O Banco Patagonia faz parte de uma série de bancos com presença histórica na Argentina. Hoje, o Banco Patagonia apresenta uma experiência de mais de 90 anos de trajetória no mercado financeiro argentino.
O Caminho para o BIM
O setor de Arquitetura e Gerenciamento do Banco Patagonia utiliza a metodologia BIM desde 2006.
Eles iniciaram esse caminho com a versão Autodesk Revit Building 8.1, sendo pioneiros no processo de implementação da metodologia BIM no setor financeiro. Naquela época, havia a necessidade de realizar estudos de luz solar que permitissem saber, por exemplo, a incidência solar nas telas dos caixas eletrônicos, em qualquer agência do país. Posteriormente, somaram-se mais desafios, como o projeto de remodelação do edifício Torre Banco Patagonia, com mais de 20.000 metro quadrados e prazo de 1 ano.
Atualmente, eles têm mais de 14 anos de experiência no uso e na difusão do BIM.
O arquiteto Leonardo Martín Aita, membro da equipe de arquitetura do Banco Patagonia S.A., foi o primeiro professor de BIM da Universidade de Buenos Aires (UBA), para a disciplina de Desenho Assistido por Computador (CAD) do curso de Arquitetura no ano de 2008.
Na Atualidade
Atualmente, eles conseguiram usar a tecnologia de realidade virtual oferecida pelo Autodesk Rendering para apresentações no conselho do Banco Patagonia S.A., que permitam ser mais tangíveis e melhorar a percepção para a compreensão dos projetos, para a tomada de decisões sobre as possíveis novas agências e os edifícios centrais do Banco.
Eles também usam essa ferramenta durante o processo de projeto, uma vez que ela fazer os ajustes necessários, sempre com o objetivo de oferecer a seus clientes os espaços mais adequados para sua melhor atenção e serviço. Eles também têm experiências enriquecedoras em projetos de realidade aumentada.
Com a tecnologia oferecida pelo Autodesk Revit Live, eles fizeram passeios interativos em tempo real e prefixaram as perspectivas dos principais espaços a serem considerados (lobby 24 horas, sala comercial, setor de caixa, escritórios de negócios, administração, back office e cofres, entre outros).
Nossa visão
Hoje, nosso objetivo é melhorar o fluxo de troca de informações com fornecedores (estúdios de arquitetura, empresas de construção e consultores) por meio da plataforma BIM 360 e poder usar modelos BIM, no estado As Built, para aplicar a fase 7D e, assim, tornar mais eficiente o gerenciamento da gestão da instalação, durante todo o ciclo de vida e uso do projeto. Além de continuar acompanhando a implementação do BIM no país.