twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Como atribuir licenças e liberar serviços para usuários da Autodesk Construction Cloud

Ricardo Bianca
20/04/2023

Arq. Ricardo Bianca de Mello, M.Sc.
Sr. Technical Sales Specialist, Autodesk do Brasil

Colaboração e Autodesk Construction Cloud

A colaboração é uma das dimensões da prática de desenvolvimento de projetos que mais tem se beneficiado com o avanço tecnológico do setor de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Novas ferramentas, como a Autodesk Construction Cloud (ACC), têm possibilitado reunir virtualmente equipes que podem estar em qualquer lugar do mundo, de maneira mais eficiente e transparente. Contudo, para que um ambiente comum de dados (CDE) funcione de maneira verdadeiramente colaborativa é preciso garantir um acesso amplo e flexível também ao seu licenciamento: não basta que o ambiente de colaboração permita o acesso de diferentes equipes, é preciso que os investimentos na sua manutenção possam também ser distribuídos de maneira a possibilitar um onboarding mais rápido dos parceiros e uma maior flexibilidade quanto ao uso dos seus recursos.

Através da possibilidade do “Bring Your Own Subscription” a Autodesk viabiliza o gerenciamento do licenciamento do ambiente comum de dados da ACC de maneira independente e descentralizada, sem impacto algum à segurança e ao permissionamento necessários a uma boa gestão de projetos. Grandes projetos exigem grandes equipes, e o licenciamento de todos os envolvidos no CDE não precisa estar necessariamente centralizado em um único dos seus agentes. Em outros termos, se você quer colaborar por meio da ACC você pode assumir o licenciamento de todos os envolvidos ou aproveitar o licenciamento já contratado de cada um dos parceiros, que passa a colaborar no seu ambiente de projetos utilizando as próprias licenças ao invés de licenças cedidas pelo contratante – o que também é uma possibilidade. Isso permite uma gestão mais controlada e uma distribuição dos investimentos, trazendo em consequência a necessária flexibilidade para que a colaboração remota possa ser adotada de maneira ágil e suave.

Essa flexibilidade, no entanto, exige certa atenção na configuração dos projetos e na atribuição e liberação de licenças e serviços, como veremos na sequência. Este artigo pretende esclarecer quais os melhores procedimentos para a configuração do ambiente de colaboração da ACC em relação à atribuição de licenças dos seus serviços e à liberação dos mesmos para o projeto em questão, endereçando algumas das dúvidas que temos recebido dos nossos clientes.

Como atribuir licenças de Autodesk Construction Cloud aos seus usuários

Uma vez adquirido um conjunto de licenças da ACC o primeiro passo é atribuí-las aos devidos usuários. Isso é feito pelo gerente do contrato Autodesk onde estão as licenças da Autodesk Construction Cloud, por meio da “Autodesk Account” (https://accounts.autodesk.com). Na aba de “gerenciamento de usuários” pode-se optar por realizar a atribuição por usuário, produto, ou grupo:

O processo é todo muito simples e intuitivo. Ao se atribuir licenças a partir do gerenciamento de usuários por produtos, como ilustrado acima, basta inserir o e-mail do usuário nomeado, conferir os serviços que lhe serão disponibilizados por meio desta licença e autorizar ou não eventuais itens que podem ser excluídos da licença atribuída.

Após realizada a atribuição da licença, é possível seguirmos para os passos seguintes de configuração do projeto e liberação dos serviços incluídos na licença para o usuário no projeto em que ele será inserido.

Como autorizar o uso de serviços da Autodesk Construction Cloud por usuário em determinado projeto

A liberação de uso dos serviços incluídos nas licenças é realizada no próprio ambiente da Autodesk Construction Cloud (https://acc.autodesk.com/). Acessa-se o projeto no qual se quer inserir o membro cuja licença já foi atribuída e, em Project Admin > Membros, adiciona-se o novo membro de projeto com as devidas atribuições de identidade e permissionamento inicial (entre membro do projeto e administrador de projeto).

Neste momento é possível já convidar o usuário para que ele utilize um ou mais serviços da Autodesk Construction Cloud, como os módulos de Model Coordination e Design Collaboration incluídos na assinatura do Autodesk BIM Collaborate, o módulo de Takeoff incluído na assinatura do Autodesk Takeoff ou os módulos de Build e Cost Management incluídos na assinatura do Autodesk Build, por exemplo. Em relação a isto deve-se destacar um ponto bastante importante: atribua somente serviços que você deseja que sejam utilizados no projeto em questão e aos quais o usuário possui acesso por meio de licença a ele cedida por você ou outro gestor de contrato. A atribuição de serviços para os quais o usuário não possui licenças liberará tais serviços em modo trial para o usuário, o que pode gerar uma certa confusão e não é indicado (nem formalmente autorizado) em ambiente de produção (para saber mais sobre este procedimento, consulte https://help.autodesk.com/view/BUILD/ENU/?guid=Start_Trial).

A liberação de produtos e serviços também pode ser feita após a confirmação do acréscimo do usuário ao projeto, clicando-se em seu nome, e realizando manualmente a sua atribuição, conforme imagem abaixo:

O que acontece quando o usuário já possui licenças atribuídas por um outro administrador?

