twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Introdução à análise do potencial de iluminação natural

Mariana Real
30/10/2023

No Autodesk Mundo AEC – YouTube o conteúdo deste artigo está simplificado e apresentado no formato de vídeo. Para acessá-lo clique abaixo.

Escrito por Hilde Bakkeli | Traduzido por Mariana Real

Você precisa de uma visão geral de nossas capacidades de análise e como usá-las? Leia este artigo¹ para obter uma introdução geral às análises.

Passamos mais de 80% de nossas vidas dentro de edifícios e numerosos estudos de pesquisa demonstraram que o acesso à luz natural tem impacto em nossa saúde, felicidade e produtividade. Alguns países têm requisitos definidos para garantir luz natural adequada, enquanto a maioria possui códigos e padrões informativos que exigem luz natural “suficiente” sem níveis obrigatórios definidos (Designingbuildings, 2019). [1]

Para que você pode usar a análise do potencial de iluminação natural?

Usar a análise do potencial de iluminação natural fornecerá informações valiosas sobre o desempenho da luz natural em seus edifícios, destacando áreas da fachada com níveis inadequados de luz que você pode querer corrigir para melhorar a qualidade de suas habitações.

Os resultados da análise fornecem uma classificação (pontuação do Componente do Céu) para áreas onde são necessárias janelas maiores ou alterações no layout para compensar condições de luz diurna menos ideais, ou áreas onde será difícil ou impossível alcançar condições de luz diurna razoáveis.

A análise utiliza um modelo de céu nublado e prevê a iluminação nas superfícies dos edifícios. O modelo de céu nublado é independente do sol e das condições climáticas e representa um dia fortemente nublado em setembro. Esse modelo é comumente usado em simulações de luz natural e se destina a ser uma representação conservadora das condições de luz. Se você estiver interessado nas condições de sol em uma determinada data, a análise das horas de sol e o controle deslizante de sombra podem ajudá-lo ainda mais.

Como executar a análise do potencial de iluminação natural

Em um projeto, clique no botão acima da barra de ferramentas de design e selecione “Daylight potential” no menu.

Para executar a análise, selecione um ou mais limites ou zonas do local no menu de seleção de análise para definir a área onde a análise será calculada.

Como interpretar os resultados da análise

A análise do potencial de iluminação natural é uma medida do componente do céu que indica quanto a luz vinda do céu alcança as fachadas, mostrado como uma pontuação percentual. Para diferentes pontos do edifício, a pontuação do Componente do Céu indica quanto a luz passaria por uma janela colocada nesses pontos. Para o caso de uso usual de luz natural em fachadas verticais, o Componente do Céu é referido como Componente Vertical do Céu.

As condições de luz natural geralmente são regulamentadas por meio da análise do Fator de Iluminação Natural, usando janelas e layout dos cômodos para calcular quanto luz natural alcança os espaços interiores para um céu nublado. Conforme explicado em [2], o Componente Vertical do Céu pode ser usado como um preditor das condições de luz natural no Fator de Iluminação Natural. A tabela abaixo mostra as condições de luz natural esperadas para diferentes faixas de pontuações do Componente Vertical do Céu.

Limites padrão do Componente Vertical do Céu – para pontos em fachadasCondições de luz natural
Menor que 5%Impossível alcançar luz natural razoável
5-15%Condições de luz natural ruins
15-27%Janelas maiores ou mudanças no layout são neccesárias
Maior que 27%Janelas convencionais geralmente são sufucientes

 Os resultados da análise são divididos em faixas de cores usando os limiares desta tabela. Para as áreas mais escuras, alcançar uma iluminação natural razoável é frequentemente impossível, enquanto para as áreas mais claras, as condições de luz natural geralmente são satisfatórias. A pontuação máxima para o Componente Vertical do Céu é aproximadamente 40%. Para faces não verticais, as pontuações podem chegar a 100%.

Para obter os valores do componente do céu para pontos específicos do edifício, use a ferramenta de inspeção. Clique no ícone no canto superior direito do canvas 3D e, em seguida, selecione pontos de interesse – pontos de inspeção.

Documentação técnica

Para obter uma visão técnica de como a análise funciona, consulte este artigo

Fontes:

[1] Designingbuildings (2019) [Rights to Light]

[2] Olina & Zaimi, Daylight prediction based on VSC – DF relation, Lund University

  1. Conteúdo original em inglês no Help Autodesk Forma – How to analyze your proposals
  2. Conteúdo original em inglês no Help Autodesk Forma – The technology behind the daylight potential analysis

Featured Links

Mariana Real

Technical Sales Intern

0 Comments

'