twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Erro ao Importar Arquivo de Pontos no AutoCAD Civil 3D

Pedro Soethe
05/12/2014

Olá Pessoal

Hoje vamos tratar de uma dúvida, que parece simples, mas que é muito recorrente: o que está errado com meu arquivo CSV que não consigo importar para o Civil3D de jeito nenhum? Bom, isto é um sintoma muito comum. Ao selecionar o botão Import Points e adicionar um arquivo CSV, o erro que aparece é o “No point file format match found” conforme indicado na figura.

Erro

Existem algumas hipóteses referentes ao que pode estar errado.

1. Quando você gerou o arquivo CSV, ao invés de vírgula [,], o Excel pôs ponto e vírgula [;].

Bloco1

Este problema ocorre muito em computadores em que o sistema operacional está configurado para padrões brasileiros. Porém, o Civil3D só entende CSV se os valores estiverem separados por vírgulas. Para resolver este problema, encontre o arquivo CSV no PC, e abra-o no Bloco de Notas. Dê um Ctrl+H e substitua ponto e vírgula (;) por vírgula (,). Escreva apenas os caracteres mesmo.

2. Os valores estão possuem a vírgula como separador decimal. Neste caso, o Civil3D interpretará a porção inteira e a porção decimal como duas colunas, separadamente.

Bloco2

Novamente, este problema ocorre muito em computadores em que o sistema operacional está configurado para padrões brasileiros. Isto se dá pois o Excel está configurado com separador de milhar e decimal diferente do que o padrão do Civil (respectivamente, milhar=. e decimal=, ao invés do contrário) No caso, o Civil3D não entende separador de milhar. Para resolver este problema, encontre o arquivo CSV no PC, abra-o no Excel, e em Opções > Avançado, deselecione a caixa de seleção Usar separadores de sistema e então inverta os separadores de milhar e decimal. Salve o arquivo como CSV (comma delimited) e verifique se ele está atendendo à hipótese 1.

ExcelPontoParaVirgula

 

3. O seu arquivo CSV contém linhas vazias. Basta abrí-lo com o Bloco de Notas e remover as linhas.

4. Seu arquivo contém textos em campos que não seja o campo de Descrição do ponto. Remova estes textos, ou crie uma nova coluna para Descrição.

5. O formato de arquivo especificado não corresponde ao formato de arquivo que está sendo selecionado. Nesse caso, o Civil3D aceitará o arquivo, porém ao conferir o Preview você percebe que os valores de Norte estão onde Leste deveriam estar, que os nomes dos pontos viraram descrição, etc. Verifique a ordem em que os dados aparecem. Neste exemplo, trata-se de um PENZ (comma delimited) conforme a figura abaixo. No caso, se você adicionar o arquivo sem especificar o formato do arquivo de pontos, depois você pode escolher na lista, verificando o preview.

Bloco3

ATENÇÃO:  Se o arquivo CSV estiver aberto no ato da importação, este erro irá ocorrer, independentemente da integridade dos dados!!! Portanto, antes de importar, certifique-se que o mesmo encontra-se fechado.

Corrigindo seu arquivo segundo essas hipóteses, ele certamente irá funcionar.

Qualquer dúvida, envie para nós nos comentários!

Abraço

 

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

2 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarRicardo

    uma pergunta no ocorre erro sempre quanto tem letras junto ao ponto como no exemplo acima p10, eeu tenho que tirar a letra para que o civil possa entender deixo apenas numero, ou tem jeito ele acita letra e numero

  2. AvatarAutodesk Infra Brasil Blog

    Ricardo,
    Tem que tirar a letra. Eu removi a letra no próprio Excel, com o Ctrl+L, substituindo o “P” por nada, e ele efetuou as 234 mudanças automaticamente.
    Abraço

'