twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Liderando o caminho ao futuro do projeto

Mariana Real
04/10/2022

Escrito por Amy Bunszel | Traduzido por Mariana Real

Sexta-feira, 29 de julho de 2022

Autor e teórico de mídia, Steven Johnson diz “Se você reparar na história, inovação não acontece apenas ao incentivar pessoas; acontece ao criar espaços onde suas ideias podem se conectar.” Quando eu imagino o futuro das indústrias que projetam e constroem o mundo ao nosso redor, me inspiro na oportunidade de colaborar e explorar ideias que moldarão um futuro brilhante.

Pela metade do século XXI, nós iremos viver, jogar e trabalhar em edificações projetadas para contribuir com o meio ambiente, ao invés de tirar dele. Nossas redes de infraestrutura serão resilientes e sustentáveis, se estenderão a lugares desconhecidos, porém interessantes, do metaverso ao universo. Compraremos produtos projetados com zero desperdício e que são montados em fábricas inteligentes. A tecnologia Autodesk contribuirá a cada passo a este futuro.

Durante as últimas décadas, estamos comemorando as inovações da Autodesk, criando uma perspectiva do que o futuro reserva. A Autodesk já possui um histórico de transformar as indústrias que atendemos. Mas o que vem pela frente me deixa ainda mais animada.

Pedi aos meus colegas de toda a organização para que compartilhassem sua visão de como o projeto em AEC evoluirá nos próximos anos. Falei com Raji Arasu, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia; Jeff Kinder, vice-presidente executivo de design e manufatura; e Diana Colella, vice-presidente sênior da Entretenimento & Soluções da Mídia. Como eu esperava, eles sonham grande, assim como suas equipes.

Nossas indústrias serão conectadas, colaborativas e eficientes

Juntos, vemos um futuro baseado em nuvem, alimentado por inteligência artificial. Vamos pular sobre o abismo digital que agora nos divide. As experiências de dados serão simplificadas, interoperáveis e intuitivas. As tecnologias de nuvem irão providenciar a colaboração remota, permitindo que as indústrias envolvam talentos de todo o mundo. 

Nós nos sentiremos mais conectados do que nunca. “As empresas de mídia e entretenimento estão adotando a tecnologia de nuvem em todo o processo de criação do conteúdo, desde a produção até o consumo”, diz Diana. “Por exemplo, no futuro, a produção de filmes usará ecossistemas de produção altamente seguros e baseados em nuvem, permitindo uma melhor colaboração e conexão entre estúdios, departamentos de arte e de efeitos visuais, e as equipes no set.” 

Isso fará com que os processos de produção sejam mais fáceis e eficientes. Os artistas se concentrarão mais em sua arte e pensarão menos no processo, estimulando novos níveis de criatividade. Com o aumento da automação e da IA, os artistas poderão criar personagens reais, paisagens realistas e criaturas fantásticas que são editáveis, simplesmente através da fala, esboço ou captura da realidade. 

A colaboração nas indústrias de projeto e manufatura irá incentivar a produtividade. Os dados de projetos prontos para fabricação, estimularão diretamente todas as máquinas e pessoas da indústria. A própria fábrica será facilmente reconfigurável, com linhas de produtos atualizadas por dia e operadas em níveis crescentes de automação.

Jeff espera que “nas próximas décadas, teremos uma ideia completamente diferente sobre a aparência dos produtos e como eles são feitos, graças ao aprendizado das máquinas e tecnologias de projeto. O surgimento da inteligência artificial automatizará tarefas repetitivas, e veremos produtos melhores e mais inteligentes chegando ao mercado mais rapidamente. Os trabalhadores se concentrarão em novas habilidades que requerem criatividade e engenhosidade humana.”  

E os profissionais de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operações (AECO) que eu penso todos os dias? Na AECO, futuras soluções conectarão todos os profissionais ao longo do ciclo de vida da edificação. Os dados dos primeiros projetos conceituais, irão fluir para a construção e para as operações de desmontagem, fornecendo insights para melhorar os processos de trabalho ao longo do tempo. Dados conectados de várias disciplinas ajudarão a desbloquear qualidade sem precedentes no processo de criação de um projeto.

Os arquitetos trabalharão remotamente em projetos ao redor do mundo, usando realidade virtual imersiva para ver, tocar e ouvir seu caminho até o melhor projeto possível. Os humanos passarão mais tempo no projeto conceitual, a IA e a automação cuidarão dos detalhes.   

Vamos descobrir o poder dos “gêmeos digitais”. Nossa infraestrutura será mais resistente e responsiva. Cidades e municípios poderão acompanhar de perto e gerenciar seus sistemas para identificar desafios antes de se tornarem crises. As soluções construídas com propósito, ajudarão os clientes a fornecer água potável e tratar águas residuais. Os sistemas aprenderão cada vez mais uns com os outros, compartilhando insights e otimizando o desempenho em tempo real. As operações de construção serão simplificadas; o impacto operacional será reduzido.

Um mundo sustentável projetado e feito para todos 

Meus colegas e eu estamos confiantes de que, em meados deste século, o impacto mais significativo da Autodesk será nas questões sociais e ambientais. Já somos conhecidos por ajudar os clientes a simular e agilizar suas decisões no início do processo para causar o maior impacto na sustentabilidade. Mas muito mais está por vir.

“Nosso mundo é projetado, construído e executado por software. A inteligência artificial e o aprendizado de máquinas estão mudando a maneira como o software funciona. No futuro – e já está acontecendo agora – nem sequer falaremos de “aprendizado de máquina”; será apenas a maneira padrão que o software funciona. Isto proporcionará uma perceção de ordem superior que paraleliza o trabalho e melhorará dramaticamente a tomada de decisões para todas as disciplinas”, diz Raji.  

E como Raji observa: “A IA e o aprendizado de máquina, mudarão a forma como o mundo ao nosso redor é projetado e construído, e mais importante, como ele funciona. Isso levará a uma maior autonomia de tudo o que interagimos, incluindo sistemas de produção e armazenamento de energia, infraestrutura da cidade e transporte. Em última análise, conduzirá melhores processos de projeto e fabricação, apoiando o meio ambiente.” 

Projetistas terão acesso a cálculos precisos de emissão de carbono, sendo mais fácil projetar resultados sustentáveis e de desempenho ambiental. Nossos clientes conhecerão os materiais necessários, bem como a intensidade de uso de energia de seus projetos durante o estágio inicial, quando são capazes de fazer mais mudanças que tenham um impacto positivo na sustentabilidade. 

A Autodesk é conhecida por transformar as indústrias que atendemos. Há 40 anos que lançamos o AutoCAD, inventando a era do projeto auxiliado por computador. Há 20 anos, defendemos a modelagem de informações das construções (BIM), definindo como nossas indústrias usam o modelo 3D inteligente. E na última década, começamos a liderar o caminho na colaboração em nuvem, reunindo equipes em disciplinas, indústrias e regiões. E daqui a 30 ou 40 anos? Como você pode ver, o céu não é mais o limite. 

Featured Links

Mariana Real

Technical Sales Intern

0 Comments

'