A gestão de usuários dentro uma conta ou “hub” de projetos pode ser realizada pelo administrador no mesmo ambiente da ACC em Account Admin > Membros. Por lá, ao selecionarmos um determinado usuário que foi acrescentado a um dos projetos abertos dentro da conta em questão, é possível saber se ele possui licenças atribuídas por um outro administrador, no contexto de outro contrato. Na imagem abaixo, o usuário selecionado possui licenças dos produtos Autodesk BIM Collaborate, Autodesk Takeoff e Autodesk Build que foram atribuídas no contexto de outro contrato, daí serem sinalizadas como “Externo”.

Atribuição de serviços não é cessão de licenças, nem configuração de permissionamento

Observamos abaixo três diferentes interfaces para o controle do licenciamento e a gestão inicial dos acessos dos usuários aos serviços da Autodesk Construction Cloud. Cada uma destas interfaces possui uma diferente funcionalidade: aprender a navegar entre elas é fundamental para uma boa gestão dos seus usuários e serviços (lembre-se que a liberação de produtos ou serviços no contexto de um determinado projeto não significa a atribuição de licenças destes mesmos produtos e serviços, e que aquela tarefa deve ser preferencialmente realizada após esta segunda).

A primeira interface apresentada é aquela da Autodesk Account, por meio da qual é possível atribuir licenças aos usuários nomeados. Esta atribuição é feita preferencialmente apontando-se para o e-mail do mesmo Autodesk ID que este usuário utiliza para acessar os demais produtos Autodesk no seu nome (isso é particularmente importante quando este usuário colabora por meio de worksharing para Revit, Civil3D ou Plant3D). Este usuário nomeado também possui acesso único e exclusivo a este Autodesk ID, que não pode ser compartilhado.

A segunda interface apresentada é aquela da administração de projeto no ambiente da Autodesk Construction Cloud. Por meio dela é possível liberar o acesso a serviços incluídos na licença que foi atribuída a este usuário. Aqui é importante verificar antes se este usuário possui ou não acesso a tais licenças, de maneira que não se liberem simplesmente versões trials de serviços ao usuário, no caso deste não ter acesso às devidas licenças. Essa verificação pode ser realizada, a qualquer momento, por meio da terceira interface apresentada.

Na terceira interface apresentada, aquela da administração da conta no ambiente da Autodesk Construction Cloud, é possível verificar quais licenças foram atribuídas a cada usuário, e se por ventura estas foram atribuídas a partir de algum contrato terceiro, e não impactam, portanto, no conjunto de licenças próprios da conta (hub) em questão. No exemplo abaixo observamos, neste caso, que o usuário ao qual acima atribuímos uma licença de Autodesk BIM Collaborate tem indicado, ao selecionarmos o seu perfil, que é um usuário licenciado deste produto, mas que não possui licenças nem de Autodesk Takeoff nem de Autodesk Build. Tais licenças podem também ser atribuídas por um administrador de contrato por meio desta interface, tal como apontado pela segunda imagem abaixo. A terceira imagem abaixo retorna à interface de gestão da Autodesk Account, agora por usuário, e mostra que a atribuição do produto “Autodesk Build” pela gestão de membros em “Account Admin” realmente teve por consequência a atribuição de uma licença deste para o usuário em questão.

Para saber mais

A Autodesk disponibiliza online ampla base de conhecimento por meio de suas páginas, ajudas e fóruns, acesse https://learnacc.autodesk.com/page/courses para aprender mais sobre os recursos da Autodesk Costruction Cloud. Sugerimos que, em caso de dúvidas, entre em contato com o seu revendedor e consulte os nossos recursos online em https://www.autodesk.com.br/support.  

Featured Links

Ricardo Bianca

Arq. M.Sc. Ricardo Bianca de Mello | Sr. Technical Sales Specialist, AEC, Brazil | Especialista Técnico da Autodesk para Arquitetura, Engenharia e Construção. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, possui Mestrado em Projeto de Arquitetura pela mesma instituição. Antes de trabalhar na Autodesk desenvolveu diversos projetos nas áreas de edificações, urbanismo e design por meio de seu escritório e também em parceria com outros arquitetos no Brasil e no exterior. Trabalhou também com consultoria, perícia, instrução, em escritório de engenharia estrutural e em construtora. Profundo conhecedor e usuário de tecnologias Autodesk há cerca de 20 anos, trabalha com BIM desde 2004, quando começou a desenvolver projetos em Revit, tendo sido também responsável por coordenar ou amparar a adoção desta tecnologia em diversas empresas. Desde 2009 integra a Comissão de Estudos Especiais 134 da ABNT, que vem desenvolvendo a normalização brasileira para BIM. Desde 2010 faz parte do time da Autodesk do Brasil, atuando em todo o território brasileiro na divulgação e adoção da tecnologia Autodesk para BIM. Mais sobre ele, acesse seu perfil no Linkedin: www.linkedin.com/in/ricardo-bianca

'