twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Um pedido antigo é sobre como importar com precisão um arquivo que esta no Autodesk Revi para dentro do Autodesk Infraworks.

Na verdade o processo como um todo é bem simples, mas tem algumas coisas que podem fazer com que você fique preso em alguns momentos.

Primeiro segue aqui o fluxo macro. Recomendo que teste o fluxo e se não conseguir em algum passo mande nos comentários onde você ficou preso ou a duvida 😉

 

Vamos explorar aqui cada parte do fluxo.

1 –  No fluxo apresentamos uma maneira de criar uma coordenada no Autodesk Revit, aqui geralmente o mais fácil é importar um sistema do Civil 3D usando o Autodesk Shared Reference Point aqui um artigo que explica melhor isto https://knowledge.autodesk.com/pt-br/support/revit-products/troubleshooting/caas/sfdcarticles/sfdcarticles/PTB/How-to-use-the-Shared-Reference-Point-Tool-to-coordinate-between-Civil-3D-and-Revit.html.

2 – A segunda parte do fluxo é no Revit, no Revit você pode usar o ponto vindo do Civil 3D, ou configurar se este ponto, talvez a parte mais difícil neste fluxo é obter o ângulo ao norte, ou Azimute. Este ângulo é o medido em relação ao norte verdadeiro, no Civil 3D é fácil medir este ângulo, pois geralmente a planta já esta referenciada ao norte que vem do levantamento topográfico. Não possuindo este valor, ou não usando a aplicação “Autodesk Shared Reference Point” a alternativa é contratar um topografo para aferir isto em campo.

Azimute é o ângulo entre um ponto de referência e o norte verdadeiro.

3 – Se não usar o Autodesk Shared Reference Point é necessário atribuir coordenadas de um ponto especifico ao “Ponto Base do Projeto” e ao “Ponto de levantamento topográfico”

Ponto Base do Projeto deve ser inserido os valores de Norte-Sul-Elev e o Azimute

Ponto de levantamento topográfico deve ser inserido os valores de Norte-Sul-Elev

Certifique que todos os pontos estão ligados

4 – Por ultimo no Infraworks no arquivo criado seja ele usando o “Model Builder” ou de forma manual, ele deve estar no mesmo sistema de coordenadas datum do arquivo do Civil 3D e do Revit.

Com isto a primeira coisa que precisamos fazer é importar o arquivo do Revit

E configurar o arquivo

Devemos seguir exatamente aqui, primeiro deixar o Coordinate System como “XY-IFT” e no “Position” devemos setar o mesmo Datum do modelo, lembrar de usar o mesmo ângulo em “Rotation” no campo “Z” uma dica geralmente é usado como negativo.

Outra dica importante aqui é que o arquivo importado, é o modelo que esta na vista 3D padrão do Revit.

Se tiverem alguma duvida ou dica para melhorar este workflow por favor nos avisem.

Obrigado

Pedro Soethe

 

 

 

 

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

0 Comments

'