twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Soluções BIM Autodesk e Interoperabilidade

| Interoperabilidade

A Interoperabilidade é a capacidade oferecida aos usuários de um software de intercambiar dados com outros software por meio de um método padrão comum de troca de dados. De acordo com o Manual do BIM, existem diversos métodos de intercâmbio de dados envolvendo geometria e informação. Além das ligações diretas e proprietárias entre ferramentas BIM específicas, os métodos mais conhecidos compreendem:

  • Formatos proprietários, como DWG e RVT;
  • Formatos abertos específicos para determinado segmento, como o CIM Steel Information Standards (CIS/2); e
  • Schemas neutros, como o Industry Foundation Classes (IFC), o BIM Collaboration Format (BCF), o Construction Operations Building Information Exchange (COBie) e o Green Building XML (gbXML).

Dentre os potenciais caminhos da interoperabilidade, a buildingSMART International se posiciona a favor do uso de schemas neutros, por meio de um movimento que se iniciou na década de 90 entre empresas americanas, lideradas pela Autodesk, e expandiu-se para o mundo no início da década de 2000. A Autodesk historicamente apoia fluxos abertos no setor da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação.

Compromisso da Autodesk com a Interoperabilidade

Como primeiro fornecedor de tecnologia a oferecer CAD em hardware não proprietário (PC), a Autodesk reconheceu a importância da interoperabilidade desde o início de suas ações de mercado e continua comprometida com fluxos de trabalho BIM que atendam aos requisitos de colaboração, interconectividade e neutralidade. É importante destacar que, em 1996, a Autodesk fundou a International Alliance for Interoperability (IAI), que se tornou buildingSMART International em 2008.

A buildingSMART International é uma organização aberta e neutra sem fins lucrativos, que desenvolve e mantém uma variedade de padrões abarcando recursos de processo e informações exclusivos do ambiente construído:

  • Industry Foundation Classes (IFC): schema de modelo de dados específico para edificações e infraestrutura civil;
  • Information Delivery Manual (IDM): metodologia para definir/documentar processos de negócios e requisitos de dados;
  • Model View Definition (MVD): especificações de troca de modelo de dados;
  • BIM Collaboration Format (BCF): protocolos de comunicação independentes de software e baseados em modelo;
  • buildingSMART Data Dictionary (bSDD): biblioteca padrão de definições gerais de objetos BIM e seus atributos.

A Autodesk é considerada membro estratégico de apoio à buildingSMART International.

Soluções BIM Autodesk e Fluxos Abertos

Hoje, as soluções BIM Autodesk de modelagem autoral, integração e gerenciamento de projetos que suportam fluxos abertos alinhados com a buildingSMART International estão destacadas abaixo.

Para compreender os critérios de implementação e/ou certificação de software pela buildingSMART International, em relação ao schema IFC e seus MVDs, clique aqui. Para verificar as soluções que já implementaram este conceito e foram/estão em processo de certificação pela organização em relação ao schema IFC e seus MVDs, clique aqui.

Recursos de Orientação aos Fluxos Abertos

Manual de Manipulação IFC para o Autodesk Revit 

O Revit IFC manual esclarece os recursos, fluxos de trabalho e boas práticas recomendadas para manipular o schema IFC no Autodesk Revit. O objetivo é fornecer a melhor compreensão das configurações disponíveis – visando a qualidade do conteúdo gerado em IFC. O manual, portanto, define os fundamentos do IFC e explica detalhadamente como configurar/importar/exportar/vincular arquivos IFC utilizando o Autodesk Revit.

Entre os fundamentos do IFC, o manual explicita os propósitos do schema, formatos de arquivos IFC, conceitos de Model View Definition (MVD) e a estrutura do próprio IFC; esta última aprofundada e alinhada aos fluxos de trabalho e boas práticas apresentados na sequência. A Autodesk do Brasil está trabalhando na versão deste manual em língua portuguesa. Clique aqui para acessar o Revit IFC manual em inglês!

É relevante destacar que o IFC é amplamente reconhecido como o principal schema de interoperabilidade. Mais de 150.000 usuários já realizaram download do importador/exportador de código aberto do schema IFC para o Autodesk Revit, desde 2011. A Autodesk é o único fornecedor de tecnologia a adotar esta abordagem.

White Paper sobre Intercâmbio de Dados

O White Paper esclarece a relevância do intercâmbio de dados entre ferramentas e as principais extensões de arquivo por aplicação. Ainda, apresenta uma visão geral do setor AEC e a relevância do uso de fluxos abertos subsidiados pelo IFC e demais schemas neutros. Clique aqui para acessar o White Paper!

Kit BIM Interoperability Tools

O Kit BIM Interoperability Tools é composto por add-ins Autodesk gratuitos que elevam a capacidade de conformidade das soluções com os schemas e critérios de interoperabilidade. Estes add-ins atendem aos requisitos de entrega de projetos definidos pelos clientes, contemplando todo o ciclo de vida – desde o design até a Operação & Manutenção (O&M) de edificações e infraestrutura civil.

  •  Autodesk Classification Manager for Revit
  •  Autodesk Model Checker/Configurator for Revit
  •  Autodesk Enhanced DWG Exporter for Revit
  •  Autodesk COBie Extension for Revit/Navisworks

Autodesk Classification Manager for Revit

Essa ferramenta gratuita da Autodesk permite a aplicação rápida de dados de vários sistemas de classificação a todos os elementos de um modelo. Seus recursos podem ser empregados, por exemplo, em consonância com a ABNT NBR 15965. A orientação sobre o uso de Sistemas de Classificação no processo de modelagem está disponível neste link.

