twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Pioneiros na criação de drones, a 3D Robotics está usando a Forge Platform, da Autodesk, para desenvolver uma nova solução UAV-to-cloud para o campo profissional dentro das industrias de construção, telecom, terraplenagem, mapeamento, energia e infraestrutura.

A 3D Robotics é uma das primeiras que adotaram a Forge Platform, que consiste em um conjunto de serviços de nuvem da Autodesk, APIs, e SDKs para desenvolvedores criarem rapidamente os dados, aplicativos, experiências e serviços que alimentam o futuro de projetos e construções.

“Capturar dados no canteiro hoje em dia é caro, demorado, e muitas vezes, perigoso. Drones podem ir facilmente onde é ineficiente ou perigoso para a equipe, proporcionando uma medição mais precisa, para um melhor gerenciamento”, disse Chris Anderson, CEO da 3DR. “Nós estamos muito satisfeitos por utilizar a plataforma FORGE da Autodesk para entregar uma solução completa de captura do canteiro de obras, que ajudará clientes a economizarem tempo e dinheiro, e também tirar trabalhadores de zonas perigo”

1

A 3DR está usando a interface de programação de aplicativos (API) da Autodesk ReCap Photo Web para desenvolver uma solução de captura da realidade, permitindo que profissionais do campo façam inspeções fácil e rapidamente, levantamentos e escaneamentos do canteiro de obras a partir de veículos aéreos não tripulados (UAVs). Por exemplo, leve em consideração inspeções de telecom, que envolvem a escalada de altas torres. O drone da 3DR, sozinho, vai capturar dados e depois processar na nuvem usando o Autodesk ReCap, eliminando a necessidade do risco de trabalhadores.

2

Uma vez processada pelo Autodesk ReCap, os dados reais (nuvens de pontos 3D, vistas ortográficas 2D, rede 3D) ficam disponíveis no A360, de lá é possível fazer download e usar no software Autodesk, que suporta várias formas de uso, como monitoramento do canteiro de obras e medição de estoques, recebendo o contexto as-buit, terraplenagem, mapeamento etc.

“Nós estamos empolgados em colaborar com a 3D Robotics para ajudar profissionais do campo a coletarem informações e tomarem decisões perspicazes dentre as várias industrias”, disse Amar Hanspal, vice-presidente sênior, Produtos da Autodesk. “A partir da integração do escaneamento do canteiro com os serviços de nuvem da Autodesk, até o uso da plataforma Forge, a 3D Robotics está abrindo novas formas de trabalhar com nossos clientes de arquitetura, engenharia e construção.

Sobre a Forge

A iniciativa Forge é dedicada a ajudar desenvolvedores, empresas e inovadores a criarem dados, aplicativos, experiências e serviços que irão alimentar o futuro de projetos e construções (Future of Making Things). A plataforma Forge compromete uma série de serviços de nuvem Autodesk, APIs e SDKs que precisam ser conectadas a todas as etapas do projeto, faça e use a próxima geração de produtos. Para aprender mais sobre o Forge, visite http://forge.autodesk.com/#sthash.Xk0XvtYT.dpuf

 

Para ler o texto original, clique aqui.

Obrigada e até a próxima!

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

5 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarDiego Álvares

    Obrigado Pedro.
    Como disse estou começando a conhecer mais sobre este tema. Onde posso conseguir informações sobre tudo isso? Você conhece alguma empresa brasileira envolvida neste processo?
    Estamos pensando em comprar algum tipo de Vant com LiDar tanto para topografia quanto para geração de modelos fotorrealistas. Não estamos pensando em vender o serviço de topografia mas sim incorporar aos nossos projetos de infraestrutura. A questão é que estamos inseguros, não sabemos que modelo comprar e com que sensores, que programas usar de pré-processamento, que programas usar no pos-processamento e associação com nossos projetos (3Ds Max, InfraWorks, Civil 3D…)
    A Autodesk tem algum material explicando tudo isso?
    Abraço
    Diego Álvares

