twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

BIM para Engenharia Civil e Projetos de Infraestrutura

Gustavo Paula
16/09/2016

Construction-72317675

Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling (BIM)) é um dos maiores desenvolvimentos na indústria de arquitetura, engenharia e construção (AEC). O BIM envolve representação de projetos com uma combinação de “objetos” que levam suas geometrias, relações e atributos a um novo nível de complexidade. O BIM é um processo inteligente com base de dados 3D que equipa os profissionais de arquitetura, engenharia e construção, com ferramentas para concepção, projeto executivo, construção, e gerenciamento de obras e infraestruturas mais eficientes.

Muitas empresas de engenharia civil estão se aprimorando para fazer um uso mais amplo do BIM e ter vantagens das capacidades que o BIM oferece. O mais imediato dos benefícios para projeto de estradas, é que eles são melhor projetados com eficiência e produtividade maiores que os métodos tradicionais. Como a documentação de projetos são dinamicamente linkados, o tempo necessário para avaliar mais possibilidade, executar mudanças de projetos, e produzir documentação de construção é reduzida significadamente. Isto é particularmente importante no caso de mudanças, pois isto pode diminuir o tempo de contrato, resultando em projetos sendo completados antecipadamente e dentro dos mais predicados padrões.

As capacidades do BIM têm se tornado uma necessidade para outras consultorias de engenharia envolvendo projetos de rodovias e outros projetos de infraestrutura. Além da eficiência e produtividade, o BIM facilita a otimização de estradas ao incluir uma visualização, simulação, e análises como uma parte integrante do processo. Veja algumas vantagens do uso do BIM:

  1. Melhora na visualização;
  2. Melhora na produtividade devido a fácil recuperação de informação;
  3. Melhora na coordenação de documentos da construção;
  4. Incorpora e linka informações vitais, como materiais específicos, localização de detalhes e quantidades requeridas para estimação e concurso;
  5. Melhora a velocidade da entrega;
  6. Reduz custos;

Assim como construções, componentes de infraestrutura: “esgoto, drenagem e água potável”, “tem um ciclo de vida”. No nível municipal, a parte “procurement” do ciclo de vida usualmente começa com planejamento de capital e acaba com captura dos dados “as built” e a transferência destes dados para o registro municipal, o qual em muitas instâncias é a base do seu GIS. A fase planejamento é onde projetistas tem as melhores habilidades para afetar o resultado, e consequentemente o custo do projeto total.

O Civil 3D e o InfraWorks 360 são uma excelente ferramenta de planejamento que permite projetistas gerenciarem rapidamente e avaliar alternativas para a empresa. Durante a fase de topografia, agrimensores podem usar o Civil 3D para automaticamente reduzir dados coletados em um arquivo para pré-engenharia base de planos e modelos de superfície existentes, ou até antes o InfraWorks 360 para processar informações em nuvem com dados GIS e SRTM.
O conceito de BIM, o qual era inicialmente fundado na indústria da construção, pode prontamente ser aplicados para infraestrutura e projetos de desenvolvimento. A chave reside em entender o processo e aplica-lo estes conceitos para as componentes individuais do processo. Se, isto é, BIM ou Projeto Base Modelo, os conceitos são os mesmos e a tecnologia permite projetistas compartilharem, e influenciam dados em certas áreas.
Com Civil 3D e o InfraWorks 360 nós trabalhamos na Engenharia Civil e projetos de infraestrutura e o verdadeiro BIM reside em: 1) mover dados através de várias fases de projetos de infraestrutura; e 2) compartilhar dados durante individuais fases de projetos.

Se compararmos dois tipos de obras, uma que é um edificio de alto padrão, e outra que é uma rodovia de 7,00km vamos ter os seguinte dados.

orca01

Vamos ter uma modelagem de 14 itens no caso de um edifício de alto padrão para atingir 70% do custo da obra.

No caso de infraestrutura vamos precisar modelar somente 4 itens para os mesmos 70% do custo da obra.

Se aplicarmos estes valores e a ideia que o uso do BIM para o projeto e construção do prédio gera 20% de economia  e em casos de Infraestrutura cerca de 8% , vamos ter um quadro como este

orca02

No final, nós podemos concluir que o BIM pode ser uma parte importante da engenheira civil e principalmente em  projetos de infraestrutura onde ele consegue melhor a eficiência, a assertividade e no desenvolvimento do projeto como um todo.

 

Gustavo Paula

Estagiário da equipe técnica AEC da Autodesk Brasil, estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Antes de estagiar na Autodesk, trabalhou em obra, de um projeto residêncial, acompanhando as etapas e recursos necessários para condução dos trabalhos da equipe de obra.

0 Comments

'