twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Criando Superfícies 3D a partir de Imagens de Satélite

Pedro Soethe
08/02/2013

O post de hoje é bem importante e contem um vídeo que mostra como criar Superfícies (Surfaces) no AutoCAD Civil 3D a partir de imagens de satélite. A utilização de imagens de satélite é uma excelente opção para estudos preliminares, além de ser mais preciso que utilizar o link com o Google Earth.

Esse post só foi possível devido a colaboração do Túlio Paz da StudioCAD, revenda Autodesk no Nordeste, que também oferece serviços e treinamentos nos softwares da Autodesk. Eu gosto muito da StudioCAD, mas sou suspeito para falar, porque o meu primeiro treinamento que fiz de Civil 3D foi com o Sr. Harry Lucena 5 anos atrás, desde então nunca parei de trabalhar com o Civil 3D.

Muito obrigado Túlio e todo o pessoal da StudioCAD!

Para obter imagens de satélites de com elevação, aqui no Brasil, existem duas boas alternativas, além do que foi mostrado no vídeo.

Uma é o site da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em que você seleciona o estado e a carta correspondente a região desejada, e pode então baixar esta carta que virá no sistema de coordenadas WGS84.

Outra alternativa, que acreditamos ser atualmente a melhor opção é a do INPE – Projeto Topodata em que você visualiza o Brasil subdividido e pode escolher uma carta para baixar.

Recomendamos que tome cuidado quando for importar a imagem de satélite para configurar o Civil 3D de acordo com o sistema de coordenadas adequado, para que a imagem seja inserida no local correto em seu desenho.

Bom carnaval a todos! Até a próxima!

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

3 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarTúlio Paz

    Qual a versão do Autocad Map 3D estás utilizando?

  2. AvatarJhony

    olá, a hora que eu vou no Map Import, para importar o arquivo que salvei com as curvas, aparesse a seguinte mensagem de erro “FDO Provider ‘OSGeo.SDF.3.7’ Not Registered”, sabem como resolver?

  3. AvatarTúlio Paz

    Caros,
    Segue abaixo um Tutorial passo a passo do vídeo publicado. Espero ter ajudar.
    http://a360.co/XY2sn2
    Att.,
    Túlio Paz

'