. A SMEC já estava no caminho para o BIM. Nós vemos o BIM nos ajudando a agilizar nossos fluxos de trabalho e melhorar a eficiência. O projeto North West Rail Link nos inspirou a acelerar o passo para a adoção do BIM – e BIM está provando ser um bem inestimável em um projeto.”

Neil Evans, Diretor de Estratégia e Novos Negócios – SMEC

 

A abordagem baseada em modelo conecta o extenso time do projeto ao dar aos membros uma visão imediata durante o progresso de todas as disciplinas. Reuniões regulares de coordenação trazem as equipes, que juntas revisam e apontam os conflitos. Poder visualizar os trabalhos uns dos outros em 3D também está ajudando o time a descobrir formas para melhorar o projeto. Essas melhoras são desejáveis que remetam a economia de tempo e dinheiro. Por exemplo, o time revisando o modelo percebeu que duas valas abastecendo uma subestação poderiam ser conectadas, ajudando a reduzir custos de construção e fazendo a manutenção mais fácil durante o ciclo de vida do bem.

https://www.youtube.com/watch?v=MY8KFJLYL8M

O time descobriu que o processo BIM proporciona muito mais que apenas visualização; os objetos inteligentes junto com os modelos também estão melhorando a entrega de projetos. A inteligência de objetos proporciona mais velocidade e precisão, porque os objetos dentro do projeto se adaptam mais automaticamente aos padrões que governam seu uso. Essa inteligência está ajudando o time de projeto a designar atributos aos objetos, calcular encargos mais automaticamente e fazer mudanças de forma mais dinâmica.

Benefícios da simulação – Os vários modelos de projeto se juntam como um modelo compatibilizado no Navisworks Manage software. Esse software facilita o processo ao agregar os modelos, permitindo o sequenciamento da construção, e ajudando a detectar interferências. Internamente, o time SMEC usa o Vault data management software para conectar seus trabalhadores com as últimas versões das diferentes porções do modelo.

SMEC_Overhead-700x371

Benefícios da visualização – A cada duas semanas, os times de projeto juntam seus modelos em um seminário de coordenação. O modelo compatibilizado que resulta ajuda a destacar os conflitos e ainda ajuda o time a identificar oportunidades de melhorar o projeto.

Economia de tempo – Conflitos são muito mais óbvios usando o processo BIM. Nós estamos solucionando problemas em minutos, problemas que seriam fáceis de passarem despercebidos em um processo 2D. As melhorias no projeto que nós estamos descobrindo são significativas. Por exemplo, nós recentemente revisamos duas valas que abasteceriam uma subestação e vimos que nós poderíamos combiná-las em uma só. Isso vai gerar tanto economia de tempo como de dinheiro juntamente com vantagens na manutenção durante o ciclo de vida do objeto.

Melhorias na entrega do projeto – A beleza do BIM está na inteligência do objeto tanto quanto na visualização. A inteligência te dá mais controle sobre todos os aspectos do projeto, e os objetos retém sua inteligência durante a vida do bem. Você caba com um modelo que pode facilitar operações e manutenção. O BIM realmente é um processo ao longo de todo ciclo de vida. Não é preciso parar com o planejamento e o projeto.

 

“As pessoas geralmente igualam BIM com visualização 3D, e as vezes é mais que isso. Você gera um corpo de conhecimento no BIM que pode ser usado desde a concepção até demolição. ”

Neil Evans, Diretor de Estratégia e Novos Negócios – SMEC

 

Para ler o post original, clique aqui.

Obrigada e até a próxima!

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

'