twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Criando GeoTIFF e superfícies 3D para Autodesk InfraWorks 360 e AutoCAD Civil 3D 2015 – Parte A

Pedro Soethe
14/06/2014

Olá pessoal!!

Hoje vamos conversar sobre uma opção para recortar mapas aéreos. Isso permitirá que você inicie sua concepção no Autodesk InfraWorks sem adquirir imagens aéreas de terceiros, utilizando-se dos Live Maps (Geo Location) em conjunto com o Embrapa ou Inpe TOPODATA.

Para quem não utilizou ainda os mapas, vale uma introdução. Desde quando a Google decidiu descontinuar a conexão do Google Earth com softwares de projeto, a Autodesk buscou solucionar esta questão. Conseguimos parceria com a Bing, e inserimos o comando MAPWSPACE, que ativa o mapa aéreo no seu espaço de trabalho. Agora, na versão 2015 temos a funcionalidade Geolocation aprimorada que permite ativar o mapa, o típo do mapa (aéreo, estradas ou híbrido) e definição das coordenadas geográficas do local do projeto, melhorar a qualidade da imagem aérea e cortar o mapa.

Dada essa introdução, o conteúdo deste assunto será organizado em Parte A – Como obter sua GeoTIFF e Parte B – como criar sua superfície 3D. Esta é a Parte A – Como obter sua GeoTIFF.

Bom, vamos lá!!

1. Abra o Autodesk AutoCAD Civil 3D 2015. Digite GEO (Geolocation) na linha de comandos. O programa irá verificar se está conectado ao Autodesk 360, senão pedirá login e senha do seu Autodesk ID.O Civil perguntará se quer definir a geolocalização por Mapa ou por Arquivo (Map or File), o padrão é Map então dê enter. Na janela Geographic Location, defina a localização geográfica no mapa de onde quer que seu desenho esteja. Selecione Next.

Reorientmarker

2. Defina o sistema de coordenadas, neste caso UTM84-23S. Dê Next. Dê enter para inserir a localização na origem, ou clique no desenho (isto pode depender, caso exista alguma referência no desenho a qual você deseja ligar exatamente ao ponto em que foi selecionado na primeira tela da janela Geographic Location). Em seguida, dê enter para estabelecer o Norte com orientação de 90º a partir do ponto selecionado.

O mapa será exibido na área de trabalho.

Você pode alternar entre os tipos de mapas, Aerial, Road Hybrid.

Mapaerial

 

O mapa aéreo irá aparecer em seu espaço de trabalho. Caso não apareça logo de cara mexa um pouco com o zoom e então ele aparecerá.

3. Vamos agora delimitar uma área para estabelecer nossa imagem aérea. Na aba Geolocation, selecione o botão Capture Area e crie um retângulo que compreenda a área de interesse. Então, desligue o mapa aéreo e perceba que sobra apenas a área delimitada pelo retângulo.

Capturearea

4. Melhorar a resolução da imagem aérea é essencial. Para tal, clique na linha externa à imagem e na aba Map Image, altere a resolução de Optimal para Very Fine.

Resolucao

5. Agora temos que imprimir a imagem. Nas configurações de plotagem Ctrl+P ou Print, selecione a Printer/plotter chamada Publish to Web PNG. Na tela, opte por utilizar um tamanho personalizado e adicioná-lo à impressora. Selecione o botão Properties e na janela Plotter Configuration Editor, sob User-Defined Paper Sizes & Calibration, escolha Custom Paper Sizes, e adicione um novo tamanho selecionando o botão Add… e estabeleça as dimensões 19000×18000. Imprima a imagem conforme configuração abaixo, e salve-a para o próximo passo.

Plot

Image

6. Insira a imagem impressa na aba Insert, painel Reference, selecione Attach. Em seguida com o comando Align, alinhe a imagem inserida com a imagem de mapa, no prompt selecione Yes para escalonar a imagem de acordo com o mapa.

7. Finalmente, na aba Raster Tools, selecione o botão Image Export, e exporte na extensão *.tiff e estabeleça as seguintes configurações:

  • Encoding Method: Uncompressed
  • Data Organization: Tiled
  • Export Options: Selecione as caixas de seleção Maintain drawing link to image, GeoTIFF, World File e Resource File
  • Coordinate System Assignment: O sistema de coordenadas já está definido, portanto pode selecionar Finish.

Pronto!! É importante manter os dados que o AutoCAD Civil exporta no passo anterior sempre na mesma pasta de arquivos. Semana que vem mostraremos como criar a superfície tridimensional a partir dos dados de relevo brasileiro disponíveis.

Continuem mandando suas dúvidas para nós!

Obrigada e até a próxima!

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

10 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarAutodesk Infra Brasil Blog

    0

    0

    Olá, Paulo!
    Este processo só é possível no AutoCAD Civil 3D 2015.
    Obrigada pelo contato!
    Daphne

  2. AvatarAutodesk Infra Brasil Blog

    0

    0

    Olá, Anderson!
    O Autodesk Raster Design é um software que acompanha o AutoCAD Civil 3D 2015.
    Abraços!
    Daphne

  3. AvatarAutodesk Infra Brasil Blog

    0

    0

    Olá Victor!
    Desculpe a demora para lhe responder. Sim, é uma novidade do AutoCAD Civil 3D 2015!
    Abraços,
    Daphne

  4. AvatarPaulo

    0

    0

    Estou com o mesmo problema do Victor Diniz, no Autocad 2014 não vem a opção de capture area, qual seria a alternativa para recortar uma figura, que não seja a compra do Plexearth?
    Obrigado

  5. AvatarAutodesk Infra Brasil Blog

    0

    0

    Oi Brunno!
    Boa pergunta! Acabei de voltar de férias e vou postar a parte B já, já!
    Abraços,
    Daphne

  6. AvatarBrunno

    0

    0

    Quando vocês farão a parte B, sobre criar surface a partir da Geotiff!

  7. AvatarVictor Diniz

    0

    0

    A opção de capturar área é só para o Civil 3d 2015?? ou o 2014 também tem essa opção??

  8. AvatarAnderson Santos

    0

    0

    ?

  9. AvatarAnderson Santos

    0

    0

    Essa aba Raster Tools, é somente para o civil 3d que vem na suite? se a resposta for positiva, é necessário então instalar o Raster Design

'