Recebi recentemente um e-mail de um cliente querendo saber o que estava acontecendo com os seus arquivos de furos de sondagem, que não estavam importando dentro do Geotechnical Module, se você não conhece, o Geotechnical Module é um modulo de produtividade que é uma extensão do Civil 3D, disponível para todos que possuem assinatura do AutoCAD Civil 3D, e é uma ferramenta muito útil para importação de dados geotécnicos como furos de sondagem e a sua representação no projeto, alem da criação automatizada de superfícies das camadas e também dos perfis.
Você ainda consegue de forma fácil inserir várias informações nos arquivos que vão ser importados, tal como o nome da camada, sua granulometria, entre outras características físicas.
Estas informações são muito uteis e podem e devem ser usadas para validar um projeto de engenharia, por exemplo, saber se consigo evitar um corte em uma área de rocha, ou se não conseguir evitar este corte, qual é o volume de rocha que vou ter que retirar e como o projeto irá se portar nesta região.
O Civil3D possui várias subassemblies especiais para entender e validar projetos em múltiplas camadas de solos, por exemplo, em cortes em rocha tenho um talude 10:1, em cortes em materiais argilosos teria um corte 1:1, ele reconhece estes momentos e aplica a configuração ideal para cada tipo de solo.
Tela do modulo geotécnico, veja que você consegue visualizar tando em 3D como em 2D
Eu criei um video mostrando como fazer a importação destes dados, de uma olhada aqui:
Para baixar o arquivo de exemplo clique aqui
Se quiser saber mais sobre como o Geotechnical Module funciona de uma olhada neste post
O que é Engenharia Geotécnica, e por que isto é tão crucial para a infraestrutura?
Se você ainda não conhece ou ainda não usa o AutoCAD Civil 3D, conheça mais sobre o sofware lider de mercado para modelagem e projeto de infraestrutura.
http://www.autodesk.com.br/products/autocad-civil-3d/overview
Se tiver alguma duvida é só falar
Abraço