twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Bom dia pessoal, aqui quem fala é o Colucci, e neste texto mostrarei minhas impressões referentes ao River Flood and Analysis, módulo de subscrição da Autodesk que tem por objetivo facilitar análises hidráulicas envolvendo escoamentos em canais abertos, e agir como se fosse o HEC-RAS instalado no Civil 3D.

1

Como vocês já sabem, sou especialista no desenvolvimento de geometrias para o HEC-RAS a partir das ferramentas do Civil 3D, e há muito anseio por formas mais simples de cria-las e em seguida proceder com a análise do escoamento no HEC-RAS.

Desta forma, aguardava há certo tempo, a possibilidade de utilizar o River Flood and Analysis e assim verificar se ele realmente era capaz de reduzir a quantidade de tarefa necessária para elaborar estudos de escoamento em regime permanente, não permanente, análise de sedimentos e de qualidade d’água.

2

A seguir listo alguns pontos positivos e negativos do software.

River Flood and Analysis – Pontos Positivos

Traçado automático de Seções no River Flood and Analysis

Dentre seus principais pontos fortes estava a criação automática de seção, que antes poderia ser feita a partir do uso da opção “By Range of Stations” que constitui as ferramentas de criação de Sample Lines, que por sua vez são utilizadas para representar os locais das seções. Neste ponto, fiquei extremamente entusiasmado pois o software cumpre com o prometido e realmente facilita esta etapa, conforme podem ver na imagem abaixo.

3

Adoção de Coeficiente de Manning no River Flood And Analysis

Outro ponto forte é a facilidade em adotar valores para o Coeficiente de Manning para todas as seções, o que antes era feito a partir de tabelas no HEC-RAS, agora é feito em uma simples janela onde o usuário define os valores e solicita que sejam aplicados à todas as seções, ou então em determinadas seções, como por exemplo da 101 a 156. Existem até um campo de acesso rápido onde é possível visualizar valores de Coeficiente de Manning para determinados locais.

4

Traçado da Mancha de Inundação no River Flood and Analysis

Antes de listar os pontos negativos, vou mostra que é possível traçar a mancha de inundação com base nos resultados obtidos, o que é um grande ponto forte deste software pois não exige a necessidade de utilizar softwares externos para criação da mancha. Anteriormente, era necessário realizar um procedimento para utilizar o RAS Mapper.

5

River Flood and Analysis – Pontos Negativos

O principal ponto negativo do software é o fato de ele não possuir todos os módulos de análise que o HEC-RAS possui, então ele não é exatamente o “HEC-RAS no Civil 3D”. Na verdade, ele oferece todas as ferramentas possíveis para a elaboração de um estudo em regime de escoamento permanente, não permitindo ainda o uso dos módulos para estudo de regime de escoamento não permanente, análise de sedimentos e de qualidade d’água.

Outro ponto negativo é ainda não permitir o uso do módulo para estudos de rompimento de barragens.

No que diz respeito à precisão do HEC-RAS para elaboração de simulações em regime de escoamento não permanente, o software é perfeito!

Conclusão

Assim concluo que o River Flood and Analysis é uma excelente solução para quem deseja realizar análises em regime de escoamento permanente em um determinado projeto, pois este irá facilitar o desenvolvimento de diversas rotinas necessárias.

Caso você necessite dos demais módulos do HEC-RAS, como por exemplo, o estudo de rompimento de barragens, o software ainda se mostra eficaz no que diz respeito a elaboração da geometria e exportação para o HEC-RAS.

PS: Você ainda precisará mudar a região do seu sistema para “Inglês (Estados Unidos)”.
rafael_colucci-275x300Rafael Colucci – Mestre em Engenharia da Energia (Universidade Federal de Itajubá), especialista em desenvolvimento de Estudos de Rompimento de Barragens, Planos de Ações Emergenciais, e simulações de escoamento envolvendo o HEC-RAS. Atualmente é professor Curso de Engenharia Civil e Diretor de Pós-Graduação no Centro Universitário de Itajubá (FEPI). Desenvolve cursos de softwares CAD de forma presencial há 14 anos e online há 4 anos. Participou no desenvolvimento de Estudos de Impactos Ambientais, projetos de monitoramento de enchentes e como consultor, auxiliando a implementar o AutoCAD Civil 3D em empresas que ainda não utilizavam este software.

Featured Links

Gustavo Paula

Estagiário da equipe técnica AEC da Autodesk Brasil, estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Antes de estagiar na Autodesk, trabalhou em obra, de um projeto residêncial, acompanhando as etapas e recursos necessários para condução dos trabalhos da equipe de obra.

1 Comment

View by:
Most Recent Oldest
  1. Avatarlgwinter@hotmail.com

    Olá, saberia me dizer se é possível aumentar a vazão em cada trecho? Os exemplos que vi estava sendo utilizada uma só vazão para todos os trechos do rio. Pretendo estabelecer aumento na vazão durante o percurso do rio.

'