twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

O que é

Usar fluxos de trabalho em BIM (Building Information Modeling) inteligentes e conectados para ajudar a tornar seus projetos de infraestrutura mais resilientes, produtivos e rentáveis.

Quem

Projetistas de ponte, engenheiros e modeladores de ponte em BIM.

Como

O Revit destina-se ao projeto de construção, mas é uma ferramenta versátil e universal. Este fluxo de trabalho mostra como usar com êxito o Revit para projetar pontes.

1. No Revit, importe as informações sobre a direção da estrada. (A direção é a mesma que o eixo ou alinhamento).
O projeto da ponte ocorre geralmente dentro de uma rede de estrada existente. No entanto, o Revit não se destina ao design de estradas, portanto, você deve importar informações sobre a direção.

2. Importe informações sobre o alinhamento de estradas vizinhas e qualquer outra informação geoespacial sobre a localização de uma ponte futura. Use um desses dois métodos:
• Importe um arquivo CAD que contenha uma curva 3D que represente o alinhamento, os corredores e assim por diante.
• Use o plug-in do Dynamo para ler um arquivo do Excel ou um arquivo de texto delimitado por vírgulas. Um arquivo do Excel não armazena dados de geometria, portanto, o alinhamento é escrito como uma série de pontos definidos pelas coordenadas X, Y, Z.

3. As ferramentas padrão do Revit podem ser insuficientes para um projeto de ponte eficaz e rápido, então o plug-in do Dynamo se torna muito importante. O Dynamo suporta várias abordagens para o projeto de ponte. Este fluxo de trabalho usa o Dynabridge, que é gratuito. Você deve baixá-lo a partir do Gerenciador de pacotes Dynamo. Use o Dynabridge para:

a) Modelar a superestrutura para a ponte.

b) Modificar parâmetros de geometria da ponte.

c) Usar as ferramentas padrão do Revit para modelar elementos como pilares e piers.

d) Usar as poderosas ferramentas BIM no Revit para gerar documentação 2D, calcular as quantidade e incluir reforços.

Por que

Projeto de ponte em BIM tem uma longa lista de benefícios. Determinar as quantidades, lista de materiais e documentação 2D gerada a partir de um modelo 3D coerente são apenas alguns deles.

E agora?

Se você é novo no Dynamo e quer saber mais, veja os tutoriais e vídeos em Novo no Dynamo. Para ver o trabalho do Dynabridge em ação, assista Modelagem de Ponte com Dynabridge 0.0.6: A Nova Versão.

 

Por: Andrzej Samsonowicz
Tradução: Juliana Conde
Post original: https://knowledge.autodesk.com/search-result/caas/simplecontent/content/infrastructure-E2-80-94transportation-E2-80-93bim-bridge-design.html

Featured Links

Juliana Conde

Juliana Conde é estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui experiência na área de urbanismo, atuando na fase de pré-licitação de projetos de parceria público privada de iluminação pública, já tendo contato com softwares de geoprocessamento e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil. Mais sobre ela, acesse seu perfil do LinkedIn: www.linkedin.com/in/juliana-conde-perfil

0 Comments

'