twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Washington D.C. tem o ambicioso objetivo de se tornar a cidade mais verde, saudável e com maior qualidade de vida dos EUA até 2032. Essa visão é descrita no Plano de Sustentabilidade DC 2032, que tem objetivos que variam desde criação de empregos, melhoria da saúde e combate às mudanças climáticas.

Alguns dos objetivos na área de infraestrutura mais ousados são relacionados à energia e ao gerenciamento de águas pluviais. Em menos de duas décadas, Washington visa reformar 100% dos prédios existentes, comerciais e multi-familiares, para padrões de energia com zero desperdício. E, para aliviar a demanda na infraestrutura de águas pluviais, eles planejam usar 75% no relevo para capturar água da chuva para filtração ou reuso.

Para cumprir tais objetivos, o Distrito decretou regulações inovadoras. Por exemplo, o Department of Energy and Environment (DOEE) estreitou algumas regras quanto a águas pluviais e criou o primeiro mercado privado para troca de créditos de retenção de água. Esse programa incentiva os donos a construírem infraestrutura verde, gerarem créditos, e vende-los em um mercado aberto para desenvolvedores que possam usá-los para cumprir com os regulamentos.

Essas políticas reduzirão a pegada de carbono do Distrito, aumentarão a qualidade de vida para os cidadãos, e farão sentido econômico num clima em mudança. Agora é a hora dos engenheiros e das empresas de entregarem resultados e justificarem o investimento financeiro. Então, como Washington D.C. pode aplicar esses objetivos e criar uma cidade sustentável?

O Modelo da Cidade

O Downtown DC Business Improvement District (BID), o Department of Energy and Environment (DOEE), e consultores do Interface Engineering visionam um modelo de cidade rica em dados, que captura toda a energia e os fluxos de água do Distrito, para ajudar atingir os objetivos deles. Além disso, eles fizeram parceria com o time da Autodesk Sustainable Solutions para fazer isso acontecer.

Bill Updike, Chief, Green Building e Cimate Branch, e o DOEE explicam, “nós queremos usar o modelo para testar múltiplos cenários ‘e se? ’para mudanças na política, adoção de tecnologias, ou mudanças de comportamento. Por exemplo, o quanto de energia será salvo com o retrofit na iluminação e em quais prédios nós deveríamos focar? O quanto poderíamos reduzir no escoamento de águas pluviais se implementássemos infraestrutura verde em grande escala? ”

D.C. está em busca de um modelo com uma “ única fonte de verdade”, que simula custos e benefícios oriundos de melhoras na infraestrutura. Eles querem compartilhar esse modelo em todas as agências e eventualmente deixar visível ao público. Ao medir métricas sustentáveis no modelo, D.C. pode convencer os cidadãos do valor dos projetos verdes planejados.

Dc

Sustainability in Downtown DC ecoDistrict

O InfraWorks 360 da Autodesk gerou um modelo do Downtown ecoDistrict que foi usado para:

  • Detectar quais prédios estão preparados para retrofit e quais sistemas serão atualizados usando Rapid Energy Modeling
  • O modelo de infraestrutura verde em escala do terreno para calcular créditos de retenção de águas pluviais, e em escala Distrital para reter 100% de águas pluviais, usando Infraestrutura verde para águas pluviais
  • Calcular o triplo benefício por trás do projeto do National Mall Underground, usando AutoCASE

 

Como sua cidade se mede?

Nossa parceria com o Downtown Business Improvement District ajudou a Autodesk a entender os desafios que os lideres urbanos de sustentabilidade encaram e guiou o desenvolvimento das cidades ferramenta necessárias para enfrenta-los. Quer aprender mais sobre como sua cidade pode gerenciar águas pluviais e desenvolver uma proposta para projetos de sustentabilidade? Veja este webcast gratuito sobre  Green Infrastructure and the Triple-Bottom-Line: New Tech for Sustainable City Design.

 

Para ter acesso ao post original, clique aqui!

Obrigada e até a próxima!

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

6 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarFreire

    Interessante artigo!
    Existe alguma forma de modelar o projeto de Cidade/Bairro em 3D pelo Infraworks?

  2. AvatarAutodesk Infra Brasil Blog

    o InfraWorks possui ferramentas para modelar de forma conceitual edificações e áreas coberturas, e possui ferramentas especiais para projeto de ruas/avenidas, pontes e drenagem, além de aceitar a importação de dados de fonte GIS e de outros softwares de modelagem como Revit e Civil 3D.
    Obrigada

  3. AvatarFreire

    Boa tarde, Gabriela.
    Onde eu consigo achar bons materiais sobre o InfraWorks (pode ser em inglês mesmo)? To procurando aprender mais sobre esse software.
    Obrigado.

  4. AvatarFreire

    Muito obrigado,
    Vocês não fazem ideia do quanto eu tenho aprendido aqui nesse blog com vocês.
    Só tenho a agradecer,
    Grande abraço.

  5. AvatarAutodesk Infra Brasil Blog

    Obrigada, é muito gratificante ter esse tipo de retorno! Esperamos continuar contribuindo.

'