twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Olá pessoal!

Como
várias pessoas vieram perguntar como é possível criar pistas duplas com níveis diferentes, nós fizemos este pequeno exemplo para esclarecer um pouco este item. Vou mostrar hoje como se pode configurar uma seção tranversal quando o projeto de sua rodovia contém pistas que não estão no mesmo nível, ou até mesmo se o seu canteiro central ora está abaixo, ora está em uma cota superior às das pistas.

Este arquivo contém o exemplo que eu fiz com estes passos que eu vou citar, para que vocês possam visualizar o modelo 3D do corredor com o Object Viewer, bem como conferir as configurações que atribuí ao desenho. Fiz no Civil 3D 2012 para que vocês tenham acesso aos elementos do projeto, caso ainda façam uso desta versão do programa.

Download ASSEMBLY_OFFSET

Ok, então vamos lá.

Após importar seus pontos e criar sua superfície do terreno existente, deve-se criar 3 alinhamentos e respectivos perfis, para o canteiro central, e para cada uma das pistas da minha rodovia.

Tresperfis

Para criar a seção vamos fazer uso do comando “Assembly Offset” e dos subassemblies “MarkedPoint” e “LinktoMarkedPoint”.

O ideal é você utilizar o comando “Assembly Offset” na borda de cada faixa, e criar faixas, refúgios, acostamentos, taludes, etc, a partir desse ponto.

Assemblyoffset

 

Então, crie o “MarkPoint” onde fica o ponto baixo do seu canteiro central. Após isto, pode-se criar em cada ponta de pista o subassembly “LinktoMarkedPoint”, em que deve-se nomear o “Marked Point” com o mesmo nome que você colocou no “MarkPoint” em si, neste exemplo “CANTEIRO”.

Assembly

Ao gerar o modelo do corredor, você deve definir para cada “Assembly” e “Offset”
os respectivos alinhamentos e perfis.

Corridorprop

Assim, como você pode conferir ao visualizar o corredor com o “Object Viewer”, a largura do canteiro permanece a mesma, ligando-se sempre às pistas, independentemente das cotas de cada pista.

Objectviewer

Continuem enviando as suas sugestões e dúvidas!

Obrigado, e até a próxima!

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

1 Comment

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarIuri Martins

    O fato principal (no meu ponto de vista) é você respeitar as inclinações dos offsets, conforme a característica do material utilizado no aterro/corte. E nesse caso você terá que deslocar os eixos e esse processo é muito custoso (identificar onde não atende a declividade do offset).

'