twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Software gratuito para gerenciamento de projetos em obras – BIM 360 Docs

Gustavo Paula
12/09/2016

BIM-360-Docs-Construction-Project-Management

Como o BIM 360 Docs pode beneficiar a sua empresa como um todo

Mude ou morra”. Isto é uma obviedade em negócios que se aplica em todas as industrias, desde os mais variados nichos de serviços, até coisas específicas produzidas em massa: a fim de permanecer sucedidas, companhias devem constantemente se adaptar a mudanças. Quando chega a hora de adotar novas tecnologias de construção (modelagem 3D ou aprimorar as tecnologias por exemplo), a indústria AEC (arquitetura, engenharia e construção), como um todo, está na pista certa. E existe um espaço para aprimoramento, esta espaço está o uso da tecnologia no gerenciamento da construção e seus projetos. O BIM 360 Docs da Autodesk é um software de gerenciamento cuidadosamente trabalhado que proporciona uma solução moderna para os aspectos desatualizados do fluxo de trabalho, dos projetos e da construção.

Escute as Necessidades dos Usuários

Arquitetos, engenheiros e contratados tem tido uma grande voz nesses anos, sobre suas apreciações dos produtos Autodesk como: Field, Glue e A360. Mas, eles têm, também, expressado o desejo de uma ferramenta inovadora que poderia agir como uma base, para cada um dos outros produtos poderem ser utilizados. A Autodesk usou esse feedback no BIM 360 Docs.

Assim como um software de gerenciamento de projetos online, ele permite visualização rápida para a equipe e previne a necessidade de transferência de dados de um sistema para outro. Os fundamentos do processo de construção — plantas 2D e modelos 3D — são finalmente incorporados juntos no mesmo sistema, permitindo profissionais AEC (arquitetura, engenharia e construção) uma pré-visualização inacreditável para navegar entre os dois planos facilmente. Outro elemento como os problemas de remarcação e controle de versões são “à parte” do software; eliminando a necessidade de ferramentas diferentes para completar tarefas essenciais. Notificações, atributos customizados, nomeação automática e acesso de controle permite que usuários achem as informações específicas que eles estão procurando.

“Com o BIM 360 Docs, o grau comercial do software de gerenciamento de projeto que profissionais queriam, agora existe.”

Adotando um Fluxo Ágil de Trabalho

O que o BIM 360 Docs trouxe para o processo de fluxo de trabalho é similar ao o que outra indústria também trouxe, a desenvolvedora de software. Por algum tempo agora, programadores têm vindo a utilizar o sistema roteiro do projeto, fluxo de trabalho ágil.

BIM-360-Docs-Supports-Agile-Workflow

Nos anos recentes, um fluxo de trabalho ágil tem sido consideravelmente implementado em várias outras industrias para planejamento de projetos, e por boas razões. Isto reconhece que pegar de A a Z não é tiro certeiro. Na verdade, o desenvolvimento de um produto forte envolve muitos desvios no percorrer do caminho. O BIM 360 Docs admite estes desvios, eliminando erros que costumavam vir com um fluxo de trabalho não-linear de projeto de construção.
Equipes de projetos podem colaborar perfeitamente na versão atual das plantas de construção. As equipes têm a habilidade de marcar dados relevantes para elas. Mas para o alívio dos gerenciadores, este dado não precisa ser removido do programa e adicionado de novo. Nem mesmo há ambiguidades com coisas que foram mudadas de versão para versão, instantaneamente. Há um pequeno controle de acesso, permitindo conversas privadas entre especialistas antes de ser divulgado para toda a equipe. Isto elimina os erros inevitáveis que podem acontecer; com o acesso de centenas usuários ao mesmo tempo que gera múltiplas versões. O BIM 360 Docs trabalha com o fluxo de trabalho ao invés de trabalhar contra ele.

Mobilidade na Cabeça

Os afazeres pessoais do dia a dia são resolvidos por aparelhos móveis, coisas como comunicação com o conjugue ou checar a conta do banco são feitas instantaneamente. Portanto, isto faz tanto sentido que as facilidades das pessoas realizarem seus afazeres por aparelhos, deveriam também estar disponíveis para elas nas suas tarefas de trabalho.

Mobile-construction-project-management-software

O BIM 360 Docs é um software de gerenciamento de projeto que usa um banco de dados em nuvem. Assim, em qualquer lugar que as pessoas da equipe estejam, elas terão acesso as plantas que precisam. Isto melhora duas coisas, a velocidade de cada informação poder ser compartilhada e os níveis de colaboração. Se um problema aparece num canteiro de obra, os pedreiros podem usar seus aparelhos móveis para relatar o problema ao projetista, quem pode consertar o problema e atualizar a versão do documento que vão instantaneamente estar disponíveis para os trabalhadores na obra. No passado, esse tipo de problema poderia, facilmente, levar um dia ou mais para reparar essa troca de documentos, mandando isto ao gerenciador, remarcando e entregando uma nova planta. Com o BIM 360 Docs, o tempo de fluxo de informação pode ser compartilhado rapidamente e pode ser acessado o tempo todo pela equipe de obra.
Um produto rápido de verdade, o BIM 360 Docs oferece aos usuários ótimas habilidades para organizar o documento, gerenciar processos que levam ao aprimoramento eficiente através da obra. Existem duas versões do software de gerenciamento BIM 360: uma versão grátis bem capaz e uma atualização paga com mais ferramentas. Isto é verdadeiramente um produto que muda a indústria, permitindo a colaboração entre todos os membros da equipe em um único local.

Fonte: http://bim360.com/blog/2016/05/construction-project-management

Featured Links

Gustavo Paula

Estagiário da equipe técnica AEC da Autodesk Brasil, estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Antes de estagiar na Autodesk, trabalhou em obra, de um projeto residêncial, acompanhando as etapas e recursos necessários para condução dos trabalhos da equipe de obra.

0 Comments

'