twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Seção Típica Transversal Assembly – Uso de Parâmetros Compartilhados

Olá a todos, hoje trarei para vocês um vídeo desenvolvendo uma seção típica transversal de via (rua e meio-fio) utilizando a função Assembly e seus elementos da galeria de ferramentas (Tool Palette) no Civil 3D. Através da criação de um Assembly é possível parametrizar os dados de cada um desses componentes automatizando o processo da criação dessa seção, utilizando um conceito chamado “parâmetros de saída”.

Como Utilizar a Função Assembly

Se várias partes de sua seção de via requerem as mesmas dimensões em relação a profundidade ou a mesma inclinação da via para o meio fio é possível compartilhar os parâmetros comuns de um elemento específico definido como base para estas relações das dimensões. Ao compartilhar os valores de um elemento por meio da parametrização as mudanças são feitas automaticamente no modelo, o que diminui a carga de tempo que necessitaria para alterar cada um desses elementos por valores.

Para criar os subassemblies (componentes da seção) é necessário criarmos um assembly para utilizarmos como base, feito isto podemos começar a configurar o nosso modelo adicionando os nossos elementos que fazem parte de um projeto de rodovias neste caso mas pode ser utilizado para a composição de ferrovias, ensecadeiras e demais objetos de compõem os projetos lineares de infraestrutura.

Configurando os componentes – Subassemblies

Para parametrizar os componentes de vias e do meio-fio utilizado nesse projeto é possível cria-los utilizando a galeria onde se encontram estes elementos (Tool Palete), basta clicar no elemento que deseja utilizar e selecionar a circunferência de ligação entre um objeto e outro.

Os valores de inclinação e profundidade podem ser assimilados clicando em Assembly properties (propriedade do componente) na aba Construction (Construção), na qual temos uma lista de cada elemento que foi adicionado no modelo, aqui que faremos essas alterações. Ativando a caixa na coluna use (utilizarr) em Slope é possível aplicar a mesma inclinação da linha 1 ( apresentado no vídeo) para a linha 2 quando altero esse valor nas propriedades na lacuna parâmetros automaticamente é regenerado com as modificações feitas, assim também podemos atrelar a profundidade ou seja a espessura dessa via na função Depht basta seguir os mesmos passos e atrelar a Linha 1 depth.

Para alterar os valores e automatizar esse processo assimilando também o componente do meio-fio é necessário clicar na camada do elemento e depois acionar a opção Gutter Slope (encosta da sarjeta) e aqui adiciono o parâmetro da linha 1, a qual centraliza todos os valores que estamos utilizando. Veja abaixo o vídeo com todos esses passos:

Inscrevam-se também no nosso canal do YouTube: Autodesk Mundo AEC
Até a próxima semana!

Featured Links

Vinicius Almeida Barros

Vinicius Barros é estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Paulista-UNIP, possui contato com softwares de modelagem BIM e renderizações e integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil. Mais sobre, acesse seu perfil do Linkedln: https://www.linkedin.com/in/vinicius-barros-b53a58172

0 Comments

'