twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Project Silverstar – Otimização de Perfis de Projeto

Pedro Soethe
20/12/2011

Foi lançada há algumas semanas no Autodesk Labs o Project Silverstar. O nome é bacana, mas para que exatamente serve essa extensão?

Basicamente quando você está projetando um perfil (greide) de uma rodovia ou ferrovia, você está sempre procurando a alternativa que envolva um mínimo possível de movimentação de terra (corte e aterro), mas que atenda a critérios de projeto, tais como, rampa mínima e máxima, comprimento mínimo de trechos em tangente, entre outros.

A extensão Project Silverstar visa definir qual o melhor perfil (greide) de projeto para uma determinada situação, que atenda aos critérios de projeto e que gere o menor custo possível. A partir de um perfil do terreno natural, como o da figura abaixo, a extensão (que roda na nuvem – na internet), irá propor um perfil de projeto com base nos parâmetros que você definir. Esta extensão é grátis para os usuários de Civil 3D e funcionará até 1º de Agosto de 2012.

TerrenoExistente

A partir do perfil do terreno natural e após a realização de diversas iterações na nuvem, o perfil abaixo foi proposto pelo Project Silverstar no exemplo que eu fiz para testar.

PerfilProjeto

Ainda é enviado para o usuário um relatório, com estimativa de custos e resumo da movimentação de terra prevista para o projeto.

ProfileReport
Lembrando que os resultados propostos são estimados com base em uma largura de plataforma definida pelo usuário. Após a definição do perfil inicial para o projeto, o corredor deve ser modelado e os volumes definitivos devem ser calculados através das ferramentas tradicionais do Civil 3D.

Abraços a todos e até a próxima!

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

6 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarMarcos Antonio

    caro Daniel, gostaria de saber uma maneira de criar as bermas dos corredores com inclinação diferente da inclinação do Greide da estrada, tem como fazer isso de maneira que fique na propria subassembly.
    grato

  2. AvatarCivil 3D Brazil

    Hi Richard, you can download a drawing that already has styles configured and copy the styles to another drawing.
    I’ll send you a drawing with styles already configured.
    Regards, Daniel Queiroz

  3. AvatarRichard

    please i need to know how can i draw a profile containing a full grid that shown the natural ground floor in a row, the finish ground level in another row and the superelavation in a third row with the title of each row, using the CIVIL 3D 2012.
    so please can you help me with that problem and i´m very thankful for you.
    Regards,
    Richard

  4. AvatarCivil 3D Brazil

    Oi Alex, tranquilo! Que bom que funcionou!
    Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

  5. AvatarAlex Librelon

    Daniel, bom dia!
    Fantástico!!!! Funcionou.
    O problema era com a restrição no meu firewall.
    Abraço!

  6. AvatarAlex Librelon

    Daniel, excelente post e ferramenta.
    O problema é… não consigo logar e conta na Autodesk não é o problema.
    Aparece a mensagem: error occurred while sending a direct message or getting the response.
    Estou buscando uma solução.
    Abraços!

'