twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

BIM: Autodesk lidera projeto para preservar digitalmente cidade histórica italiana

Gustavo Paula
14/11/2016

O projeto é patrocinado pela organização sem fins lucrativos Volterra-Detroit Foundation em colaboração com a cidade de Volterra e é apoiado pela Autodesk

São Paulo, novembro de 2016 – A Autodesk Inc., a Case Technologies, e a Fundação Volterra-Detroit lideraram um projeto de duas semanas para digitalizar em 3D sítios históricos e arqueológicos da antiga cidade de Volterra, na Itália. Uma equipe internacional de arquitetos, engenheiros, historiadores e estudantes usaram tecnologias inovadoras, incluindo drones, fotogrametria e técnicas de capturar a realidade com varredura a laser, em conjunto com o software Autodesk Recap 360, para gravar digitalmente edifícios, estradas e artefatos da cidade.

Por que Volterra? A cidade foi construída há mais de 3 mil anos e contém sítios históricos que datam do século IV a.C. É também uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo e abriga o mais antigo arco etrusco ainda erguido do mundo. A cidade também contém um dos melhores exemplos de um teatro romano, escavado apenas 50 anos atrás, e um anfiteatro romano descoberto em 2015.

“Graças à experiência e dedicação de um grupo diversificado de profissionais e a uma estreita parceria com a cidade de Volterra, foi possível capturar digitalmente a cidade e sua rica história”, disse Tristan Randall, executivo de projeto estratégico da Autodesk. “As digitalizações capturadas com esse projeto vão ajudar não apenas arquitetos e urbanistas em futuras restaurações, como também vão preservar e proteger o patrimônio artístico e cultural de Volterra para as gerações futuras por meio de experiências interativas e virtuais.”

O projeto consistiu em três fases: recriar artefatos históricos e arqueológicos digitalmente; criar modelos em BIM (Building Information Models) de edifícios históricos e características arquitetônicas; e criar modelos 3D interativos de antigos sítios históricos.

volterra1

Crédito de Imagem: Autodesk, Inc. e a Fundação Volterra-Detroit.

Fase 1: Criação de modelos 3D digitais de locais históricos e arqueológicos

A equipe do projeto usou drones 3DR equipados com câmeras e scanners Faro além de softwares para digitalizar as estruturas históricas no interior das muralhas da cidade, incluindo as ruínas do teatro romano. Os dados capturados foram processados em pontos de nuvem e modelados em 3D usando a fotogrametria e tecnologia de varredura a laser do Autodesk Recap 360. Esses modelos foram então combinados com o sistema de informação geográfica (SIG) visuais, tais como a superfície da terra, estradas e rios, utilizando a tecnologia Autodesk para criar uma completa projeção digital em 3D da cidade.

volterra2

Crédito de Imagem: Silviu Stoian e a Fundação Volterra-Detroit .

Fase 2: BIM

A equipe criou modelos 3D detalhados dos edifícios históricos com suas características arquitetônicas, capturando seus detalhes com ferramentas digitais de varredura a laser. A equipe então transferiu os dados na nuvem para o Autodesk Revit para construir um modelo com informações detalhadas em BIM, o que poderá ser usado em parceria com a cidade de Volterra e a Fundação Volterra-Detroit para manutenção e projetos futuros de restauração.

volterra3

Crédito de imagem: Paul F. Aubin e a Fundação Volterra-Detroit.

Fase 3: criação de modelos 3D de obras de arte e esculturas

Antigas obras de arte e esculturas abrigadas em museus de Volterra, bem como características arquitetônicas de todo a cidade, foram capturadas com câmeras digitais de alta resolução utilizando o Autodesk Recap 360 e o Autodesk ReMake. Os modelos 3D dos artefatos serão usados em exposições virtuais, para fins de pesquisa e conservação e também poderão ser impressos em 3D para fazer réplicas.

# # #

Sobre a Autodesk

A Autodesk faz software para as pessoas que criam coisas. Se você já dirigiu um carro de alto desempenho, admirou arranha-céus imponentes, usou um smartphone, ou assistiu a um bom filme com efeitos visuais, significa que você já experimentou o que milhões de clientes da Autodesk estão fazendo com o nosso software. A Autodesk lhe dá o poder de fazer qualquer coisa. Para mais informações visite autodesk.com ou siga @autodesk.

Sobre a cidade de Volterra

Volterra é uma das cidades mais interessantes da Toscana, que tem uma história rica, uma paisagem incrível e um patrimônio impressionante. Volterra é uma cidade de arte que, como poucas, pode documentar com os seus monumentos, três mil anos de história e ainda mantém traços de seu passado majestoso que gradualmente se desenrola quando você vagueia pelas ruas estreitas e explora o Museu Etrusco, a Galeria de Arte , o Museu de Arte Sacra, o Ecomuseu de alabastro e o Palácio Viti. O charme de Volterra não está apenas na sua herança histórica, mas também na paisagem circundante imaculada, uma forma tradicional da vida e da sua antiga tradição de escultura de alabastro. Esse reduto evasivo requer atenção cuidadosa e paciente, pois leva tempo para absorver sua atmosfera atemporal, segredos preciosos, ambiente único e cultura.

Sobre BIM

O Building Information Modeling (BIM) é um processo baseado no modelo 3D inteligente que equipa arquitetura, engenharia, e profissionais da construção com a visão e ferramentas para planejar de forma mais eficiente, projetar, construir e gerenciar edifícios e infraestrutura. As soluções BIM da Autodesk para edifícios e infraestrutura são baseadas em modelos inteligentes criados com o Autodesk Revit e AutoCAD Civil 3D. O BIM é um poderoso conjunto de soluções para visualização e simulação virtual de projetos, documentação e design, gerenciamento de dados e colaboração. As suítes Autodesk oferecem ferramentas inovadoras para apoiar os fluxos de trabalho de BIM em um único pacote de software.

Featured Links

Gustavo Paula

Estagiário da equipe técnica AEC da Autodesk Brasil, estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Antes de estagiar na Autodesk, trabalhou em obra, de um projeto residêncial, acompanhando as etapas e recursos necessários para condução dos trabalhos da equipe de obra.

0 Comments

'