twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Essa é uma pergunta difícil de responder, porque eu já “mordi a língua” várias vezes.

A maior comparação que se faz é com programas de modelagem livre.

Exemplo: Sketchup ou o Autodesk FormIT quando trata-se de algo rápido e simples, e outros mais específicos como: Rhino, 3dsmax, Maya, Inventor, Solidworks, e por aí vai.

Depende muito do produto final que você deseja, e se a forma final não tem muitos elementos “pequeninos” demais para modelar.

Lembre-se que o REVIT é um software de projeto de arquitetura, e não de modelagem de peças, equipamentos, etc. Nestes casos recomendo investir em: Autodesk FUSION e Autodesk INVENTOR.

Toda vez eu me surpreendo. Já vi várias modelagens de elementos “não arquitetura”.

Por outro lado, existem recursos de modelagem no Revit que permitem maior liberdade de criação, como é o caso do DYNAMO. Veja essa forma criada por Design Generativo.

Recentemente estive em um cliente, que me disse que “o Revit não pode ser usado para modelagens complexas”, ou ainda, que eles não veem o Revit como um software fácil de modelar.

Não tem problema se você quer modelar no Sketchup. Já consegui usar alguns objetos feitos no SKP dentro do Revit. Existem vários fluxos de trabalho que começam no SKP e passam por CAD, arquivos SAT, e por ai vai,. O Revit aceita arquivos SKP.

 

Para tentar ajudar aos usuários iniciantes, criei uma pequena demonstração de modelagem “sem parametrização”. Em 10 minutos eu fiz uma torre, e em mais 5 minutos eu comecei a converter essa torre em paredes para gerar documentação de projeto.

No final mostro um exemplo de modelagem interessante: O Castelo da Disney em Shanghai, que foi projetado inicialmente em AutoCAD 2D, depois AutoCAD 3D, e aí alguém iluminou a cabeça daqueles pobres projetistas que deviam estar “penando” para terminar o trabalho. Inclusive a empresa menciona quanto o Revit facilitou muita coisa.

Em resumo, é um exemplo interessante de modelagem não convencional e pode ser usado na criação de Famílias ou diretamente no Projeto.

 

Assista ao vídeo completo clicando no link: VIDEO

Featured Links

Ricardo Cardial

Arquiteto e Urbanista - UFRJ/1993 | AUTODESK Certified Professional. Começou a trabalhar com AutoCAD efetuando projetos em 3D. Em 2003 participou da primeira equipe brasileira a ser treinada em Revit, na ocasião como profissional técnico de Revenda Autodesk. Ministrou diversos treinamentos de Revit para grandes empresas ao redor do Brasil. Autor do Blog “REVIT +” desde de 2007, um dos primeiros canais de democratização no aprendizado do Revit, e autor do Livro “Revit Architecture 2011 – Curso Avançado”. Atualmente exerce o cargo de Techincal Sales Specialist - AEC, na Autodesk, apoiando a divulgação do BIM pelos setores privado e público. Demonstrando na prática como o BIM pode ser implementado através do conjunto: pessoas, processos e tecnologia.

0 Comments

'