twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Como delimitar áreas de corte e aterro 2 – Minimum Distance Between Surfaces

Pedro Soethe
14/12/2011

No post Como delimitar áreas de corte e aterro haviam duas dicas:

  • a primeira era como mostrar em planta quais áreas estão em corte e quais áreas estão em aterro;
  • a segunda era como criar uma linha que separasse as áreas em corte das áreas em aterro.

O colega Chirstopher Fugitt do blog Civil 3D Reminders deu uma dica ontem de como realizar a segunda tarefa (criar uma linha separando as áreas em corte das áreas em aterro) de maneira muito mais rápida e simples, e através de um só comando!

O comando que pode ser utilizado é o Minimum Distance Between Surfaces, que fica na Ribbon, na aba Analyze, na guia Ground Data, escondido dentro da seta para baixo.

MinimumDistance

Após selecionar este comando, você deve selecionar a primeira superfície de comparação (terreno existente, por exemplo) e depois selecionar a segunda (superfície de projeto, por exemplo).

Polylines 3D serão criadas para delimirar as áreas onde a diferença de elevação entre as duas superfícies é a menor possível (no caso 0 – zero).

MinimumDistance_Result

Eu testei com a superfície da figura acima e ficou perfeito, foram criadas linhas nas regiões onde a diferença de elevação da superfície do terreno e da superfície de projeto é 0 (zero), que são a borda da superfície de projeto e os trechos que passam de corte para aterro e vice-versa.

Eu também recebi uma dica do Ricardo com outro método de criar sólidos do AutoCAD a partir de superfícies do Civil 3D. Vou postar essa dica na semana que vem.

Quem tiver dicas e sugestões de postes pode entrar em contato, que eu publico aqui!

Até a próxima!

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

4 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarVolnei

    Daniel e Milena, sei que posso mudar a cor da Hacth de corte e aterro com um duplo clique sobre ela, porém não há como alterar a Hatch Sólida para outro tipo?
    Abs
    Volnei

  2. AvatarAlessandro

    Parabéns Daniel, muito boa sua matéria.
    Sucesso,
    Alessandro
    Alfatop

  3. AvatarEduardo Soethe

    Tem uma dica tb usando comandos do civil.
    Para gerar Labels das contas nas curvas de nivel.
    Só tirar o contorno da superfície, dar um offset para dentro e gerar os labels apartir da polilinha.

'