twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

BIM 360: Uma solução para o setor construção em dispositivos móveis

Diana Siqueira
28/09/2017

Embora a essência do setor de engenharia e construção seja dar vida a projetos, a indústria tem sido uma das mais resistentes na substituição dos métodos tradicionais baseados na impressão e no papel por novas metodologias e tecnologias.

De acordo com o 2016 Construction Technology Report, da JBKnowledge, mais de 31% dos entrevistados citam a hesitação do empregado como uma das principais barreiras à adoção de novas tecnologias; um adicional de quase 40% respondeu que a falta de pessoal especializado para apoiar a transição e treinar os profissionais a lidar com tais ferramentas tecnológicas também é um obstáculo e, por essas e outras razões, praticamente 60% das empresas de construção não estavam investindo em nenhuma nova tecnologia.

Contudo, com a transformação que o setor está passando, esse cenário deve mudar drasticamente já que determinadas tecnologias estão se mostrando indispensáveis para o dia a dia da construção. A digitalização do canteiro de obras; o gerenciamento de projeto, documentos e qualidade utilizando a computação em nuvem e o desenvolvimento de projetos em BIM são bons exemplos disso.

Os smartphones e tablets, assim como a variedade de aplicativos disponíveis para download nos mesmos, tiveram impacto um tanto quanto intenso em inúmeros setores, inclusive na construção. Dado que esses dispositivos são tão intrínsecos no cotidiano das pessoas atualmente, eles se tornaram a tecnologia mais adotada na construção civil.

Ainda, segundo o 2016 Construction Technology Report, da JBKnowledge, impressionantes 97,3% dos profissionais de construção entrevistados já utilizam smartphones em suas rotinas na construção e 67,1% fazem uso de tablets. Isso expõe a variedade de aplicativos de construção e software de gerenciamento de projetos que agora estão disponíveis para tais dispositivos móveis.

Uso de dispositivos na construção – Cortesia JBKnowledge, The 5th annual construction technology report (2016)

 

Devido a sua mobilidade e conectividade móvel, juntamente com a computação em nuvem, tais dispositivos possibilitam o acesso a documentos de qualquer lugar permitindo levar o projeto e todas as informações relevantes ao canteiro de obras e a todos os interessados e promovendo o envolvimento de todos os colaboradores. Dessa forma, fica mais fácil garantir que todos os trabalhadores entendam melhor o projeto como um todo – e seus detalhes – e trabalhem com base nas informações corretas, minimizando erros e retrabalhos.

Ademais, aplicativos desenvolvidos para tais dispositivos simplificam o fluxo de trabalho e otimizam o tempo dos trabalhadores, automatizando diversos processos da construção; integram completamente as diferentes áreas da construção e possibilitam a comunicação efetiva além da coleta e divulgação de informações em tempo real; agregando valor, trazendo inúmeros benefícios ao projeto e ajudando na tomada de decisões.

No entanto, para que os profissionais da construção adotem tecnologias como aplicativos de dispositivos móveis para construção, elas precisam ser intuitivas e de fácil implantação; e é aqui que o aplicativo BIM 360 para gerenciamento de projetos entra em cena, com foco na facilidade de uso e de implementação em equipes de projeto. Além de simplificar sua adoção, a mobilidade, a facilidade de uso e a interface intuitiva incentivam a padronização e uniformidade.

Para que tais aplicativos sejam adotados e implantados eficientemente, treinamentos se fazem necessários e, como já foi citado, muitos ainda veem a falta de pessoas especializadas para realizar tais treinamentos e amenizar a transição como um impedimento para iniciar tal mudança. E se por acaso a empresa optar por diversos aplicativos que não conversam entre si e apresentam interfaces completamente diferentes – ao invés de um software integrado – o tempo de treinamento e transição pode se estender ainda mais, dificultando esse processo e podendo levar a diversos problemas; sem contar no trabalho extra para sincronizar todos eles.

A chave para evitar redundâncias e aumentar ainda mais a eficiência é aderir a uma plataforma que unifica tais aplicativos e incorpore suas funcionalidades. Por isso uma solução abrangente como a família BIM 360 se apresenta como uma ótima alternativa, já que possui ferramentas que cobrem todo o ciclo de vida do projeto, otimizando diversos processos como a coleta de informações e divulgação das mesmas aos interessados em tempo real, a colaboração entre as equipes, o compartilhamento instantâneo dos dados e do progresso de equipamentos e da construção propriamente dita; minimizando os riscos, falhas e retrabalhos, entre tantas outras vantagens. Além disso, um software integrado ainda fornece uma fonte centralizada de informações, garantindo que todas as partes estejam na mesma página (literalmente).

 

Os profissionais de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) tem adquirido tais dispositivos e aplicativos moveis pelas seguintes razões:

  • A comunicação é simplificada. Os funcionários podem facilmente se manter atualizados em relação aos seus e-mails e contatar rapidamente seus colegas; com apenas alguns cliques, todos ficarão sempre atualizados sobre o progresso dos projetos.
  • A conectividade imediata com a internet possibilita os usuários a sempre encontrar respostas às questões que surgem durante os projetos.
  • As telas de alta definição (HD), juntamente com excelentes capacidades de captura de imagem e fotografia, garantem que os gerentes de projetos possam ver marcadores em documentos e outras formas de mídia com detalhes claros.
  • Diferentes modelos de dispositivos que possuem diferentes tipos/tamanhos de memória para que os gerentes de documentos de projetos possam armazenar uma grande quantidade de informações do projeto e da construção sem correr o risco de perde-las em um gabinete de arquivos. Embora muitos aplicativos de gerenciamento de construção armazenem informações utilizando computação em nuvem, ter muita memória de reserva para executar programas, visualizar documentos e ter espaço para atualizar aplicativos quando novas versões forem lançadas é fundamental para usar tais aplicativos de forma eficaz.

Os recursos mencionados acima enfatizam por que esses dispositivos complementam as ferramentas incorporadas ao serviço da web do BIM 360 da Autodesk. Nossos clientes nos informavam sobre a lacuna existente na troca de informações e comunicação, por isso preenchemos essa lacuna com o objetivo de ajudar equipes de projetos a trabalhar de forma transparente a partir das versões corretas dos documentos de construção, ao mesmo tempo em que reduzem o risco de erros de comunicação, atrasos ou danos.

 

 

Fontes: Traduzido e adaptado do artigo em inglês BIM 360 Docs: A construction app for iPhone and iPad escrito por Adam Higgins; The 5th annual construction technology report (2016); Construction app integration for improved efficiency; Construction document management for risk mitigation

Featured Links

Diana Siqueira

Estudante de Arquitetura e Urbanismo, já estagiou em escritório de arquitetura e em construtoras, onde teve a oportunidade de acompanhar as diferentes fases da obra, desde a concepção e modelagem do projeto, até a entrega a clientes. Atualmente faz parte - como estagiária - da equipe técnica AEC da Autodesk Brasil.

0 Comments

'