BIM do acrônimo em inglês Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção) é uma metodologia consagrada que vem desde meados dos anos 2000 até hoje evoluindo em velocidade exponencial, dando assim, aos projetistas, as construtoras e aos operadores de obras sejam elas de edificações ou de infraestrutura uma grande ferramenta para serem mais produtivos e eficazes.
O BIM tem demonstrado ao longo dos anos uma grande ferramenta que traz grande produtividade as ações de projeto e planejamento, segundo a empresa de consultoria Ernest Young, mostrou em um relatório, mostrando que as empresas brasileiras mais produtivas no de 2014, citaram nominalmente o uso de ferramentas BIM como sendo um dos motivos do sucesso e uma grande alavanca de produtividade.
Outros são dados que estão sendo gerados por empresas e órgão de governo que utilizam o BIM em seus processos demonstrando o grande retorno no investimento que a aplicação desta metodologia gera, tendo em alguns casos, economia entre 8% a 22% no valor incialmente orçado para a obra. Tem tempo de projeto e execução reduzidos em até 33%, tem diminuídos os erros em documentos em 33%, diminuição de 38% nas reclamações após a entrega da obra ao cliente e redução de 44% nas atividades de retrabalhos.
Tendo em vistas estas evidentes vantagens órgãos e governos inteiros estão voltados em implantar e exigir o uso destas metodologia em suas obras, e o Brasil não está longe disto, visto que a Câmara recentemente instalou um comitê para discutir a implantação do BIM em todas obras públicas no Brasil.