twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

InfraWorks e AutoCAD Civil 3D 2018: novas versões disponíveis

Pedro Soethe
17/04/2017

As últimas versões do Autodesk InfraWorks e Autodesk AutoCAD Civil 3D 2018 já estão disponíveis. Durante todo o ano, muitos de vocês, reuniram-se com os nossos gerentes de produto e equipes de desenvolvimento da Autodesk; e, muitos, muitos mais de vocês, têm compartilhado as suas ideias para melhorias de recursos do produto. O seu envolvimento no desenvolvimento de nossas soluções é inestimável, ajudando-nos trazer-lhe as ferramentas necessárias para conceber, projetar e construir estradas, pontes, viadutos e outros projetos de infraestrutura de maneiras que são mais econômicas, práticas, resistentes e atraentes. Vamos preparar vários  videos mostrando as novidades e iremos divulgar aqui, este post dá uma olhada geral nos destaques do que há de novo no InfraWorks e Civil 3D 2018.

Autodesk InfraWorks

Continuamos a investir para ampliar o valor do BIM com o InfraWorks para a plataforma de infraestrutura, com modelagem para engenheiros civis e arquitetos. No ano passado, fizemos melhorias significativas na capacidade de projetos de engenharia. Ao mesmo tempo, fazemos do InfraWorks uma ferramenta ainda melhor para o projeto preliminar de seus projetos. Para esta versão mais recente, focamos nestas áreas de aprimoramentos de recursos:

  • Experiência – aprimoramentos que permitem visões de seu projeto com maior contexto de engenharia.
  • Modelagem – Fizemos mais melhorias na modelagem de estradas e pontes.

Aqui estão apenas alguns dos novos recursos:

Gerenciar componentes da ponte. Gerencie componentes de ponte com base no Autodesk Inventor, diretamente na paleta de estilos, onde você pode facilmente adicionar conteúdo paramétrico, como plataformas, pilares e vigas. Você pode usar os comandos que você já conhece para gerenciar esses componentes.

Figura 1. Modelagem de ponte – pilares customizados

Quantidade de materiais.  Quantifique mais aspectos de materiais para uma estrada selecionada, como os componentes de estradas, materiais de pontes e componentes de drenagem. Exporte as quantidades para um arquivo CSV para posterior análise, relatórios ou estimativa de custos. Você pode até personalizar o painel de quantidades para mostrar somente as categorias que você gostaria de ver ou exportar.

Figura 2. Quantitativo de materiais

 

Árvores simplificadas.  Substitua as árvores realistas por “árvores simplificadas” para melhorar o desempenho e ter respostas mais rápidas, quando grandes extensões de árvores, como florestas, fazem parte do modelo.

Figura 3. Árvores simplificados

 

Melhorias de Usabilidade. Um novo gizmo facilita a edição da classificação na estrada. E, fazendo modificações em zonas de classificação, ficou mais rápido e mais responsivo. Também fizemos melhorias no desempenho de anotações em certos ativos, incluindo estradas selecionadas, parcelas, servidões e direitos de passagem e algumas ferramentas de medição. Os estilos de anotação melhoraram a legibilidade, são mais sensíveis à medida que você amplia e diminui o zoom e eles respondem mais eficazmente à medida que você altera sua perspectiva de exibição.

Figura 4. Ediçao melhorada.

Figure 5. Melhor desempenho de anotação.

 

 

Outros recursos e aprimoramentos incluem:

  • Anotações de estrada
  • Conversão de estradas de projeto em estradas componentes
  • Feedback quando as normas de projetos forem infringidas

 

Ah, e nós também mudamos seu nome (ligeiramente). Com esta última versão, InfraWorks 360 é agora oficialmente, e simplesmente, InfraWorks.

 

AutoCAD Civil 3D

 

Cada usuário do AutoCAD Civil 3D deve usar o InfraWorks para executar com mais eficiência o projeto de engenharia preliminar em seus projetos. Em seguida, os projetos podem ser concluídos com o AutoCAD Civil 3D, que continua a ser a solução Autodesk para o projeto detalhado e a entrega de documentação de construção de projetos de infraestrutura. O lançamento do AutoCAD Civil 3D 2018 concentra-se em três temas: eficiência de projeto, eficiência de produção e colaboração.

Aqui está um olhar para apenas alguns dos novos recursos no AutoCAD Civil 3D 2018.

Inicie o InfraWorks. A nova barra InfraWorks no AutoCAD Civil 3D 2018 agora lhe dá acesso aos comandos relacionados ao InfraWorks e permite que você inicie o InfraWorks diretamente a partir dessa barra.

Figura 7. InfraWorks ribbon no AutoCAD Civil 3D 2018.

Resolve Corredor Bowties. No AutoCAD Civil 3D 2018, quando as tangentes do corredor se cruzam num canto ou o corredor é criado com uma largura fixa, os cantos internos e externos dos corredores são agora limpos automaticamente. Você pode até mesmo limpar cantos de corredores que você antecipa de versões anteriores do AutoCAD Civil 3D, simplesmente fazendo uma edição para o corredor e reconstruí-lo. E, você pode usar o comando Clear Corredor Bowties, quando o corredor é criado em uma largura não fixa (como quando a luz do dia para uma superfície).

Figura 8. Resolva curvas complicadas.

 

Planeje Ferramentas de Produção. Novos modelos de desenho foram adicionados no AutoCAD Civil para acomodar a capacidade de criar planta/ planta e perfil / perfil no AutoCAD Civil 3D 2018 as ferramentas de produção de plantas no AutoCAD Civil 3D 2018 permitem que você crie documentos de construção mais rapidamente, permitindo que você crie planta(s) – apenas perfil(s) – somente e folhas de seção.

Figure 9. Planejar ferramentas de produção.

 

Alinhamentos Conectados. Os novos recursos de alinhamento conectados no AutoCAD Civil 3D 2018 permitem que você crie um novo alinhamento dinamicamente vinculado ao perfil que transita entre dois alinhamentos de interseção e seus perfis. Você pode usar esse recurso para criar um retorno, uma rampa de saída, uma intersecção ou você pode se conectar uma estrada existente com uma estrada proposta.

Figura 10. Alinhamentos conectados.

 

Visite os centros de produtos e descubra mais sobre os recursos mais recentes do AutoCAD Civil 3D 2018 e os mais recentes em InfraWorks.

Se você estiver em uma licença de assinatura do AutoCAD Civil 3D 2017 ou plano de manutenção, você receberá todas as suas atualizações à medida que elas estiverem disponíveis, diretamente na Autodesk Desktop App. Basta aceitar a atualização e você estará pronto com os novos recursos imediatamente.

Se você é um assinante do InfraWorks, você pode obter a versão mais recente indo para manage.autodesk.com.

Ainda não está usando esses produtos, faça o teste de 30 dias – Civil 3D trial, InfraWorks trial – ou procure uma de novas revendas Autodesk para se assinar ainda hoje.

E fique atento, ao longo das próximas semanas teremos muito mais novidades 😉

Abraço

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

3 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. Avatarhbsilva@epc.com.br

    Parabéns pelo Post. Gostaria de saber se há novidades na elaboração de famílias de projetos tipos de drenagem (tubos, caixas coletoras, PV’s, Bocas de Lobo, etc) padrão DNIT no civil 3D.

    1. Pedro SoethePedro Soethe (Post author)

      Estamos, trabalhando nisto, aguarde novidades

  2. Avatardmauves

    Sensacional essa atualização que retira as quinas das tangente em corredores. Esse processo era executado à mão.
    Estão de Parabéns!!!

'