twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Como Configurar a Superlargura no Civil 3D

Pedro Soethe
15/03/2013

Olá!!

Como muitos têm apresentado dúvidas a respeito desse tema, essa semana vou mostrar a vocês um exemplo básico de como é possível aplicar uma superlargura à pista quando se está configurando o Corridor no Civil 3D.

Nos trechos da pista em que se fizer necessário um alargamento devido a quaisquer motivos, como a inserção de baias de paradas de ônibus, a aplicação da superlargura em uma curva, ou até mesmo em alargamentos para pesagem de carga, é possível condicionar o modelo do corredor a seguir este aumento de largura.

Vamos tomar como exemplo a inserção de uma baia para Ponto de Ônibus. Para tal, basta representar este alargamento com uma polilinha.
Polilinha

Então, configura-se o “Corridor”, atribuindo-se “Targets”, os alvos, para que a largura do corridor seja corrigida automaticamente seguindo a polilinha que criamos. Para tal, clique no corredor e no “Ribbon” selecione “Corridor Properties”. Na aba “Parameters” aperte o botão “Set all Targets”. Na janela “Target Mapping” sob “Width or Offset Targets”, o “Width Alignment” da pista direita será a polilinha. Para selecioná-la, clique sobre <None> e em seguida selecione “Select from drawing”. No desenho, escolha a polilinha que você criou.


Target Mapping


Selecionar Polilinha

 

Clique em “Ok” nesta janela, “Ok” novamente na janela “Target Mapping” e “Apply” para aplicar estas modificações às propriedades do corredor.

Pronto. O corredor seguiu a polilinha e alargou a pista neste trecho.

Resultado

 

Você pode fazer o download do arquivo utilizado neste exemplo:

Download Superlargura

Continuem mandando suas dúvidas e sugestões.
Muito obrigado, e até a próxima!

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

'