twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Polylines no Civil 3D e o processo de construção de superfícies, alinhamentos e redes

Gustavo Paula
31/10/2016

Polylines no Civil 3D são úteis na construção de diversos objetos de infraestrutura, em particular, na construção de Superfícies. Neste artigo falarei um pouco sobre o uso de Polylines no Civil 3D e como utilizá-las para construção de Superfícies a partir de cartas topográficas, Alinhamentos e Redes de Tubulações.

Dentre as diversas formas de construir linhas no AutoCAD, as Polylines sempre se destacaram devido sua versatilidade. Versatilidade esta, que permitia ao desenhista traçar seus desenhos e editar algumas características da linha, como espessura e curvaturas que as transformavam em Splines.
Na imagem a seguir é possível visualizar uma mesma Polyline em diferentes formatos, todos alterados utilizando o comando Pedit.

polylines-no-civil-3d
Assim como no AutoCAD, o uso de Polylines no Civil 3D é fundamental, pois nos permite definir Superfícies, criar Alinhamentos e Redes de Tubulações. Assim, vamos ver de forma mais detalhada como utilizar estas linhas para criar e definir os objetos citados acima.

Polylines no Civil 3D e suas diferentes formas de uso.
Como dito acima, o uso de Polylines no Civil 3D permite criar e definir diversos objetos fundamentais em projetos de infraestrutura. Veja a seguir como utilizá-las em cada um deles.

Polylines no Civil 3D e definições de Superfícies.
Como já sabemos, as Superfícies, são fundamentais em projetos de infraestrutura, já que definem as características do terreno existente e permitem integração entre outros objetos como Corredores e Redes de Tubulações.
A criação deste importante objeto exige algum tipo de arquivo, ou objeto de desenho, que auxilie o Civil 3D a definir suas características geométricas. E para isso, podemos utilizar arquivos de pontos, imagens de satélites, 3D faces e contornos, que por sua vez podem ser obtidos a partir do traçado de Polylines baseadas em uma carta topográfica, conforme ilustra imagem abaixo.
pedaco-de-uma-carta-topografica
Basicamente, o usuário traça as Polylines no Civil 3D e insere às elevações, com base nos valores apresentados na imagem, utilizando o comando Properties (Propriedades).

Veja um exemplo na imagem abaixo.

tracando-polylines-no-civil-3d

A principal vantagem deste procedimento é seu baixo custo, já que o valor de uma medição topográfica ou aquisição de uma imagem de satélite é bastante alto. Contudo, a baixa precisão e o tempo necessário para o traçado de todas as linhas existentes fazem com que este processo não seja tão utilizado.

Polylines no Civil 3D e a construção de Alinhamentos
Alinhamentos são objetos bidimensionais do Civil 3D, utilizados para definir eixos de estradas, barragens e outros tipos de obras de infraestrutura.
Como o próprio nome diz, um Alinhamento é uma linha que define um traçado dividido em estacas, conforme mostra a imagem abaixo.
alinhamento-criado-a-partir-de-polylines-no-civil-3d
Como podemos ver na imagem, alguns pontos de exclamação podem ser mostrados ao final da construção de um Alinhamento. Isto se deve ao fato destes objetos possuírem uma ferramenta chamada Design Criteria, que analisa se o objeto criado atende às normas estabelecidas. Caso este objeto esteja fora dos padrões, uma exclamação será apresentada.
Isto permite ao projetista reduzir a quantidade de conflitos de seu projeto, poupando dinheiro e tempo, se é que dá para diferenciar um do outro na engenharia.

Polylines e Redes de Tubulações
As Redes de Tubulações são objetos utilizados em projetos de drenagem. A partir de Polylines somos capazes de criar uma determinada rede de tubulações que siga um traçado pré-definido, conforme ilustra imagem abaixo.
rede-de-tubulacoes-criada-a-partir-de-polylines-no-civil-3d
Na imagem acima, é possível visualizar uma Rede de Tubulações em sua forma bidimensional, o que pode não passar a imagem correta de todas as potencialidades que podem ser exploradas a partir deste objeto. Veja na imagem a seguir, a mesma rede em sua forma tridimensional.
rede-de-tubulacoes-na-forma-tridimensinoal
Assim, fica claro que mesmo no Civil 3D, as mais versáteis linhas do AutoCAD continuam sendo fundamentais na criação de projetos de infraestrutura, permitindo aos projetistas a criação de objetos fundamentais.
Como os procedimentos citados acima, podem ser considerados complexos por alguns usuários, deixo aqui nossa página de cursos, onde é possível aprender este e outros procedimentos fundamentais para quem deseja se tornar um mestre no uso do AutoCAD Civil 3D.
Então, aproveite a oportunidade e acesse agora mesmo estes conteúdos que permitirão a você melhorar seu currículo e consequentemente melhores posições no mercado de trabalho.
Até a próxima.

Obrigado

Autor convidado

rafael_colucci-275x300Rafael Colucci – Mestre em Engenharia da Energia (Universidade Federal de Itajubá), especialista em desenvolvimento de Estudos de Rompimento de Barragens, Planos de Ações Emergenciais, e simulações de escoamento envolvendo o HEC-RAS. Atualmente é professor Curso de Engenharia Civil e Diretor de Pós-Graduação no Centro Universitário de Itajubá (FEPI). Desenvolve cursos de softwares CAD de forma presencial há 14 anos e online há 4 anos. Participou no desenvolvimento de Estudos de Impactos Ambientais, projetos de monitoramento de enchentes e como consultor, auxiliando a implementar o AutoCAD Civil 3D em empresas que ainda não utilizavam este software.

Featured Links

Gustavo Paula

Estagiário da equipe técnica AEC da Autodesk Brasil, estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Antes de estagiar na Autodesk, trabalhou em obra, de um projeto residêncial, acompanhando as etapas e recursos necessários para condução dos trabalhos da equipe de obra.

0 Comments

'