twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

O primeiro projeto cluster de transporte marítimo cruzado do mundo

O projeto  Zhuhai-Macau Bridge inclui ilhas artificiais, pontes e túneis. Com a ajuda da empresa de engenharia China Railway Construction Electrification Bureau Group, LTD., eles usaram o BIM para o design estrutural, design subsuperficial e construção deste enorme projeto de mais de dez subsistemas.

Ponte de Hong Kong-Zhuhai-Macao, ponte de água direta de Janghai. Esta é uma das três pontes navegáveis. Imagem cortesia da Autoridade da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macao

 

Para o maior projeto, a equipe adotou um esquema de combinação pontes-túneis. As seções dos túneis tem aproximadamente 6.7 km, as seções da ponte tem aproximadamente 22.9 km, e incluem 2 ilhas artificiais.

Um dos maiores desafios do projeto foi que a estrutura principal está localizada em um estrato fraco, com grandes diferenças de estrato e altos critérios de fortificação sísmica. Além disso, as equipes precisavam trabalhar com mais de uma entidade governamental – Guangdong, HK e Macau. Finalmente, a cronologia da construção foi agressiva. Com todos esses desafios, a equipe precisou abordar comunicação e coordenação interdisciplinar, interplataforma e entrepartes interessadas ao longo do ciclo de vida do projeto.

Projeto de componentes de pontes, tuneis e ilhas. Imagem cortesia da Autoridade da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macao

 

 

A equipe completou o modelo BIM de todas as pontes, túneis e ilhas artificiais usando Revit. Este projeto é um exemplo de sucesso da aplicação Revit no campo da  Infraestrutura com o uso da tecnologia de parametrização para resolver problemas técnicos de plano e curvas verticais em um complexo projeto de ponte e pode servir como um modelo para aplicação do BIM em pontes e rodovias.

O uso que se estendeu para o estágio de operação e manutenção e não ficou somente nos estágios de projeto e construção é um avanço da aplicação BIM e também pode ser usado como referência para a aplicação em operação e manutenção dessas outras indústrias de infraestrutura.

 

Propósito do BIM

1. Otimizar o procedimento de elaboração de desenhos, garantindo a qualidade do desenho da construção e reduzindo incidentes de conflitos no desenho e mudanças.

2. Restaurar um modelo 3D visualizado para o projeto, apresentando o perfil do projeto e planos suplementares

3. A gestão e simulação de progresso 4D com base na Plataforma BIM  é para otimizar os processos de construção e garantir o progresso real pela supervisão do site do modelo BIM 4D sobre a construção.

4. Monitoramento 3D e gerenciamento de dispositivos de engenharia de tráfego alcançados com dados BIM, como uma  transportadora para ajudar com informações rápidas, posicionamento do dispositivo, inquérito sobre informações por cabo e pesquisa de roteamento de controle de dispositivos e revogar o processo e a teoria dos dispositivos tradicionais em relação ao monitoramento e gerenciamento.

 

Introdução perfis HZMB, objetivos do projeto, bem como mudanças no uso do BIM pela equipe do projeto e proprietário. Vídeo cortesia da Autoridade da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau

 

Benefícios do BIM

O BIM foi empregado em todo o ciclo de vida do projeto, incluindo o projeto conjunto, a construção, bem como a operação e a manutenção do sistema.

A equipe melhorou o planejamento simulando opções potenciais em um nível detalhado. Por exemplo, as luzes de sinal do dossel em portões de pedágio e várias outras sinalizações foram mostradas e discutidas em uma fase muito precoce, o que lhes permite tomar decisões sobre detalhes muito mais cedo do que anteriormente era possível.

Fluxos de desenho detalhado, com colaboração interdisciplinar, ajudou a melhorar a fase de projeto, de todas as maneiras  até a construção. Por exemplo, o layout abrangente do pipeline no desenho original da estação de bombeamento de águas residuais teria criado uma grave escassez de espaço de evacuação seguro e espaço de linha. Com o BIM, as relações espaciais entre arquitetura, estrutura e MEP design poderia ser visualizada e discutida. Três melhores praticas foram otimizadas baseadas na plataforma Revit e nos proprietários assistidos para tomar as melhores decisões.

Melhorias na qualidade e na mitigação de riscos – coordenação de cada profissional é um trabalho complicado e demorado e qualquer erro causará uma mudança repetitiva na construção. No entanto, o conflito entre estrutura e equipamento pode se destacar enquanto o design é combinado em um modelo de informação de construção compartilhada. Os engenheiros podem checar os modelos 3D a qualquer momento, e encontrar possíveis problemas e ajustar os seus desenhos a tempo. Como um resultado, o consumo seria reduzido tanto quanto possível durante a construção.

Operações – A exibição 3D da operação do sistema e o controle em tempo real são exibidas na plataforma de operação e gerenciamento da equipe, ajudando o sistema de manutenção e gerenciamento a fornecer suporte de dados e informações para resposta rápida dos serviços de manutenção. A equipe de operações recebeu um modelo leve de operação e manutenção que lhes permitiu navegar nos modelos BIM.

 

Historicamente, essas equipes se comunicariam via correio, telefone e reuniões. Mas com os rápidos resultados da visualização 3D, a eficiência da comunicação melhorou mais de 30%.

 

 

 

 

Featured Links

Márcia Lorena Santos

Estudante de Engenharia Civil, já estagiou em construtora multinacional, onde acompanhou rotinas de obra, apoiou diretamente a área de custo técnico e planejamento, teve contato - e pôde aprender- com engenheiros responsáveis por grandes projetos e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil.

0 Comments

'