twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Construction_with_Drone-21229118

A indústria de construção está recentemente passando por uma rápida mudança tecnológica e a muito tempo esperada. Enquanto muitas indústrias já passaram por essa evolução, o setor da construção tem contado com tecnologias ultrapassadas que perpetuam a muito tempo, resultando em consequentes derrapagens no projeto. Esta mudança é necessária e  temos que fomentar tecnologias de construção e isto faz todo sentido, especialmente quando essa tecnologia melhora a rentabilidade, segurança e previsibilidade.

Recentemente, Marc Howe do Sourceable entrevistou Dominic Thasarathar, um Estrategista do Setor de Construçao da Autodesk. Thasarathar tem várias coisas boas para dizer sobre o setor da construção globalmente, e compartilhou algumas impressões sobre o que o futuro nos guarda para os avanços da tecnologia na indústria.

Novas Tecnologias de Construção a Serem utilizadas

Drones, realidade aumentada (RA), realidade virtual (VR), impressão 3D, big data, e BIM são alguns das novas tecnologias que são a formação para o novo panorama da construção. Estas tecnologias irão afetar primeiramente duas áreas:

  • Big data e computação em Nuvem
  • Prefabricados e fabricação aditiva

big-data-and-cloud-computing-300x212

Big Data e computação em Nuvem

Big data e computação em Nuvem criam expectativa de ter um imenso impacto no projeto e gerenciamento da construção.

 “A nuvem oferece o infinito poder computacional, dando a você o acesso para centenas de milhares de CPUs que tem vários processadores paralelos” disse Thasarathar.

Mas como você pegar tudo isto e transforma em algo útil? “Engenheirar” é uma resposta. “Engenheirar” é colocar um monte de dados crus, e transformar isto para algo realmente utilizável, e então descobrir as melhores opções para usar esses dados para melhorar a produtividade e rentabilidade.

As empresas de construção mais bem sucedida serão aquelas que poderão opinar sobre dados prévios, combinado com solução da nuvem, para criar uma vantagem competitiva.

“ Nós estamos também começando a ver exemplos de data mining, big data e análises preditivas  abertas para construção agora, que estão realmente ajudando a entregar maior produtividade, redução de resíduos, e a aceleração de prazos” diz Thasarathar.

Pré-fabricados e Aditivos de Manufatura

Outra tendência interessante dentro da construção é a intersecção entre pré-fabricados e manufatura aditiva e como isto irá transformar o processo de construção física e entrega de novos projetos de construção.

 “Nos próximos 5 anos, nós veremos um crescimento rápido, nas construções e infraestrutura por todo o mundo, usando pré-fabricados e sendo exportado ao redor do mundo para ser usados nos campos de obra” disse Thasarathar.

Pré-fabricar não é algo novo, mas só agora tem sido resgatado e acelerado por essas novas tecnologias.

Impressora 3D

O uso de pré-fabricados e impressora 3D tem sido aprimorado também, o que também levou a melhora da entrega física de diferentes tipos de infraestrutura.

Thasarathar: “Já é possível hoje em dia imprimir 80 diferentes tipos de materiais, incluindo metal, vidro e cerâmica, e isto começo apenas a pouco tempo atrás. ”

Assim como a tecnologia da impressora 3D é usada mais frequentemente, com melhorias nas aplicações, e diferentes tipos de materiais e tipos de projetos, ela poderia completamente mudar o processo de entrega física.

construction-technology-bim-360-300x170

O Futuro é Agora

Está claro que tecnologias emergentes como drones, AR, VR Impressora 3D, big data, e BIM irá facilitar ótimas melhorias para construir e desenvolver projetos, mitigando riscos e incertezas, e reduzindo desperdício e retrabalho.

Estas melhorias irão aumentar, no geral, os atrativos de construção de projetos para investidores através de “corte de riscos e melhorando a produtividade”, o qual irá também melhorar o fluxo de capital”.

Thasarathar disse muito bem quando comentou: “Investidores são mais favoráveis a embarcarem quando os projetos deles não vão além do budge, e não estouram seus cronogramas, mas sim vão conforme a rotina de negócios original – Tudo vem de reduzir os riscos da construção na ordem de conseguir fluxo de dinheiro. ”

 Você está preparo para o futuro? Dê um grande passo e coloque todos os documentos disponíveis em nuvem, e mantenha sua equipe atualizada com os últimos planos e modelos.

Featured Links

Gustavo Paula

Estagiário da equipe técnica AEC da Autodesk Brasil, estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Antes de estagiar na Autodesk, trabalhou em obra, de um projeto residêncial, acompanhando as etapas e recursos necessários para condução dos trabalhos da equipe de obra.

0 Comments

'