twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Olá

 

SRTM_00001-450-boeing

Levantamento SRTM é uma boa opção para projetos preliminares.(imagem obtida em http://srtm.usgs.gov/index.php)

O que seria um levantamento SRTM? É o acrônimo em inglês de Shuttle Radar Topography Mission, estes dados foram levantados por um radar modificado a bordo do ônibus espacial Endeavour durante 11 dias e mapeou quase toda a superfície da Terra.

20150602_174715535_iOS 20150602_175146575_iOS

Tive a chance recentemente de visitar a Endeavour, que se aposentou e esta em um museu em Los Angeles. Conheci melhor como a NASA, conseguiu este feito grandioso, que vem ao longo dos anos ajudando tantas pessoas.

Estes são dados gratuitos. Os dados têm precisão de 3” arco segundos ou 90m, para as regiões fora dos EUA, isto é, existe uma malha de largura de 90m onde se tem um valor de elevação, mas recentemente a NASA começou a liberar os dados de 1″ arco segundo do mundo inteiro, ou a cada 30m temos um ponto com elevação, e você pode baixar estes dados gratuitamente neste link.

http://earthexplorer.usgs.gov/

PRECISÃO

 

Obs. A medida de Arco Segundo é uma medida angular que pode ser planificada em UTM, os dados de 90m e 30m podem variar conforme a planificação UTM que você estiver adotando.

De uma olhada neste video mostrando como baixar estes dados de 1″ arco segundo e abrir no InfraWorks

Estes dados da NASA são melhores que a do INPE, que reprocessou os dados originais de 3″ arco segundos (90m) e estes dados e chega em muitos casos em até 1” arco segundo de precisão ou 30m, principalmente em regiões montanhosas.

Os dados do TOPODATA estão disponibilizados aqui.

http://www.webmapit.com.br/inpe/topodata/

Como usar estes dados você pode conferir nesta apostila.

Apostila para obtenção de imagens aéreas e dados altimétricos.

Mas os dados de 1″ arco segundo da NASA, são os originais da Endevaour, então, são dados melhores que os reprocessados.

Existe outra maneira muito facil de obter este dados, que é a partir do Criador de Modelos do InfraWorks 360, que alem da superficie ele trás outros dados como foto aérea, ruas, rios, entre outros, de uma olhada aqui como ele funciona.

Os dados do Criador de Modelos, no momento ainda são os de 3″ arco segundos. A Autodesk está atualizando estes dados. Mas você pode facilmente importar os dados de 1″ arco segundo ou do Topodata e substituir os dados originais.

Lembrando que os dados de superfície do Google Earth é de 3″ arco segundos.

Se tiver alguma duvida de como usar estes dados é só falar.

Abraço

 

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

0 Comments

'