twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

A última evolução de captura 3D do ReCap: Escaneamento de baixo custo, computação em nuvem e fotogrametria de UAV

Dê uma rápida olhada nos softwares que a Autodesk está oferecendo, e você verá uma ampla gama de produtos que estão se adaptando rapidamente às novas tecnologias e se mudando para o futuro. O seu portfólio de captura de realidade 3D, é claro, não é diferente. Aqui estão algumas das notáveis tecnologias de ponta que você encontrará refletido na última evolução do Autodesk ReCap.

Nuvem de pontos, scanners 3D de baixo custo e dispositivos móveis

Esta primavera viu o lançamento de uma nova e completa solução de captura de realidade projetada para baixo custo, portabilidade e facilidade de uso. O pacote inclui 2 produtos: o novo BLK360 da Leica Geosystem, um scanner-laser pequeno o suficiente para ser carregado com uma mão, e uma nova versão do Autodesk ReCap Pro desenvolvido para trazer a coleta e registro de varredura para dispositivos móveis.

Este novo ReCap Pro para aplicativos de celular é um perfeito complemento para o scanner portátil de baixo-custo da Leica, uma vez que permite o controle total do BLK360 com uma interface rápida e fácil de usar que atrairá os recém-chegados. No entanto, uma vez que o aplicativo vem com qualquer assinatura do ReCap Pro, a Autodesk projetou isso para que ele atenda as necessidades de usuários mais experientes em projetos de construção, infraestrutura, processo e planta de projeto e construção. Estes usuários perceberão que, além de oferecer a conveniência de um fluxo de trabalho baseado em iPad, o ReCap Pro para celular inclui poderosos recursos que permitem o trabalho de campo de captura de realidade profissional.

O ReCap Pro para dispositivos móveis oferece um registro quase em tempo real de suas varreduras, o que ajuda a avaliar o seu trabalho e identificar erros ou dados ausentes. O aplicativo também permite aos usuários marcar dados com notas, convidar colaboradores, compartilhar / sincronizar usando a nuvem e medir dentro de suas varreduras.

Para um trabalho mais aprofundado, os dados podem ser compartilhados, anotados e combinados com uma malha fotogramétrica 3D ou facilmente enviados para Civil 3D, Revit, Navisworks, AutoCAD e Infraworks usando o ReCap Pro para desktop.

Fotogrametria, computação em nuvem e drones

A Autodesk também modificou o ReCap para fazer uso dos outros dois grandes desenvolvimentos tecnológicos em 2017: Drones e computação em nuvem.

Para 2018, a empresa consolidou suas aplicações de fotogrametria em um único aplicativo, chamado ReCap Photo. Esta aplicação de desktop – incluída em cada assinatura do ReCap Pro – faz uma série de atualizações para a tecnologia de fotogrametria da Autodesk, para acompanhar a demanda explosiva de captura 3D com UAVs nas indústrias AEC e de pesquisa.

Por um lado, a Autodesk fez alterações no mecanismo de processamento usado pela ReCap Photo. Enquanto o software permite aos usuários visualizarem e editarem dados em suas próprias máquinas, ele tira proveito de um mecanismo de nuvem que processa muito mais fotos, de forma muito mais rápida do que até mesmo uma poderosa estação de trabalho local. Este serviço de processamento em nuvem foi modificado para processar até 1.000 fotos (o que quadruplica o limite anterior de 250 fotos). Em outras palavras, permite a captura de áreas e estruturas maiores com o seu UAV e poupa tempo quando você os transforma em uma malha 3D.

O ReCap Photo também otimizou o seu motor tanto para as fotografias verticais quanto para as oblíquas, bem como a capacidade de definir pontos de controle terrestre em qualquer sistema de coordenadas, o que traz um aumento na precisão das malhas e nuvens de pontos que você cria a partir de suas imagens.

Olhando para todas essas atualizações, é claro que o ReCap continuará a evoluir aproveitando as últimas tecnologias para melhorar os fluxos de trabalho de captura 3D para todos.

 

Fonte: Artigo traduzido e adaptado do original “ReCap`s latest 3D capture evolution: low cost scanning, cloud computing and UAV photogrammetry”, de Sean Higgins.

	

Featured Links

Márcia Lorena Santos

Estudante de Engenharia Civil, já estagiou em construtora multinacional, onde acompanhou rotinas de obra, apoiou diretamente a área de custo técnico e planejamento, teve contato - e pôde aprender- com engenheiros responsáveis por grandes projetos e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil.

2 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. Avatarrafael_romani@hotmail.com

    Boa tarde, falando em drones para as capturas dos dados, quais os aparelhos que são compatíveis com ReCap Photo?

    1. Márcia Lorena SantosMárcia Lorena Santos (Post author)

      Olá Rafael, Não existem restrições para as especificações dos drones. O que deve ser observado é a escolha da câmera para a captura das imagens que, para uma maior assertividade na criação da nuvem de pontos, devem ser capturadas com a angulação de 90°

'