twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Como Configurar uma Parábola Cúbica Ajustada

Pedro Soethe
24/05/2014

Olá pessoal!!

Hoje vamos responder uma dúvida sobre como projetar uma transição com parábola cúbica ajustada no AutoCAD Civil 3D. A parábola cúbica ajustada é um elemento de transição muito utilizado em projeto ferroviário e rodoviário. Sua principal vantagem é que a parábola cúbica converge mais lentamente que as espirais. Leia mais sobre parábolas cúbicas aqui.

Bom, o AutoCAD Civil 3D tem uma grande variedade de opções para a criação de espirais de transição. Veja aqui as definições de espirais do AutoCAD Civil 3D.

Estas opções podem ser alteradas através das Alignment Properties, as propriedades do alinhamento. Selecione o botão de Alignment e escolha Alignment Layout Tools. Em Alignment Properties, escolha Curve and Spiral Settings….

 

1

 

Na janela que irá aparecer Curve and Spiral Settings, sob Type, selecione a opção de espiral de transição desejada, neste caso Cubic Parabola. Nesta janela ainda, é possível definir comprimento e A value das espirais de entrada e saída.

 

2

 

Verifique que, agora, a Alignment Layout Tools mostra a nova Spiral Type que selecionamos.

3

Continuem mandando suas dúvidas!

Abraços!

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

0 Comments

'