PDM é um termo utilizado para Product Data Management, em tradução livre Gerenciamento de Dados do Produto.
Os engenheiros projetistas gastam, em média, 15% a 20% do seu tempo gerenciando dados e alguns rotineiramente desperdiçam o equivalente a um dia por semana, ou mais, para gerenciar esses dados. Quando se compartilha esses dados com um grupo de trabalho, é necessário liberar e acompanhar uma série de PDFs, planilhas e arquivos CAD/CAE, e tudo fica muito mais complicado quando se trabalha com terceiros.
Atualmente, uma das grandes preocupações da Autodesk é esse gerenciamento eficaz de dados. O principal software que auxilia nesse processo de gestão é Autodesk Vault, que além de priorizar a segurança dos dados, também possibilita a reutilização de dados já desenvolvidos, em projetos novos, com segurança.
Muitos gerenciamentos são feitos via Windows Explorer por ser uma ferramenta essencial, e disponível em qualquer computador, porém o Windows Explorer não foi feito para engenheiros, muito menos para aplicações de engenharia. Sendo assim, certamente não foi feito para gerenciar e colaborar arquivos CAD/CAE.
Em uma visão macro, podemos dizer que a utilização de um PDM nos dias atuais é fundamental para o ganho de produtividade, segurança de dados, e principalmente pela capacidade organizar um workflows eficientes de engenharia.
Basicamente o Autodesk Vault PDM atua com três pilares operacionais:
Pessoas: São todos os desafios que a equipe de engenharia e não engenharia tem ao desenvolver o produto. Esses desafios englobam: A engenharia ter visibilidade sobre todo trabalho desenvolvidos, engenheiros em diferentes locais trabalharem na mesma fonte de dados, e membros da equipe fora da engenharia acessam os dados de design corretos.
Processo: É sobre os desafios com a manutenção de procedimentos padrões em todo o desenvolvimento, por exemplo, controle de revisão e histórico dos dados, aplicação das normas de engenharia e gerenciamento do processo de liberação e/ou alteração.
Dados: Todo o gerenciamento de arquivos e metadados que compõem o seu produto. A importância desse gerenciamento é a garantia da propriedade intelectual e a reutilização dos dados de engenharia que já foram desenvolvidos.
O Autodesk Vault hoje possui esses três pilares, proporcionando assim a segurança de dados e assertividade ao longo do desenvolvimento de todo o produto, fazendo com que toda a equipe trabalhe de maneira sólida e simultânea a partir de um mesmo conjunto de dados.
Hoje, os fabricantes também enfrentam mercados desafiadores e uma economia global incerta. Para sobreviver, todos estão tentando melhorar a velocidade do desenvolvimento de produtos, apesar da redução de funcionários e orçamentos. Uma observação positiva é que muitos fabricantes estão ganhando valor significativo implementando soluções de gerenciamento de dados do produto (PDM). Assim, a Autodesk via intermedio da solução Autodesk Vault, tem o foco em quatro disciplinas:
- Controle e proteção de dados relacionados ao produto;
- Melhorar a capacidade e velocidade de encontrar e reutilizar informações de engenharia;
- Compartilhar o conhecimento sobre o produto e colaborar de maneira efetiva com outros departamentos;
- Ter uma plataforma e processos mais simplificados.
Os escritórios de engenharia recorrem a um PDM para controlar melhor as informações de seus produtos e assim obter mais valor deles.
O Autodesk Vault ajuda as empresas a gerenciar seus dados e processos e torná-los acessíveis aos seus pares de engenharia e departamentos posteriores. Como resultado, o Autodesk Vault também auxilia as empresas a obter benefícios comerciais, incluindo maior eficiência, melhor qualidade, custo reduzido e a capacidade de trazer produtos ao mercado muito mais rapidamente.
O Autodesk Vault também serve como base para oferecer suporte a recursos mais avançados, incluindo gerenciamento avançado e integrações com sistemas ERP’s, suporte multi-CAD e uma base para implementação mais ampla de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM), oferecendo ainda mais valor comercial.
Bom, o PLM (Product lifecycle manegement) será um assunto para os proximos artigos. Espero que de maneira simples, eu possa ter gerado algum valor e explorado bem os beneficios de um PDM e sua importancia no cenario atual, e o posicionamento das soluções Autodesk.