  2. AvatarAutodesk Infra Brasil Blog

    Typepad HTML Email
    Caro Diego, Boa Tarde
    O Recap 360 que você possui é para processamento de dados de levantamento com Laser, o que o SiteScan faz é usar a API Recap 360 PhotoWeb (outro
    procuto, que você usa adquirindo CloudCredits) para transformar as fotos em modelos de nuvem de ponto, por isto você tem a necessidade de ter o SiteScan, mas não só para isto, mas também para controlar o drone e outras funcionalidades que o Recap 360 não possui.
    Pelo que conversei com o pessoal dos EUA o modelo 3DR Solo já vem com todos estes sensores, não sei sinceramente se esta versão é vendida no Brasil,
    vou verificar isto melhor.
    Abraço
    Pedro Soethe

  3. AvatarDiego Alvares

    Olá Gdiael,
    Obrigado pela resposta. Não respondi antes pois não recebi a notificação de seu reply.
    Estou começando a buscar informações sobre este tema agora e é fácil confundir as coisas 🙂
    Eu tenho interesse em fazer mapeamentos em 3D tanto de terrenos quanto de edificações. Somos uma empresa de projetos de infraestrutura e o processo de obtenção de topografia detalhada é lento, caro e incompleto. Sobretudo em projetos preliminares onde a precisão milimétrica não é tão necessária. Sem contar que a topografia convencional dificilmente atende às necessidades cada vez mais atuais de projetos em 3D, dada a escassez de pontos e a restrição de área.
    Entendo sim de programação mas as vezes, do ponto de vista empresarial e financeiro, temos que analisar o que vale mais a pena… se é mais interessante desenvolver código próprio e, com isso, ficar independente ou, sendo mais pragmático, partir para um comercial e ficar dependente.
    Por exemplo, assinamos o programa de subscrição da Autodesk para diversas licenças de Civil 3D e para o Infraestructure Design Suite. Temos o Recap e o 360. Será que preciso assinar também o SiteScan uma vez que eu tenho o Recap? Ou o SiteScan é meramente um programa de automação de voo?
    Finalmente, será que os Drones da 3DR que são vendidos aqui no Brasil tem o conjunto de câmeras, sensores e filtros para que eu possa fazer o mapeamento? Vi que precisa de sensores inerciais, laser, câmera fotográfica e com infravermelho.
    Desculpa estar fazendo tantas perguntas mas é que, como eu disse, é tudo muito novo.
    Se quiser entrar em contato meu e-mail é: diego@trentoengenharia.com.br
    Obrigado.

  4. AvatarGdiael

    Olá Diego, desculpas por estar me intrometendo rs.
    O foco da matéria é o novo software, chamado Site Scan, que a 3D Robotics desenvolveu para o seu Drone com mais sucesso comercial (chamado Solo) é possível sim comprar o Drone aqui no Brasil, basta procurar no google que você encontra ele por valores de 7.500,00 até 13.500,00, geralmente com a câmera (GoPro Hero 4) e o controle vendidos em separado. Já a licença (anual) do Site Scan dá pra comprar pelo site da 3DR, pela bagatela de 3.600,00 dólares.
    Ficou meio vago para quem não conhece a tecnologia: o Solo é um SmartDrone (foi lançado a 1 ano), e a 3DR vende ele e é possível, caso você entenda de programação, com as APIs que ela fornece, programá-lo para que ele faça todo o trabalho de levantamento aéreo sozinho.
    Recentemente, a 3DR utilizou o conjunto de ferramentas para desenvolvimento de aplicações na nuvem da Autodesk (chamado de Forge) para criar este software chamado Site Scan, que consegue coordenar o sobrevoo do Drone, tirar as fotos aéreas e juntá-las usando a tecnologia ReCap para criar um modelo 3d do local.

  5. AvatarDiego Álvares

    Olá Pedro e Gabriela,
    Gostei muito da proposta e do Forge. Queria me aprofundar mais sobre essa tecnologia, sobretudo dos serviços disponíveis aqui no Brasil.
    Entendo que este post é uma tradução do original feito no US e provavelmente a 3D Robotics não opera aqui. Vocês teriam contato de alguma empresa que execute serviço similar aqui no Brasil?
    Obrigado pela notícia,
    Diego

'