twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Autodesk InfraWorks 360 – Estudos de Traçado

Pedro Soethe
29/08/2014

Olá pessoal!!

Voltando para a série de publicações “Mostrando as Principais Características do Autodesk InfraWorks 360”, hoje vamos falar um pouco sobre as possibilidades de fazer estudos de Traçado dentro do Autodesk InfraWorks 360.

A parte de otimização de corredores está contida dentro do módulo Autodesk Roadway Design. ATENÇÃO esta ferramente é um serviço de pré-lançamento e experimental em sua natureza, portanto, não oficialmente suportado. Não use esta ferramenta para trabalhos profissionais e se for usar é por conta e risco, alertanto tambem que esta ferramenta não faz parte do produto, portando você não esta comprando a mesma, e assim ela pode ser retirada do sofware a qualquer momento SEM AVISO PRÉVIO.

Para habilitar você necessita primeiramente ligar a opção “Otimização do corredor” no menu visualizar.

01

Aceite os termos de uso (em inglês)

02

Assim você estará habilitando a ferramenta, mas lembre-se deste aviso.

03

Veja aqui no vídeo abaixo o passo a passo para usar.

OBS: O vídeo está narrado!!

 

Abraços, e até a próxima!

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

13 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarDiego Salomé

    Bom dia.
    Eu consigo utilizar esta ferramenta a partir de um arquivo .dwg que tem as curvas de níveis? E depois de gerado o melhor traçado, eu consigo importar ele para o civil 3D?
    Obrigado e parabéns pelo vídeo, está muito bom.

  2. AvatarAutodesk Infra Brasil Blog

    Olá, Diego!
    Seria necessário gerar uma superfície tridimensional a partir das curvas de nível no AutoCAD Civil 3D. Insira as curvas de nível no AutoCAD Civil 3D, crie uma superfície TIN, e adicione nas definições as curvas de nível como Contours. Após ter criado a superfície, na aba output, gere um IMX. Agora, sim, pode importar no Autodesk Infraworks e utilizar a ferramenta conforme demonstrado acima. Depois de gerar o melhor traçado no Autodesk Infraworks 360, é possível exportar o DWG, indo em Review and modify roadway design > Civil 3D Drawings.
    Obrigada pelo contato, continue postando suas dúvidas!
    Daphne

  3. AvatarMarcos Antonio Avanço

    Ele me gera o melhor traçado possivel em uma região de serra, por exeplo quero sair de um ponto e chegar em outro com uma rampa determinada e ele me traçaria a melhor opção para isso…
    Obrigado.

  4. AvatarAutodesk Infra Brasil Blog

    Olá, Marcos Antonio!
    Sim, ele faz essa análise do melhor traçado considerando um valor de rampa máxima, por exemplo se você determinar rampa máxima de 8%, ele irá determinar o melhor traçado com melhor aproveitamento entre corte e aterro respeitando o determinado valor de rampa máxima.
    Obrigada pelo contato!
    Daphne

  5. AvatarDiego Salomé

    Olá!!
    Consegui fazer tudo conforme suas orientações e deu tudo certo. O único problema que tive foi no resultado do estudo de traçado. Eu coloquei 3 pontos (inicial, intermediário e final) que meu alinhamento deveria passar, mas ele não passou pelo ponto intermediário… ele fez uma curva antes de passar pelo ponto. Sabe o que pode ter acontecido?
    Segue imagem:
    http://www.casimages.com.br/i/140904015105600764.jpg.html
    Obrigado,
    Diego Salomé

  6. AvatarAutodesk Infra Brasil Blog

    Diego, Bom Dia
    Pelo que estou analisando aqui, o que aconteceu foi que o software não encontrou superficie suficiente para passar no ponto e respeitar valores de raio minimo e greide, já que a inflexão é muito grande entre o ponto inicial para o ponto intermediário e ai para o ponto final. Se você importar talvez uma área maior ele consiga desenvolver o raio.
    Outra coisa que deixei de mencionar, é que esta aplicação esta em modo Preliminar, então podemos encontrar algumas incompatibilidades e até alguns problemas, creio que até final do ano vamos ter uma versão final desta ferramenta.
    Abraço
    Pedro Soethe

  7. AvatarCarlos Eduardo

    Bom dia Amigos,
    Não sei se este é o local, mas tenho uma duvida a respeito do Infraworks. Gerei um modelo através do Model Builder, quando transformo as vias do modelo em projeto de Estrada do infraworks, ele perde as informações de traçado vertical e horizontal. O que fazer para que isso não ocorra? Isso acontece tambem, quando exporto um corredor do civil 3D e transformo em projeto de estradas do infraworks?

  8. AvatarAutodesk Infra Brasil Blog

    Bom dia, Carlos Eduardo!
    O Autodesk InfraWorks não perde as informações de traçado vertical e horizontal, você está traçando por cima, não é mesmo? O procedimento seria traçar as linhas de Projeto de Estrada por cima das ruas geradas automaticamente através do Model Builder. Quanto ao projeto executivo pronto, efetuado no AutoCAD Civil 3D, recomendamos que efetue a Modelagem para apresentação utilizando o módulo Civil View do Autodesk 3DS Max Design.
    Obrigada pelo contato!
    Daphne

  9. AvatarAutodesk Infra Brasil Blog

    Olá, Diego! Tudo bem?
    É possível você utilizar o arquivo .dwg com curvas de nível (desde que as mesmas estejam com as suas elevações) para você fazer uma superfície tridimensional no AutoCAD Civil 3D. Para isto, basta você criar uma superfície TIM (Create Surface from TIN…) e em suas definições (Definitions) adicionar todas as curvas de nível como contornos (Contours). Com a superfície, na aba Output, é possível gerar um IMX, o qual por sua vez pode ser importado através do Autodesk Infraworks 360. Após gerar o traçado, você consegue, sim, exportá-lo do Autodesk Infraworks 360 para abrir no AutoCAD Civil 3D. Para tal, basta clicar no último botão do menu, que parece uma balança, Roadway Design, e selecionar a opção Civil 3D Drawings, conforme a imagem:
    http://infrabrasil.autodesk.com/files/ExportandoEstudoParaCivil.png
    Muito obrigada pelo contato!
    Abraço,
    Daphne

  10. Avataraudrin

    Boa tarde,
    tenho um dúvida sobre o composer assembly, preciso fazer um tapete sobre minha barragem, esse tapete deve acompanhar a surfece com 1 metro de espessura, com eu faria isso?
    att

  11. Avatarjosivanei@gmail.com

    a versão 2017 não tem essa opção?

    1. Pedro SoethePedro Soethe (Post author)

      O post foi atualizado, veja a informação dentro dele

'