Os chineses Railway Eryuan Engineering Group Co.LTD queriam explorar o uso do modelo BIM, baseado em processos, para projetos e construção do Jiangyou Raiway Station, na parte sudoeste da China.
A prática do canteiro – Estação Jiangyou – Inclui ferrovia, bueiro, edifícios da estação e assim por diante. A espessura média de enchimento está acima de 11 metros. O principal propósito é explorar a aplicação BIM em todo o ciclo de vida das ferrovias, especialmente em fase e equipamentos de construção envolvidos. A chave para uma ferrovia modelada em BIM, aplicação do modelo na construção, e um tempo real de troca para datas construção e modelo.
Desafios únicos
- A montagem personalizada e complicada da estrada de ferro;
- Gerar os 39 layers de superfícies de acordo com a demanda de construção;
- Desenhar a parte geotécnica em cada desenho da seção do corredor;
- A interface de dados de equipamento de construção;
Assista o vídeo inteiro aqui:
A solução
A companhia usou uma variedade de produtos Autodesk nos projetos pilotos, incluindo: including Autodesk® AutoCAD® Civil 3D®, Autodesk® Revit®, Autodesk® InfraWorks 360, Autodesk® 3ds Max®, Autodesk® Navisworks®, e Autodesk® Simulation CFD software.
O time de projeto começou importando a topografia existente da área para o Civil 3D e criando um alinhamento e perfil da ferramenta na área da estação Jiangyou.
Então, eles desenvolveram uma montagem customizada da ferrovia e estendeu por um longo alinhamento para criar um modelo de corredor 3D. A espessura média da formação do subleito é mais do que 11 metros, com 39 layers de material.
O projeto inclui o modelo de ferrovia, curvas, prédios da estação, e assim em diante, na área da estação. O Infraworks 360 foi usado para integrar o modelo de projeto em um único ambiente, e para comunicar o projeto as partes interessadas.
Finalmente, os dados do canteiro foram exportados de modelo 3D para usar num GPS- aparelhos de calibragem guiada para construção.
O resultado
O time de usuários do BIM neste projeto levou ao mais perfeito fluxo de trabalho desde o projeto até construção, e a habilidade de minimizar impactos no ambiente e em recursos hídricos através do projeto virtual, analisando, planejando, e simulando a construção.
Benefícios do modelo baseado no fluxo de trabalho
- Consistência de dados ao longo de diferentes participantes e fluxos de trabalho.
- Integração análises & simulação – Flexibilidade e conveniência.
- Visualização – melhora a comunicação dos trabalhadores, para trabalhadores não-técnicos e técnicos.
Entrega de projeto
- Tempo economizado – 10% dos principais trabalhos de modelagem;
- Dinheiro economizado – 15% para custos de construção;
Resultados Sustentáveis
- Análises ajudaram a reduzir custos de energia e HVAC;
- Reduzir custos de energia do nivelador e do rolete com dispositivo GPS;