Customização em softwares BIM de Infraestrutura hoje é fundamental, como muito de vocês já devem ter percebido no dia a dia de trabalho, os softwares não vem prontos 100%, existe uma cadeia de peculiaridades que cada pessoas, empresa, órgão, região, país, etc. possuem as normas brasileiras são diferentes das americanas e estas das europeias, além disto existem as características de cada órgão demandante de infraestrutura.
O DER-SP tem exigências diferentes do DER-PR, que tem diferente do DNIT, que tem diferente da ANTT, que tem diferente de uma concessionária, dai vamos para o nível das empresas, cada empresa tem as suas características próprias de projeto, seus processos, seu workflow, o que diferencia esta empresa da outra empresa, e por ultimo mas não menos importante temos o nível do usuário, cada usuário tem suas próprias maneiras de criar o seu projeto, e interagir com o workflows propostos.
Customização em softwares BIM de Infraestrutura é muito mais do que as características e normas de projeto. Temos meios com a customização de viabilizar novas formas de fazer projetos, de maximizar o uso das ferramentas, de trazer novos dados e fazer com que eles interajam com o dados ali existentes, criar condicionantes, tornar mais inteligente o projeto, possibilitar que coisas antes difíceis de serem realizadas ou até impossíveis se tornem simples e rápidas, torna possível a associação de informações que antes não estavam conectadas, torna possível disponibilizar esta informação para outros sistemas, fazer coisas complexas e até coisas simples.
Eu tenho uma regra para o mundo digital “Se você faz a mesma coisa da mesma forma, por mais de três vezes em sequência ou não, com certeza existe uma maneira mais fácil de fazer” a computação tem seu cerne em resolver coisas repetitivas, e isto tem avançado a níveis muito interessantes, com Inteligencia Artificial, com Internet das Coisas e com Projeto Generativo.
Hoje customizar uma aplicação não é mais uma necessidade hoje ela é um diferencial de mercado e no futuro próximo será eliminatória, o mundo da engenharia, arquitetura e construção não esta imune a isto, a customização em soluções de arquitetura é já uma obrigação, qualquer pessoas que trabalhe com Revit e não usa Dynamo ou tenha criado uma família parametrizada, esta fazendo algo de forma mais demorara e de forma improdutiva.
Isto sem falar no uso de API’s, criação de plugin’s, customização de relatórios, etc. E no mundo da Infraestrutura? Também hoje temos já o Dynamo disponível para uso dentro do Civil 3D, eu recomendo MUITO dar uma olhada neste webinar (em inglês, mas esta bem tranquilo)
Customização em softwares BIM de Infraestrutura como o Civil 3D que a muito tempo conta com API aberta, o que possibilitou e ainda possibilita a criação de um grande numero de plugins que dão agilidade e produtividade maximizando o uso desta fantástica ferramenta. Quer conhecer algumas destas aplicações? De uma olhada na nossa loja de aplicativos para o Civil 3D, tem várias opções para teste ou até gratuitas.
https://apps.autodesk.com/CIV3D/pt/Home/Index
Gostou? Ficou com vontade de aprender mais? O Neyton irá ministrar um curso sobre programação dentro do Civil 3D nesta próxima semana, ainda dá tempo https://tbn2net.com/post.php?id=37 mas além deste ele me disse que vai fazer mais alguns, e em outros lugares do Brasil, entre em contato com o Neyton para saber mais.
Abraço a todos