twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

No Autodesk Mundo AEC – YouTube o conteúdo deste artigo está simplificado e apresentado no formato de vídeo. Para acessá-lo clique abaixo.


Nossa análise de microclima tem como objetivo ajudá-lo a tomar decisões mais informadas e sustentáveis ao projetar espaços externos em seu local.

Essa análise combina os resultados das análises de sol, luz do dia e vento com as condições climáticas locais para calcular a temperatura percebida em seu local. Essas percepções o ajudarão a entender como as condições climáticas locais podem reagir à situação de sombra e vento criada pelo seu projeto.

A temperatura percebida é semelhante à quando a previsão do tempo anuncia uma temperatura de 20℃, que parece ser de 15℃ devido a fatores como vento ou umidade.

Este guia abordará o seguinte:

Executar uma análise de microclima

Como avaliar situações específicas ajustando os parâmetros ao vivo.

Como essa análise funciona

Precisão dos resultados

1. Executar uma análise de microclima

Você pode acionar uma análise microclimática enquanto estiver no modo de projeto, indo para a guia de análise microclimática no menu do lado direito e clicando em Executar análise. Veja mais informações sobre como configurar as áreas de análise ao acionar uma análise aqui no artigo de visão geral da análise.

2. Avalie situações específicas ajustando os parâmetros ao vivo

Ao avaliar a temperatura, você pode avaliar condições específicas, com controle total sobre as entradas mais importantes. Para a data e a hora que você selecionou, avaliamos os dados meteorológicos históricos para mostrar como são os valores típicos. Na captura de tela abaixo, você pode ver um exemplo de uma análise de local que mostra a temperatura percebida às 11h do dia 21 de junho em Paris.

Em seguida, você pode começar a modificar a temperatura do ar (temperatura de bulbo seco) para investigar situações menos comuns (mas não menos importantes!). A temperatura de bulbo seco é a que seria medida por um termômetro não exposto à umidade, radiação ou vento. O histograma ilustra a probabilidade de uma determinada temperatura com base nos valores históricos da região, mas também é possível selecionar cenários mais extremos, até 20% mais altos do que o máximo registrado.

Além de configurar a data, a hora e a temperatura de bulbo seco, você pode selecionar a situação do vento de entrada a ser utilizada para o cálculo. Vá para a análise de vento e use a rosa dos ventos se precisar relembrar as prováveis situações de vento em seu local.

O cálculo da temperatura percebida requer uma série de outras entradas sobre as condições meteorológicas, todas elas calculadas automaticamente com base em dados estatísticos. As informações de dados meteorológicos na parte inferior do menu do lado direito mostram informações atualizadas sobre quais valores são empregados para a data e a hora selecionadas – os valores estatisticamente típicos.

3. Entenda como essa análise funciona

Escolhemos o Índice Universal de Clima Térmico (UTCI) para medir a temperatura “sentida”, pois é o padrão mais comumente usado e amplamente adotado. Em resumo, o UTCI representa o ambiente externo real e multidimensional com um único número, indicando qual seria a sensação da temperatura do ar em condições de referência: 50% de umidade, ar calmo, temperatura radiante igual à temperatura do ar e uma velocidade de caminhada lenta. Você pode encontrar mais detalhes sobre o cálculo do UTCI em www.utci.org¹.

Quando você começa a especificar uma data e um intervalo de tempo para a análise, buscamos dados meteorológicos locais de oito anos (2013-2020) para garantir precisão estatística suficiente. Os dados meteorológicos incluem informações sobre, por exemplo, radiação solar e cobertura de nuvens, todas do conjunto de dados ERA5 fornecido pelo Copernicus Climate Change Service. As rosas dos ventos são recuperadas do Global Wind Atlas.

Em seguida, calculamos as temperaturas percebidas no local combinando a radiação solar direta (de nossa análise do sol), a radiação solar indireta (analisando a fração do céu visível do solo) e as velocidades do vento local (de nossa análise do vento), juntamente com dados meteorológicos gerais, como temperatura do ar, umidade e cobertura de nuvens.

4. Precisão dos resultados

Fizemos uma extensa verificação dos resultados computados de UTCI usando ferramentas confiáveis do setor e consultores externos para garantir que os números que fornecemos estejam de acordo com os padrões relevantes do setor.

É possível incluir ainda mais detalhes ao analisar o microclima para capturar uma gama mais ampla de efeitos, como as propriedades do material do solo e a evapotranspiração.


  1. Conteúdo original em inglês

Featured Links

Lara Vergani

Technical Sales Intern Autodesk Brasil

0 Comments

'