twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Autodesk InfraWorks – Melhores Práticas, Dicas e Truques – Parte 1

Pedro Soethe
03/10/2014

Olá, pessoal!!

Hoje estamos iniciando uma série de dicas, com algumas ações que podem ser tomadas para melhorar seu fluxo de trabalho com o Autodesk InfraWorks e demais ferramentas da Autodesk Infrastructure Design Suite. O objetivo destes procedimentos é melhorar sua experiência com Autodesk Infraworks, facilitando o manuseio do modelo e possibilitando maior verossimilhança. Abordaremos estas dicas em três partes, sendo essa a primeira delas.

1. Reduza o que é exibido do seu modelo tridimensional – antes de importá-lo ao InfraWorks. Uma alternativa para este passo é primeiramente abrir o modelo no Autodesk Navisworks. Ao observar o modelo, oculte o conteúdo do seu modelo que é desnecessário ao seu modelo do InfraWorks. Alguns itens que deixo como sugestão que não farão falta ao modelo no InfraWorks, mas que irão deixar seu modelo mais leve: superfície do terreno, pad, pisos externos, placas de concreto do quintal, limites do terreno, muros, definições de vagas de estacionamento. Para ocultar os elementos, basta clicar nele no espaço de trabalho ou na Selection Tree, com o botão direito, e selecionar a opção Hide.

Passo1

Após concluir esta limpeza, salve o modelo como fbx. Então, estará pronto para importar ao InfraWorks. Em Data Sources, clique para adicionar um novo aquivo e selecione 3D Model. Procure o seu fbx, e voilá.

 

2. Crie postes de iluminação desalinhados utilizando estilos – deixando seu projeto de estrada mais realista. Abra a paleta de estilos, ou a Style Palette. Dê um duplo clique no estilo que você gostaria de utilizar como base. A janela de configurações do estilo irá aparecer. No nosso exemplo pegamos o estilo Street/Single Road and Streetlighting.

Passo2janela

Nas Track Settings, as configurações da pista, já haverá o Right Group, que corresponde aos elementos do lado direito do canteiro central. Para esta ação será necessário criar elementos do lado esquerdo de maneira diferenciada. Para isto selecione o canteiro central, Central Reservation e clique para adicionar novo grupo no botão  Passo2botao. Aparecerá um Left Group. Adicione uma pista de rodagem, nomeando-a Carriageway. Para adicionar novo item selecione o botão “+”  Passo2botao+. Atribua largura à pista, no campo track width. Neste exemplo, colocamos a largura 3.65 m. No campo track top surface category, estabeleça a categoria Roadway, para que a superfície de topo da sua pista seja classificada de acordo. Perceba que o campo de visualização vai atualizando sua exibição de acordo com os elementos criados. Em seguida, adicione o meio-fio, nomeando-o Kerb, estabelecendo a largura de 0.2 m, colocando 0.2 m no campo track inner height offset, e nas categorias track top surface category e track inner surface category, selecione respectivamente Curb Top e Curb Side. O meio-fio aparecerá também na visualização automática. Agora adicione o passeio, nomeando-o Footpath, estabelecendo 2.0 m de largura e track top surface category Sidewalk. Analogamente, transforme os elementos do grupo da direita, Right Group, para ficar com as configurações do grupo da esquerda que acabamos de estabelecer, excluindo os elementos extras com o botão “x” Passo2botaox e modificando os campos dos elementos que estamos utilizando, que no Right Group como padrão estarão constando como Sidewalk – o passeio, Curb – o meio-fio e Roadway – a pista de rodagem. 

Neste momento, com todos os elementos devidamente configurados, volte ao grupo da esquerda Left Group. Selecione a pista de rodagem da esquerda. Selecione o botão Model Objects  Passo2botaomodelobjects . A janela Model Object Editor irá abrir.

Passo2janelaModelObject

No campo de seleção denominado Decoration Target ou Model Object Target , escolha a opção “Left Bucket > Footpath”. Em seguida, selecione o botão “+”  Passo2janelaModelObject+. Aparecerá uma janela, denominada Select 3D Model Style, em que você poderá acessar a biblioteca de modelos tridimensionais disponíveis no Autodesk InfraWorks. Clique na seta para expandir o campo de seleção do caminho da biblioteca, cujo padrão é “3D Model/Traffic & Barriers”, e opte por “3D Model/City Furniture”. Escolha qualquer poste de iluminação, como por exemplo o “StreetLamp”. No nosso exemplo escolhemos um poste chamado “Roadlight8m01” de uma biblioteca interna que deverá ser lançada nas próximas versões do Autodesk InfraWorks. Dê “OK”.

Passo2janelaSelect3DModelStyle

Imediatamente, o InfraWorks irá contabilizar a existência de um modelo associado ao passeio, e ao lado de Left Bucket > Footpath aparecerá o índice (1). No campo Spacing, estabeleça o espaçamento desejado entre postes. Utilizamos 30.0 m. Na rotação do eixo Z, é possível alterar a rotação do modelo do poste. No nosso caso, modificamos a angulação de 0.0° para 90.0°, pois o padrão do poste era ficar de forma longitudinal ao longo da estrada. Feche a janela Model Object Editor.
Passo2janelaModelObjectEditor
Analogamente, selecione Right Bucket e clique para no botão Model Objects. Repita o processo para o Right Bucket > Footpath. No campo Spacing, estabeleça o mesmo espaçamento entre os postes, de 30 m. Agora, no campo Spacing offset insira 15.0 m. Veja que na visualização, aparecem os postes organizados de forma desalinhada, mais semelhante ao que ocorre nos postes elétricos das rodovias. Se necessário, rotacione seus postes no campo de rotação, conforme mencionamos acima. Feche a janela Model Object Editor, e dê OK na janela Configure Style. Selecione o estilo que acabou de modificar, e arraste até o projeto de estrada.

Arrastarestilo

Veja que agora o estilo foi atualizado ao longo do alinhamento da estrada.

Postesfinal

O mesmo pode ser feito para quaisquer outros equipamentos rodoviários e urbanos.

Semana que vem teremos mais dicas para vocês.

Obrigada a todos, e até a próxima!!

 

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

0 Comments

'