twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

A Guia Survey do Civil 3D e suas ferramentas de topografia

Gustavo Paula
03/11/2016

A Guia Survey do Civil 3D será o tema deste artigo, que é o segundo de uma série que intitulo de Topografia no Civil 3D!
Em meu artigo anterior sobre Topografia no Civil 3D, comentei sobre as vantagens e desvantagens de elaborar projetos de topografia utilizando este software, citei a guia Survey e suas ferramentas de uma forma bem superficial. Assim, fique de olh03o neste artigo e conheça um pouco mais sobre esta importante guia do AutoCAD Civil 3D.

A Guia Survey do Civil 3D
A Guia Survey do Civil 3D faz parte de uma importante paleta do AutoCAD, a Toolspace, que age como um centro de controle do AutoCAD Civil 3D.
Nela você encontra todos os objetos existentes em seu projeto, assim como as ferramentas de configuração, ferramentas de topografia e utilidades que podem ser instaladas como complementação do Civil.
Na imagem abaixo, destacamos a Toolspace do AutoCAD Civil 3D, juntamente com suas guias.

a-toolspace-e-a-guia-survey-do-civil-3d

Ao clicarmos na opção Survey teremos acesso a todas as ferramentas de topografia do AutoCAD Civil 3D. A partir da imagem abaixo, é possível notar que podemos trabalhar com Bancos de Dados Topográficos, de Instrumentos, e de Figuras Topográficas assim como Prefixos de Linhas e conjuntos de códigos.

Interagindo com a guia Survey da Toolspace
Felizmente, é muito fácil interagir com a guia Survey, já que esta apresenta a mesma estrutura das demais guias da Toolspace.
Basta que você clique em um campo para expandi-lo, ou então clicar nos símbolos de positivo localizados ao lado de cada campo existente. Para resumir um campo basta clicar no símbolo de negativo que aparecerá.
Na imagem abaixo, apresentamos os campos da Guia Survey do Civil 3D de forma destacada.visualizacao-de-opcoes-da-guia-survey-do-ciivl-3d

Para finalizar este artigo, falarei um pouco mais sobre as ferramentas que se localizam na parte superior da guia. Conforme ilustra a imagem abaixo.

ferramentas-da-guia-survey-do-civil-3d

A partir das ferramentas apresentadas na imagem acima poderemos alterar as configurações dos Bancos de Dados Topográficos, assim como visualizar em uma janela própria os dados inseridos via banco de dados.
Na imagem abaixo visualizar a janela de configurações de um Banco de Dados Topográficos.

ajustes-do-banco-de-dados-da-guia-survey

Desta forma é possível visualizar que nos próximos artigos estarei bastante empenhado em apresentar as ferramentas da guia Survey do Civil 3D não é? Assim, não deixe de acompanhar minhas próximas postagens sobre o assunto.

Obrigado

Autor convidado

rafael_colucci-275x300Rafael Colucci – Mestre em Engenharia da Energia (Universidade Federal de Itajubá), especialista em desenvolvimento de Estudos de Rompimento de Barragens, Planos de Ações Emergenciais, e simulações de escoamento envolvendo o HEC-RAS. Atualmente é professor Curso de Engenharia Civil e Diretor de Pós-Graduação no Centro Universitário de Itajubá (FEPI). Desenvolve cursos de softwares CAD de forma presencial há 14 anos e online há 4 anos. Participou no desenvolvimento de Estudos de Impactos Ambientais, projetos de monitoramento de enchentes e como consultor, auxiliando a implementar o AutoCAD Civil 3D em empresas que ainda não utilizavam este software.

Featured Links

Gustavo Paula

Estagiário da equipe técnica AEC da Autodesk Brasil, estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Antes de estagiar na Autodesk, trabalhou em obra, de um projeto residêncial, acompanhando as etapas e recursos necessários para condução dos trabalhos da equipe de obra.

0 Comments

'