twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

Blossom Consult impulsiona uso de BIM nas indústrias de mineração, metalurgia e de óleo e gás

Priscilla Fiorin
July 27, 2020

 

A empresa de engenharia Blossom Consult foi fundada há quatro anos com a proposta inicial de atuar com gestão de projetos industriais e, por demanda dos clientes, passou também a atuar fortemente no desenvolvimento de projetos de engenharia. Com um DNA inovador e fundamentado na computação em nuvem, desde os primeiros projetos a companhia soube tirar proveito dos recursos de colaboração disponíveis nas soluções Autodesk. Isso foi fundamental para que ela crescesse de maneira estruturada, com presença em diferentes regiões do Brasil, ampliasse sua equipe e, mais do que isso, fosse protagonista de uma mudança cultural em setores tradicionais como os de mineração, metalurgia e óleo e gás, nos quais a contratação baseada em BIM (Modelagem da Informação da Construção) ainda é pouco usual.

A partir dos primeiros contratos na área de gestão de projetos com empresas de grande porte da cadeia do alumínio – mineração de bauxita, refino da Alumina e fundição de alumínio -, produção de Ferro-Níquel, minério de ferro e siderurgia, a empresa, com sede em Belo Horizonte, adotou a estratégia de abrir escritórios em outras regiões, incluindo Barcarena (PA) e Ipatinga (MG), além de sites de construção em diferentes cidades, conforme  necessidade.

Para atender à crescente demanda e impulsionada por seus clientes a expandir seus serviços para o desenvolvimento de engenharia multidisciplinar, desde o início a Blossom identificou a possibilidade de usar ferramentas como o AEC Collection, Revit e BIM 360 (BIM Docs, Design e Build) para automatizar e habilitar a colaboração em grande escala não só entre os seus escritórios e profissionais envolvidos nos projetos, mas também com participação ativa dos clientes. “Passamos da ideia de comunicação entre sites para um trabalho colaborativo em diferentes localidades”, afirma Frederico Jannotti, sócio da Blossom Consult.

Jannotti conta que os primeiros contratos foram firmados no modelo tradicional de medição por emissão de documentos 2D em A1 Equivalente (formato de documentação). Determinados a desenvolver seus projetos em conformidade com a metodologia BIM, ele explica que a Blossom começou a executar ordens de serviço para ir se adaptando, juntamente com seus clientes, utilizando ferramentas como o Revit e BIM 360 Docs.  Segundo Jannotti, a utilização da metodologia BIM e suas ferramentas não são comuns em projetos no meio industrial. “A Autodesk e sua parceira Buildtech nos apoiaram na trajetória de implantação e consolidação dos trabalhos. Desde os primeiros projetos, a metodologia se mostrou viável e capaz de aumentar exponencialmente a produtividade. O uso massivo das ferramentas se provou muito eficiente, além de que a equipe técnica, juntamente com os clientes, pode fazer contribuições em tempo real ao projeto.”

Assim, os projetos da Blossom ganharam força e a metodologia se consolidou dentro da empresa, bem como na relação com seus clientes. Essa expansão para desenvolvimento da atuação também para projetos de engenharia multidisciplinar, suportada pelo uso das ferramentas rodando na nuvem e com a eficiência trazida pela metodologia, somou-se a uma boa dose de audácia, levando a empresa a liderar uma mudança cultural nas indústrias tradicionais em que vem atuando.

 

Quebra de paradigma e mudança cultural

Em um novo projeto siderúrgico de grande porte, a Blossom teve a confiança de se posicionar frente ao cliente demonstrando as vantagens e fomentando a evolução da forma de contrato aderente à metodologia BIM, e não mais no modelo A1 Equivalente. “Conseguimos mostrar para uma indústria tradicional que novas metodologias e a interação digital entre os times poderiam ser mais eficientes em um formato ‘ganha-ganha’”, diz Jannotti. “Foi uma verdadeira mobilização, que demandou ajustes contratuais e uma mudança cultural nas companhias.” O impacto foi tamanho que atualmente este cliente busca que 100% dos novos contratos de engenharia, não só com a Blossom, mas também com outros fornecedores, sejam firmados conforme a metodologia BIM.

 

Benefícios

A Blossom vem conquistando novos e grandes clientes em diferentes ramos industriais. Para Jannotti, essas conquistas são fruto da reputação construída pela empresa. No entanto, a continuidade e a ampliação de contratos são dependentes do uso eficiente das ferramentas. “Foram chave a assertividade, clareza, conectividade e transparência que conseguimos aportar aos projetos através do uso que fazemos dos softwares. A tecnologia Autodesk, associada à capacidade técnica da Blossom, é aplicada desde um projeto de revisão de conceito de um restaurante até um grande desafio de engenharia industrial”.

Atualmente, a Blossom utiliza as soluções da AEC Collection e do BIM 360. “Fazemos o melhor uso de cada uma delas, ou da associação entre elas, conforme a demanda de cada projeto”, explica Jannotti. “Os ganhos de transparência, colaboração e produtividade são inegáveis e hoje raramente iniciamos um projeto sem ser em BIM.” O executivo ainda acrescenta que “isso advém da força das premissas do BIM e que é necessário usar a melhor solução tecnológica para que os processos de engenharia caminhem sempre para modelos inovadores, eficientes e que tragam resultados de qualidade para os clientes da Blossom”.

 

 

Featured Links

Priscilla Fiorin

Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 8 na Autodesk, é responsável pelas ações de Brand Marketing da empresa.

3 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. Avataredsouza3KMS2

    ORGULHO!

  2. AvatarnnetoSPJWW

    Orgulhoso em fazer parte desse grupo inovador !

  3. Avatarlrferreira

    Excelente fazer parte dessa inovação de mercado. Parabéns a todos profissionais da Blossom.

'