twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Você já teve que fazer estudos para planejamento de platôs, e usar isto para apresentar para investidores?

E a maneira tradicional, as vezes é longa e complicada?

Nós temos uma opção usando um recurso de visualização chamado “ Land Areas & Grading Behaviors” (Comportamendo de áreas rurais e Nivelamento). Mas, antes disso, nós precisamos ativar essa característica nas opções de “Preview” (Visualizar). É importante notar que esses serviços são apenas de visualização e experimentais, portanto, não são oficialmente suportados.

Para ativar essa opção, você precisa clicar em “Land Areas & Grading Behaviors” (Comportamendo de áreas rurais e Nivelamento) e aceitar os termos de uso.

1

Agora, escolha um modelo onde você quer criar um novo estudo.

Eu escolhi este local para criar três áreas diferentes com três elevações diferentes

2

Agora siga os passos para criar a primeira área:

  1. Vá para o menu “Create Conceptual Design Features” (Criar recursos de projeto conceitual) e depois vá para a opção “Land Areas” (Áreas Rurais)3

Essa opção também aparece nos módulos de Rodovia e Drenagem, no mesmo local.

2. Quando você clica em Land Areas (Áreas Rurais), aparece uma caixa de diálogo “Select Draw Style” (Selecionar o estilo de desenho), selecione o material que você quer, nesse caso, eu selecionei Gravel – Small Grey.

4

3. Desenhe a área que você quer criar o estudo.

Uma Dica: clique no primeiro ponto, e depois digite o comprimento desejado, por exemplo 150m, e pressione enter. O InfraWorks vai travar essa distância.

5

4. Depois que você desenhou a área toda, nós podemos editar as elevações, clique em Editar 17 , e selecione a área, depois clique no cone grip e edite a elevação.

6

Outra dica é que você pode usar o mesmo valor em outros vértices, se você quiser, claro.

7

Outra possibilidade no modo de edição é adicionar um novo vértice e deletar outro existente. Para fazer isso, dê um clique com o botão direito do mouse e escolha a opção desejada.

8

5 . Você pode notar, neste ponto, que a inclinação e a cobertura do nivelamento não é o que você quer, agora nós trocaremos isso.

9

5.1. Abra a “Style Pallete” (Paleta de Estilos) e acesse a aba “Grading” (Nivelamento)

10

5.2. Pegue o estilo Grass Cut e arraste para sua área

11

Agora, com a cobertura você pode ver mais facilmente as inclinações e nivelamento.

5.3. Você pode trocar o estilo da cobertura e das inclinações, clique em Grass Cut, vá na aba Edição de Estilo, e clique em Editar 12

5.4. Na caixa de diálogo “Configure Grading/ Grass Cut Fill” (Configurar Grading/Grass Cut Fill) você pode mudar algumas configurações, como inclinações de corte e aterro.

5.5. Você pode mudar o Grading Material (Material de Nivelamento), se você quiser um material diferente para corte e aterro, selecione a opção “Cut and Fill Material use the same style” (O material de corte e aterro usa o mesmo estilo), e selecione um material diferente para corte e para aterro.

13

5.6. Se você quiser trocar o material da Área Rural, vá para Style Pallete (Paleta de Estilos) na aba material, e na pasta Land Cover, arraste o material desejado para a área.

14

6. Para pegar o valor dos volumes é muito simples, vá em “Analyse your Model” (Analise seu modelo), depois clique em “Terrain Staistics” (Estatíticas de Terreno), circule a área e obtenha os valores.

15

Depois de criar essa, você pode criar muitas outras áreas e estradas, e compor com as condições existentes e inserir outros elementos, como modelos do Revit e assim por diante.

16

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

1 Comment

View by:
Most Recent Oldest
'