twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

Promon Engenharia aumenta produtividade em até 40% no detalhamento de projeto com a metodologia BIM 360 da Autodesk

Priscilla Fiorin
March 29, 2022

Durante a elaboração da modelagem de um projeto fruto de acordo entre o Governo do Estado do Pará e uma mineradora, a Promon Engenharia, uma das maiores usuárias brasileiras de soluções da Autodesk, aumentou sua produtividade em até 40% ao longo da execução das atividades, ao utilizar a metodologia BIM 360 e o programa Revit, ambos da multinacional americana.

 

No empreendimento em questão, ficou a cargo da Promon Engenharia, a elaboração do projeto de engenharia detalhada na metodologia BIM e integração de todas as disciplinas   necessárias para a construção das áreas dos centros Comunitários e Praças da juventude, como: estrutura metálica, concreto, drenagem, elétrica, mecânica, HVAC, paisagismo etc.

 

De acordo com Jerry Costa, gerente de projetos da Promon Engenharia, “Cada disciplina desenvolveu o seu escopo de trabalho em ambiente compartilhado, com o uso da ferramenta BIM, que possibilitou o apontamento de eventuais problemas e notificações para resolver todas as interfaces técnicas antes da consolidação e implantação dos modelos em cada site”.

 

A Promon Engenharia, por meio da plataforma BIM 360, conquistou esse aumento de até 40% de produtividade no projeto com a replicabilidade das edificações em cada localidade, uma vez que os modelos a serem implantados em cada unidade eram os mesmos, com exceção da fundação e da infraestrutura externa, que dependem da característica do solo e da área de implantação da unidade. “A replicabilidade trouxe maior aceleração e ganhos expressivos no desenvolvimento do projeto e aplicação nos vários sites”, destaca Jerry.

 

O BIM 360 é uma plataforma baseada no serviço de nuvem da Autodesk, que permite visualizar e editar arquivos salvos no servidor permitindo que os usuários troquem informações com mais praticidade e rapidez, ou seja, foi esta metodologia que tornou possível o desenvolvido do projeto da Promon, durante o período de maior restrição e isolamento social imposto pela pandemia.

 

“Com as equipes trabalhando remotamente, a utilização do BIM 360, foi fundamental, pois permitiu a interação e comunicação em tempo real entre as equipes da Promon Engenharia com os parceiros e o próprio cliente, que interagiram a distância trabalhando a partir de diferentes estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul”, afirma Rogério Ishikawa, gerente de Sistemas da Promon Engenharia.

 

Outro destaque da execução do projeto foi a possibilidade de inserção de fotos e vídeos, proporcionando maior exatidão, transparência e democratização de acesso ao projeto, ao simular a implantação das principais características do projeto. Todas essas vantagens disponíveis ao cliente a qualquer momento, independente de uma entrega programa previamente.

“A Autodesk está sempre atenta em desenvolver soluções que vão ajudar o cliente a aproveitar ao máximo a tecnologia e assim levar seus projetos para o próximo nível”, afirma Joyce Delatorre, especialista técnica da Autodesk.

A PARS Distribuidora de soluções de verdadeiro valor agregado,  tem atuado como parceira tecnológica da Promon com objetivo de maximizar a transformação na engenharia digital por meio das tecnologias Autodesk. Sua equipe trabalhou ativamente no desenvolvimento do projeto.

 

As ferramentas utilizadas nesse processo são: BIM 360, Revit e Docs.

 

Featured Links

Priscilla Fiorin

Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 8 na Autodesk, é responsável pelas ações de Brand Marketing da empresa.

0 Comments

'