twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Como a Automação de Projeto com o Dynamo para o Civil 3D Ajuda a Impulsionar Soluções Criativas de Infraestrutura

Juliana Conde
02/05/2019

Para atender às demandas de uma população crescente, estima-se que até 2040 o mundo precise de R$ 370 trilhões em novos gastos em infraestrutura, desde estradas até sistemas de distribuição de água limpa. Isso representa mais de 3% do PIB mundial. Atender a essa demanda será um desafio assustador. É por isso que o aprimoramento de recursos de automação existentes no software de projeto de infraestrutura é tão importante. Sem isso, não atenderemos a essas demandas.

A automação aprimorada não apenas acelerará o trabalho dos engenheiros civis encarregados de projetar, mas também os liberará para concentrar suas energias na solução de problemas cada vez mais complexos com soluções criativas.

Economize Tempo e Energia com o Dynamo para Civil 3D

O Dynamo é uma popular ferramenta de programação visual, de código aberto, usada por engenheiros e projetistas em todos os lugares para construir processos em fluxos de trabalho comuns. Na Autodesk, desenvolvemos várias tarefas e rotinas comuns para engenheiros civis por meio de scripts.

O Dynamo já é popular entre arquitetos e engenheiros que usam o software Revit da Autodesk para projetar prédios. Como projetistas e engenheiros frequentemente interagem entre disciplinas, adicionar o Dynamo ao Civil 3D melhora a eficácia tanto do Revit, como do Civil 3D.

Projetado para Profissionais de Infraestrutura

Uma das razões para a popularidade do Dynamo é que ele é feito para engenheiros e projetistas, não para programadores. Os scripts são gravados usando nós. Os nós representam os comandos e funções do AutoCAD e do Civil 3D. Na verdade, o Dynamo usa o mesmo mecanismo poderoso de modelagem encontrado no AutoCAD. Visualmente, os nós aparecem como blocos. Esses blocos contêm todos os parâmetros de projeto para um elemento específico do modelo em que você está trabalhando. Os nós são então amarrados usando um editor visual para formar o script final. Esses scripts podem agilizar fluxos de trabalho demorados ou repetitivos. Você pode salvar esses scripts em uma biblioteca e reutilizá-los conforme necessário. Assista ao vídeo abaixo para ver o Dynamo para Civil 3D em ação:

*Ative a legenda em português

Preparamos o Dynamo para Civil 3D com scripts de amostra, mostrando aos usuários como o Dynamo pode ser benéfico para seus fluxos de trabalho. Muitos outros scripts estão disponíveis no site do projeto de código aberto Dynamo.

Este lançamento inicial se concentra em fluxos de trabalho de estradas e fornece uma prévia das poderosas possibilidades que a integração do Dynamo traz para projetistas e engenheiros.

Fluxos de Trabalho Aprimorados para Projetos de Infraestrutura de Transporte

Usando o Dynamo, os engenheiros e projetistas podem exportar dados que podem ser usados diretamente pelos contratados para melhorar o processo de construção. O Dynamo pode ser usado para processar dados de vários esquemas de banco de dados, incluindo SQL e Oracle.

Ele também permite que os engenheiros projetem de acordo com os critérios exigidos e os padrões do cliente. Isso é especialmente útil na medida em que os padrões BIM se tornam amplamente mais adotados.

O Dynamo para Civil 3D também permite que os engenheiros criem e incorporem modelos sólidos diretamente em seus projetos usando objetos nativos do AutoCAD ou do Civil 3D.

Existem muitos casos de uso para engenheiros e projetistas, particularmente no projeto de rodovias e ferrovias. Algumas das funcionalidades mais populares são padrão nesta versão, incluindo:

Adicionar elementos não lineares a rodovias

Os engenheiros podem usar o Dynamo para posicionar facilmente elementos não lineares ao longo de um corredor. Por exemplo, iluminação, estruturas de sinalização suspensas e grades de proteção podem ser roteirizados de modo que esses elementos sejam posicionados geometricamente e com precisão ao longo do corredor.

Com o Dynamo, os engenheiros não apenas podem modelar os objetos diretamente no Civil 3D, como o projeto é atualizado automaticamente. No passado, isso exigia muito esforço manual no Civil 3D e não era atualizado automaticamente à medida que o projeto mudava.

Dividir modelos de corredor

Projetar para a construção tem sido uma das maiores barreiras para a adoção de fluxos de trabalho BIM em infraestrutura — muitas vezes, os modelos produzidos no projeto não se alinham aos requisitos da construção. As atividades de pré-construção envolvem a desconstrução do modelo, que é um potencial para erros e riscos. Através da automação de projeto com o Dynamo, o corte de modelos para replicar as atividades de construção fecha a lacuna entre o projeto e a construção, tornando a mudança para o BIM mais acessível.

Agora, com o Dynamo para o Civil 3D, os engenheiros podem dividir o corredor sólido em segmentos, conforme definido pelo sequenciamento de construção ou outras atividades de pré-construção, que podem ser usadas para quantificar materiais para cada seção ou fase da construção.

Alterar parâmetros: trabalhando com dados facilitados

Usando o Dynamo, os engenheiros podem facilmente exportar parâmetros de alinhamentos de corredores em um arquivo CSV. Eles podem então revisar o arquivo CSV fora do Civil 3D e importar os novos parâmetros. O Dynamo atualiza automaticamente a geometria do corredor com base nos parâmetros revisados.

O Dynamo também ajuda na rotulagem automática de locais, como um bueiro em um alinhamento. Os scripts do Dynamo podem ser configurados para monitorar o alinhamento, de forma que toda vez que o alinhamento for alterado, o script atualizará dinamicamente a localização do bueiro com base no novo alinhamento.

Libere seus recursos com o Dynamo

A introdução do Dynamo para o Civil 3D é um passo importante para o setor de AEC. Ele não apenas mostra os estágios iniciais do projeto generativo, mas também libera tempo e recursos para que os engenheiros possam se concentrar na criação de novos e melhores fluxos de trabalho.

Pronto para Começar?

Novos clientes podem iniciar uma avaliação gratuita de 30 dias do Civil 3D. Os assinantes atuais podem baixar o Civil 3D 2020 através do aplicativo Autodesk Desktop ou da sua conta da Autodesk.

O Dynamo para Civil 3D está disponível como uma instalação separada por meio do Autodesk Desktop App e da sua conta da Autodesk.

 

Traduzido e adaptado de: http://www.infrastructure-reimagined.com/design-automation-dynamo-civil3d/

Featured Links

Juliana Conde

Juliana Conde é estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui experiência na área de urbanismo, atuando na fase de pré-licitação de projetos de parceria público privada de iluminação pública, já tendo contato com softwares de geoprocessamento e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil. Mais sobre ela, acesse seu perfil do LinkedIn: www.linkedin.com/in/juliana-conde-perfil

'