twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Recebi recentemente um e-mail de um cliente querendo saber o que estava acontecendo com os seus arquivos de furos de sondagem, que não estavam importando dentro do Geotechnical Module, se você não conhece, o Geotechnical Module é um modulo de produtividade que é uma extensão do Civil 3D, disponível para todos que possuem assinatura do AutoCAD Civil 3D, e é uma ferramenta muito útil para importação de dados geotécnicos como furos de sondagem e a  sua representação no projeto, alem da criação automatizada de superfícies das camadas e também dos perfis.

Você ainda consegue  de forma fácil inserir várias informações nos arquivos que vão ser  importados, tal como o nome da camada, sua granulometria, entre outras características físicas.

Estas informações são muito uteis e podem e  devem ser usadas para validar um projeto de engenharia, por exemplo, saber se consigo evitar um corte em uma área de rocha, ou se não conseguir evitar este corte, qual é o volume de rocha que vou ter que retirar e como o projeto irá se portar nesta região.

O Civil3D possui várias subassemblies especiais  para entender e validar  projetos em múltiplas camadas de solos, por exemplo, em cortes em rocha tenho um talude 10:1, em cortes em materiais argilosos teria um corte 1:1, ele reconhece estes momentos e aplica a configuração ideal para cada tipo de solo.

geotec  Tela do modulo geotécnico, veja que você consegue visualizar tando em 3D como em 2D

Eu criei um video  mostrando como  fazer a importação destes  dados,  de uma olhada aqui:

Para baixar o arquivo de exemplo clique aqui

Se  quiser saber mais sobre como  o Geotechnical Module funciona de uma olhada neste post

O que é Engenharia Geotécnica, e por que isto é tão crucial para a infraestrutura?

Se você ainda não  conhece  ou ainda não usa o AutoCAD Civil 3D, conheça mais sobre o sofware lider de mercado para modelagem e projeto de infraestrutura.

http://www.autodesk.com.br/products/autocad-civil-3d/overview

Se tiver alguma duvida é  só falar

Abraço

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

1 Comment

View by:
Most Recent Oldest
  1. Avatarmpgalvao30@gmail.com

    Boa noite Pedro, poderia disponibilizar os arquivos novamente, pois não está mais disponível.
    Obrigado

'