twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Como delimitar áreas de corte e aterro 2 – Minimum Distance Between Surfaces

Pedro Soethe
14/12/2011

No post Como delimitar áreas de corte e aterro haviam duas dicas:

  • a primeira era como mostrar em planta quais áreas estão em corte e quais áreas estão em aterro;
  • a segunda era como criar uma linha que separasse as áreas em corte das áreas em aterro.

O colega Chirstopher Fugitt do blog Civil 3D Reminders deu uma dica ontem de como realizar a segunda tarefa (criar uma linha separando as áreas em corte das áreas em aterro) de maneira muito mais rápida e simples, e através de um só comando!

O comando que pode ser utilizado é o Minimum Distance Between Surfaces, que fica na Ribbon, na aba Analyze, na guia Ground Data, escondido dentro da seta para baixo.

MinimumDistance

Após selecionar este comando, você deve selecionar a primeira superfície de comparação (terreno existente, por exemplo) e depois selecionar a segunda (superfície de projeto, por exemplo).

Polylines 3D serão criadas para delimirar as áreas onde a diferença de elevação entre as duas superfícies é a menor possível (no caso 0 – zero).

MinimumDistance_Result

Eu testei com a superfície da figura acima e ficou perfeito, foram criadas linhas nas regiões onde a diferença de elevação da superfície do terreno e da superfície de projeto é 0 (zero), que são a borda da superfície de projeto e os trechos que passam de corte para aterro e vice-versa.

Eu também recebi uma dica do Ricardo com outro método de criar sólidos do AutoCAD a partir de superfícies do Civil 3D. Vou postar essa dica na semana que vem.

Quem tiver dicas e sugestões de postes pode entrar em contato, que eu publico aqui!

Até a próxima!

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

4 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarEduardo Soethe

    Tem uma dica tb usando comandos do civil.
    Para gerar Labels das contas nas curvas de nivel.
    Só tirar o contorno da superfície, dar um offset para dentro e gerar os labels apartir da polilinha.

  2. AvatarAlessandro

    Parabéns Daniel, muito boa sua matéria.
    Sucesso,
    Alessandro
    Alfatop

  3. AvatarVolnei

    Daniel e Milena, sei que posso mudar a cor da Hacth de corte e aterro com um duplo clique sobre ela, porém não há como alterar a Hatch Sólida para outro tipo?
    Abs
    Volnei

'