Clique aqui para saber mais!

https://www.youtube.com/watch?v=Z2IF0VpSHAQ

Autodesk Model Checker for Revit

Essa ferramenta gratuita da Autodesk permite a verificação automática de modelos desenvolvidos no Revit com base em um conjunto de requisitos BIM e gera relatórios de conformidade. A orientação sobre o uso do Model Checker está disponível neste link.

O uso do Model Checker permite a exportação consistente de dados formatados para rastreamento da saúde do modelo em aplicativos de visualização, como PowerBI, Tableau, Plotly, entre outros.

Clique aqui para saber mais!

https://www.youtube.com/watch?v=gHNit7Zc87M

Autodesk Model Checker Configurator

Essa ferramenta gratuita da Autodesk permite a criação customizada de conjuntos de check (checksets) para uso no Autodesk Model Checker for Revit.

Clique aqui para saber mais!

https://www.youtube.com/watch?v=EMfIKlfIwUA

Autodesk Enhanced DWG Exporter for Revit

Essa ferramenta gratuita da Autodesk melhora a qualidade e o conteúdo das informações dos arquivos DWG gerados no modelo Revit e ajuda a superar várias limitações do recurso nativo de exportação DWG, tornando o gerenciamento de configurações simples e direto.

Clique aqui para saber mais!

 

 

 

Autodesk COBie Extension for Revit

Essa ferramenta gratuita da Autodesk permite a configuração de modelos no Revit para capturar dados COBie e exportá-los posteriormente para uma planilha COBie compatível – visando a extensão de aplicações BIM na O&M.

Clique aqui para saber mais!

https://www.youtube.com/watch?v=9RwsrAovVNc

Autodesk COBie Extension for Navisworks

Essa ferramenta gratuita da Autodesk permite a exportação de um documento formatado COBie a partir de modelos do Navisworks – visando a extensão de aplicações do BIM na O&M.

Clique aqui para saber mais!

Autodesk Forge e o poder da extensibilidade da plataforma BIM 360

O BIM 360 é uma solução única de gerenciamento do ciclo de vida de empreendimentos e infraestrutura civil baseada na nuvem, que atua como Ambiente Comum de Dados (CDE). Além de conectar, organizar e otimizar projetos em tempo real para melhorar as tomadas de decisão e obter resultados mais previsíveis e lucrativos; o BIM 360 suporta uma extensa gama de arquivos e tem o poder de armazenar dados que subsidiam fluxos de trabalho desde o design e a pré-construção até as atividades de construção e operação. Clique aqui para saber mais sobre o BIM 360!

O BIM 360 tem a propriedade de estender-se a soluções de parceiros e terceiros do mercado, por meio de uma relevante plataforma baseada em nuvem que oferece ferramentas de programação (Interfaces de Programação de Aplicativos – APIs e Serviços) para desenvolvedores. Esta plataforma é o Autodesk Forge, que libera o poder dos dados armazenados na CDE para viabilizar a conexão de equipes, fluxos de trabalho e criação de novos serviços visando atender ou integrar soluções de forma customizada. Clique aqui para saber mais sobre o Autodesk Forge!

Parcerias transformadoras visando Interoperabilidade

Além das soluções supracitadas alinhadas às expectativas da buildingSMART International, a Autodesk oferece diversas APIs visando a abertura de sua tecnologia aos desenvolvedores parceiros. As APIs, hoje, também possuem facilidade de acesso e manipulação por meio de ferramentas open source de programação visual – a exemplo do Dynamo para Autodesk Revit e Civil 3D. Além disso, as soluções possuem opção nativa de conexão com bancos de dados externos por meio de Open Data Base Connectivity (ODBC).

Hoje, além da buildingSMART International, têm-se estabelecidas duas parcerias que visam transformar a indústria: a parceria Esri & Autodesk, visando a integração assertiva de BIM e GIS para consolidar projetos mais inteligentes e melhores resultados; e a parceria Unity & Autodesk, visando elevar a integração de BIM, Realidade Virtual e Aumentada.

openBIM® versus Open BIM™

openBIM®

O openBIM® é uma abordagem colaborativa para o design, construção, operação e manutenção de edificações e infraestrutura civil com base em padrões abertos e fluxos de trabalho que permitem que diferentes partes interessadas de um projeto compartilhem seus dados com qualquer ferramenta compatível com o conceito BIM.

O openBIM® é uma iniciativa da buildingSMART International e de vários fornecedores líderes de software visando mitigar os riscos de erros durante as fases de coordenação multidisciplinar, além de oferecer oportunidades interessantes para clientes públicos e privados compararem ofertas de projetos.

Os fornecedores alinhados com o openBIM® utilizam o open buildingSMART Data Model, que permite a implementação das trocas padrão ISO-IFC, atualmente uma referência global. Além do IFC, outros schemas contemplados são BCF, COBie e gbXML. Conforme já explicitado, a buildingSMART International foi consolidada a partir da IAI, cuja fundação foi liderada pela Autodesk.

Open BIM™

Um conceito concorrente da abordagem openBIM® da buildingSMART International é outra linha de tag chamada “Open BIM”. A diferença está apenas nas letras maiúsculas e espaçamento de palavras, ou seja, uma confusão de design.

Trata-se de um programa de marketing de um grupo de fornecedores de software BIM para promover coletivamente a venda de seus produtos. Esse programa de marketing confunde os dois logotipos em um esforço para capturar a validade oferecida a uma organização neutra de padrões sem fins lucrativos (buildingSMART International) e utilizar essa confusão como uma vantagem competitiva.

Série

Este é o primeiro artigo de uma série sobre a temática interoperabilidade e fluxos abertos no Mundo AEC. Além do overview aqui apresentado, exploraremos pontos importantes do assunto utilizando na prática as ferramentas da Autodesk. Estejam atentos!

Featured Links

Fernanda Machado

'